Em um momento de alta tensão eleitoral, o Supremo Tribunal Federal reuniu-se para deliberar sobre uma investigação contra um de seus próprios ministros — e a sessão desmoronou antes de chegar a qualquer conclusão. O presidente Lula, que esperava ver a crise resolvida antes que ela contaminasse o debate das urnas, voltou-se em particular contra o ministro Flávio Dino, cuja conduta considerou inadequada à gravidade do momento. O episódio revela como as fronteiras entre Judiciário, política e narrativa eleitoral raramente se sustentam quando o poder está em jogo.
Lula reclama do tom de Flávio Dino em sessão sobre Moraes no STF
Quem é que tem medo de o povo saber das coisas?
Por que Lula se importa tanto com o tom que Dino usou? Não era o resultado que importava?
O resultado importava, mas o tom revelava algo que Lula achava que Dino deveria entender. Ele esperava que alguém com a trajetória esquerdista de Dino tivesse sensibilidade para a gravidade do momento, especialmente na reta final das eleições.
Mas isso é especulação sobre intenção. O que sabemos é que Dino pediu vista e suspendeu a sessão. Temos confirmação de que Lula reclamou do tom?
Sim, através de relatos de pessoas próximas ao presidente. Um aliado afirmou que Lula fez chegar essa ponderação ao próprio Dino.
E Dino respondeu?
Negou ter recebido qualquer sinal de contrariedade do presidente.
Então não sabemos se a mensagem chegou ou se foi recebida como Lula esperava.
Exato. O que sabemos é que Lula estava insatisfeito e que isso circulou entre seus aliados.
E quanto ao argumento de que Lula não teria interesse em adiar? Isso é lógica, não é fato.
Verdade. É um argumento que seus apoiadores usam para se defender de críticas, mas não é uma confirmação de nada.
O que Lula disse na quinta-feira muda a percepção disso?
Ele voltou a pressionar por transparência e julgamento simultâneo de todos os envolvidos. Mantém a pressão sobre a corte, mas de forma pública agora.
Mas ainda não sabemos se conseguirá reverter o adiamento ou se Fachin aceitará sua sugestão.
Der Puls
- A sessão do STF sobre a investigação contra Alexandre de Moraes terminou em caos — insultos, deliberações interrompidas e o julgamento suspenso por um pedido de vista de Flávio Dino.
- Lula descreveu o ocorrido como um 'show de horrores' e criticou o tom zombeteiro de Dino, esperando que o ex-aliado compreendesse o peso político do momento na reta final do primeiro turno.
- O adiamento abre uma brecha narrativa perigosa: adversários podem usar o gesto de Dino para sugerir que Lula protege Moraes, mesmo que aliados do presidente rejeitem essa leitura.
- Na rádio Itatiaia, Lula ampliou o debate, pedindo que o envolvimento de todos os ministros ligados ao caso Master fosse apurado de forma simultânea e tornada pública.
- O presidente pretende acionar Edson Fachin para tentar reverter o adiamento, mas a dinâmica interna da corte já foi alterada e o controle da narrativa permanece disputado.
Em um momento de alta tensão eleitoral, o Supremo Tribunal Federal reuniu-se para deliberar sobre uma investigação contra um de seus próprios ministros — e a sessão desmoronou antes de chegar a qualquer conclusão. O presidente Lula, que esperava ver a crise resolvida antes que ela contaminasse o debate das urnas, voltou-se em particular contra o ministro Flávio Dino, cuja conduta considerou inadequada à gravidade do momento. O episódio revela como as fronteiras entre Judiciário, política e narrativa eleitoral raramente se sustentam quando o poder está em jogo.
Na terça-feira, o STF reuniu-se para debater a abertura de uma investigação contra o ministro Alexandre de Moraes no caso Master. A sessão terminou em caos: insultos foram trocados, as deliberações foram interrompidas e o julgamento suspenso após um pedido de vista apresentado pelo ministro Flávio Dino. Depois disso, Lula começou a reclamar.
A insatisfação do presidente não era apenas com o resultado. Segundo pessoas próximas a ele, Lula criticou especialmente a conduta de Dino — ex-integrante de seu governo, agora na corte. Descreveu a sessão como um 'show de horrores' e reclamou não só do pedido de vista, mas do tom adotado pelo ministro: zombeteiro, inadequado para a gravidade do momento. Um colaborador chamou a conduta de 'extravagante'; outro admitiu que o 'estilo lacrador' de Dino causou incômodo entre petistas. Lula esperava que a trajetória política do ex-ministro gerasse sensibilidade para entender o que estava em jogo. Quando procurado, Dino negou ter recebido qualquer sinal de contrariedade do presidente.
O timing pesava. Estávamos na reta final do primeiro turno. Lula queria que a investigação fosse aberta naquele dia, para que a crise no Judiciário não contaminasse o debate eleitoral. Aliados apontam que o adiamento perpetua uma briga interna na corte e ofusca as propostas dos candidatos — e que a situação tem beneficiado o senador Flávio Bolsonaro, que empunha críticas a Moraes como bandeira eleitoral. Adversários, por sua vez, podem usar o pedido de vista de Dino para sugerir que Lula apoiava Moraes, mesmo que aliados do presidente rejeitem essa leitura.
Dois dias depois, em entrevista à rádio Itatiaia, Lula voltou ao tema. Defendeu que o envolvimento de todos os ministros ligados ao caso Master — citando nominalmente Fux, André Mendonça e Kassio Nunes Marques — fosse apurado de forma simultânea e tornada pública. Criticou Mendonça por usar o cargo de relator para divulgar seletivamente apenas o que lhe interessava. 'Quem é que tem medo de o povo saber das coisas?', perguntou. Agora, o presidente pretende procurar Edson Fachin em busca de uma alternativa ao adiamento — mas a sessão já foi suspensa, e a disputa sobre como e quando a corte deve julgar seus próprios membros permanece aberta.
Na terça-feira, o Supremo Tribunal Federal reuniu-se para debater a abertura de uma investigação contra o ministro Alexandre de Moraes no caso Master. A sessão terminou em caos — insultos trocados, deliberações interrompidas, a pauta suspensa. Depois, o presidente Lula começou a reclamar.
Sua insatisfação não era apenas com o resultado. Segundo relatos de pessoas próximas ao presidente, Lula criticou especialmente a atuação do ministro Flávio Dino, ex-integrante de seu governo que agora ocupa uma cadeira na corte. O presidente descreveu a sessão como um "show de horrores" e reclamou não só do pedido de vista que Dino apresentou — o gesto que efetivamente suspendeu o julgamento — mas também do tom que o ministro adotou durante os trabalhos. Lula viu em Dino um comportamento zombeteiro, inadequado para a gravidade do momento. Um colaborador do presidente caracterizou a conduta como "extravagante". Outro aliado admitiu que o "estilo lacrador" do ministro causou incômodo entre petistas.
O que mais incomodava Lula era a sensação de que Dino deveria ter compreendido melhor o que estava em jogo. O presidente esperava que a trajetória política do ex-ministro da Justiça — sempre à esquerda, como Lula a descreveu — gerasse sensibilidade para entender as implicações daquele debate para o país. Segundo um interlocutor, Lula fez chegar essa ponderação ao próprio Dino. Quando procurado, porém, o ministro negou ter recebido qualquer sinal de contrariedade do presidente.
O timing importava. Estávamos na reta final do primeiro turno das eleições. Lula alimentava a expectativa de que a investigação contra Moraes fosse aberta naquele dia, na terça, para que a crise interna no Judiciário não contaminasse o debate eleitoral. Colaboradores do presidente argumentam que o adiamento perpetua uma briga na corte e ofusca as propostas dos candidatos. Há também uma dimensão política mais crua: apoiadores de Lula apontam que a crise tem beneficiado o senador Flávio Bolsonaro, do PL, que empunha críticas a Moraes como bandeira eleitoral.
O adiamento criou um problema de narrativa. Adversários podem explorar o fato de que foi especificamente o pedido de vista de Flávio Dino que suspendeu o julgamento, usando isso como indicativo de que Lula apoiava Moraes. Aliados do presidente argumentam que isso não faz sentido — por que Lula teria interesse em adiar uma decisão que poderia beneficiá-lo eleitoralmente? Mas o argumento não impede que opositores usem a sequência dos eventos contra ele.
Dois dias depois, na quinta-feira, Lula voltou ao tema em entrevista à rádio Itatiaia. Disse que qualquer análise do envolvimento de ministros do tribunal com Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, precisava ser feita de forma conjunta e simultânea. Não fazia sentido, em sua avaliação, julgar uma pessoa antes das eleições e outras depois. Mencionou nominalmente Luiz Fux, André Mendonça e Kassio Nunes Marques como pessoas cujo envolvimento precisava ser apurado. Lula também voltou a criticar Mendonça, acusando-o de usar seu cargo de relator para fazer política, divulgando seletivamente apenas o que lhe interessava. Agora que outros ministros tinham acesso ao material, disse Lula, era hora de tornar tudo público. "Quem é que tem medo de o povo saber das coisas?", perguntou.
O que fica em aberto é se Lula conseguirá reverter o adiamento. O presidente pretende procurar Edson Fachin, presidente do tribunal, em busca de uma alternativa. Mas a sessão já foi suspensa, e a dinâmica dentro da corte já foi alterada. O que começou como uma reclamação privada sobre o tom de Dino transformou-se em uma disputa pública sobre como e quando a corte deve julgar seus próprios membros — e sobre quem controla a narrativa em torno disso.
Bemerkenswerte Zitate
Se quiser fazer justiça na votação, tem que colocar todo mundo no mesmo dia. Você não pode julgar uma pessoa antes das eleições e os outros depois.— Lula, em entrevista à rádio Itatiaia
Aquele famoso telefone secreto, que parecia que estava em outro planeta, na mão do Mendonça, só ele sabia da notícia e ia vazando, agora está na mão do Gilmar, do Flávio Dino, do Cristiano Zanin.— Lula, criticando a divulgação seletiva de informações sobre o caso Master