Vacina brasileira Vivaxin contra malária inicia testes clínicos na UFMG

Sem opções vacinais contra essa linhagem, a pesquisa busca atender a realidade brasileira
O Plasmodium vivax causa 63% das infecções nas Américas, mas não tinha vacina aprovada até agora.
Mark

Por que essa vacina é diferente das que já existem?

Mimi

As duas vacinas recomendadas pela OMS combatem o Plasmodium falciparum, que é predominante na África. Aqui nas Américas, o vivax causa a maioria dos casos — 63% em 2024. Não havia proteção vacinal para essa linhagem específica.

Luke

Mas vale notar que as vacinas existentes funcionam, só que contra o tipo errado para nossa região. Essa é uma lacuna real.

Mark

Como funciona o teste com esses 48 voluntários?

Mimi

Eles recebem três doses ao longo de três meses, com intervalos de 28 dias. Alguns recebem a vacina, outros recebem placebo. A equipe acompanha cada um por um ano inteiro, medindo segurança, resposta imunológica e dosagem ideal.

Luke

Fase 1 é sempre sobre segurança primeiro. Ninguém está esperando que eles saiam daqui imunes à malária. Isso vem depois, se tudo correr bem.

Mark

Quando saberemos se funciona?

Mimi

Os resultados desta fase 1 vão indicar se é seguro o bastante para passar para fase 2, com mais voluntários. A eficácia clínica real — se previne a doença — só se confirma em pesquisas posteriores.

Luke

Então estamos falando de anos, não meses. E mesmo que tudo dê certo aqui, ainda há um longo caminho até comercialização.

Mark

Por que isso importa para o Brasil especificamente?

Mimi

A malária ainda é transmitida em regiões do país, especialmente na Amazônia. Uma vacina desenvolvida e produzida aqui poderia ser mais acessível e adequada à nossa realidade epidemiológica.

Luke

Verdade. E há um aspecto de soberania científica também — não depender apenas de soluções desenvolvidas em outros continentes para problemas que afetam a gente.

  • O Plasmodium vivax causa 63,1% das infecções por malária nas Américas, mas nenhuma das vacinas aprovadas pela OMS o combate — uma lacuna que deixa populações brasileiras e latino-americanas desprotegidas.
  • A Anvisa autorizou os primeiros testes humanos da Vivaxin, vacina criada pela UFMG, USP e laboratório Cristália, marcando a estreia de um imunizante nacional contra essa cepa específica.
  • Quarenta e oito voluntários saudáveis receberão a vacina ou placebo em três doses ao longo de um ano, enquanto pesquisadores monitoram segurança, resposta imunológica e dosagem ideal.
  • A autorização não libera uso comercial nem confirma eficácia — esses dados só virão em fases posteriores, se os resultados atuais forem promissores o suficiente.
  • Uma vacina desenvolvida, testada e potencialmente produzida no Brasil poderia transformar o cenário epidemiológico da malária em toda a América Latina.

No limiar entre a ciência e a esperança, o Brasil dá um passo histórico contra uma das doenças mais antigas da humanidade: a Anvisa autorizou os primeiros testes clínicos em humanos da Vivaxin, vacina desenvolvida por pesquisadores brasileiros especificamente contra o Plasmodium vivax, parasita responsável pela maioria dos casos de malária nas Américas. O ensaio, conduzido no Hospital das Clínicas da UFMG com 48 voluntários, não promete curas imediatas, mas abre uma porta que nunca havia sido aberta — a de uma proteção feita aqui, para um problema que é daqui.

A Anvisa autorizou os primeiros testes em humanos da Vivaxin, vacina brasileira contra a malária desenvolvida em parceria entre a UFMG, a USP e o laboratório Cristália. O ensaio clínico será conduzido no Hospital das Clínicas da UFMG, em Belo Horizonte, e representa um marco inédito na pesquisa tropical do país.

O diferencial da Vivaxin está no seu alvo: o Plasmodium vivax, parasita transmitido por mosquitos Anopheles e responsável por 63,1% das infecções por malária estimadas nas Américas em 2024. As duas vacinas recomendadas pela OMS combatem apenas o Plasmodium falciparum, predominante na África — deixando uma lacuna significativa de proteção para populações brasileiras e latino-americanas.

O estudo de fase 1 seguirá 48 voluntários saudáveis entre 18 e 59 anos, sem histórico de malária, por aproximadamente um ano. Eles receberão três doses da vacina ou de um placebo, com intervalos de 28 dias. Os pesquisadores avaliarão segurança, resposta imunológica e dosagem ideal — mas não confirmarão eficácia clínica, o que exigirá fases posteriores.

A autorização da Anvisa é estritamente para pesquisa científica: não libera comercialização nem uso imediato pela população. Resultados positivos poderiam justificar uma fase 2 com mais voluntários e análises mais aprofundadas. O que está em jogo, porém, vai além dos dados clínicos: uma vacina desenvolvida e produzida localmente poderia redefinir o enfrentamento da malária não apenas no Brasil, mas em toda a região amazônica e latino-americana.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária deu sinal verde para o que pode ser um marco na pesquisa brasileira de doenças tropicais: os primeiros testes em seres humanos de uma vacina contra a malária desenvolvida inteiramente no país. Chamada Vivaxin, ela nasceu de uma colaboração entre pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade de São Paulo e do laboratório farmacêutico Cristália, e agora entra em fase de testes clínicos no Hospital das Clínicas da UFMG, em Belo Horizonte.

O alvo específico da Vivaxin é o Plasmodium vivax, um parasita transmitido por mosquitos Anopheles fêmeas infectadas. Esse detalhe importa porque, embora a Organização Mundial da Saúde recomende duas vacinas contra a malária, ambas funcionam apenas contra o Plasmodium falciparum, a espécie predominante na África. Nas Américas, a realidade é diferente: o vivax foi responsável por 63,1% das infecções estimadas em 2024, segundo dados da OMS. Até agora, não havia vacina aprovada especificamente para essa linhagem, deixando uma lacuna importante na proteção de populações brasileiras e latino-americanas.

O ensaio clínico de fase 1 é estruturado de forma conservadora e metodicamente rigorosa. Quarenta e oito voluntários saudáveis, com idades entre 18 e 59 anos e sem histórico de infecção por malária, receberão a vacina ou um placebo em três doses, com intervalos de 28 dias entre elas. A equipe médica acompanhará cada participante por aproximadamente um ano, coletando dados contínuos sobre três dimensões centrais: segurança (identificando reações adversas e medindo sua frequência e intensidade), resposta imunológica (verificando se o corpo produz defesas biológicas contra o parasita) e dosagem (observando como o organismo reage a diferentes quantidades da fórmula).

É importante ressaltar o que este estudo não fará — ainda. A autorização da Anvisa permite exclusivamente a pesquisa científica. Ela não libera a comercialização, não autoriza o uso imediato pela população e não confirma eficácia clínica. Essa confirmação virá apenas se os resultados de fase 1 forem promissores o bastante para justificar uma fase 2, que envolveria um número maior de voluntários e análises mais aprofundadas. A prevenção real da doença só poderá ser verificada em etapas posteriores.

O que torna este momento significativo é menos o que se sabe agora e mais o que se pode vir a saber. O Brasil tem expertise em pesquisa tropical, instituições de ponta e um problema de saúde pública bem definido. A malária continua sendo transmitida por mosquitos em regiões específicas do país, particularmente na Amazônia. Uma vacina desenvolvida localmente, testada localmente e potencialmente produzida localmente poderia mudar o cenário epidemiológico não apenas do Brasil, mas de toda a região. Os próximos meses de acompanhamento dos 48 voluntários dirão se a Vivaxin tem o potencial de chegar lá.

O Plasmodium vivax representou 63,1% das infecções estimadas nas Américas em 2024, de acordo com a OMS
— Organização Mundial da Saúde
Contáctanos FAQ