Em Roraima, diante da 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, o presidente Lula reafirmou um compromisso antigo da política indigenista brasileira com nova urgência: demarcar rapidamente as terras já estudadas e expulsar definitivamente os garimpeiros dos territórios originários. A demora burocrática, argumentou, não é apenas ineficiência — é uma brecha que invasores exploram para falsificar títulos e reivindicar o que não lhes pertence. Nas palavras do presidente, o ouro que a natureza depositou sob essas terras não confere direito a ninguém que não seja reconhecido pelos povos que ali vive
Lula promete acelerar demarcações de terras indígenas e eliminar garimpo
Ninguém tem direito de mexer naquilo sem autorização dos donos da terra
Por que Lula enfatizou tanto a urgência? Parece que ele estava dizendo que cada dia de atraso é um dia perdido.
Exatamente. Ele estava reconhecendo que a demarcação é um processo lento, e enquanto isso não acontece, as terras ficam vulneráveis. Pessoas entram, falsificam documentos, criam direitos fictícios. A urgência vem dessa realidade.
Mas ele pediu à Funai para apresentar as terras prontas — isso significa que nem todas estão prontas? Quantas terras estão realmente nesse estágio?
A reportagem não especifica o número. Lula apenas disse que quer aquelas que já têm estudos praticamente concluídos. É uma seleção dentro de um universo maior.
E quanto aos garimpeiros? Ele disse que 19 mil saíram em 30 dias. Isso é muito ou pouco?
Depende da perspectiva. A comissão do Senado relata isso como progresso — 19 mil em um mês é uma retirada em massa. Mas ainda restam cerca de 800, o que sugere que o trabalho não está terminado.
Esses números vêm de uma única fonte — o senador Chico Rodrigues. Não há confirmação independente de quantos garimpeiros realmente estavam lá antes ou quantos saíram de verdade.
Verdade. O que sabemos é que a comissão foi criada e tem 120 dias para atuar. Isso é verificável.
Lula falou em eliminar o garimpo "definitivamente". Isso é possível?
Essa é a pergunta que a reportagem não responde. Promessas presidenciais são uma coisa; execução é outra. A reportagem registra o que foi dito, mas não explora os obstáculos reais ou o histórico de tentativas anteriores.
Justo. O que temos aqui é um momento — um presidente fazendo promessas em uma assembleia indígena. O que acontece depois é outra história.
El Pulso
- A presença de garimpeiros em terras yanomamis — que chegou a mais de 19 mil pessoas — representa uma crise humanitária e ambiental que o governo herdou e agora tenta reverter com urgência.
- Lula alertou que a lentidão nas demarcações cria janelas perigosas: enquanto o Estado hesita, invasores falsificam documentos e constroem reivindicações ilegítimas sobre territórios indígenas.
- O presidente ordenou à Funai e ao Ministério dos Povos Indígenas que apresentem uma lista de terras prontas para demarcação imediata, tentando transformar promessa em procedimento concreto.
- Segundo o senador Chico Rodrigues, mais de 19 mil garimpeiros deixaram as terras yanomamis nos últimos 30 dias, mas cerca de 800 invasores ainda permanecem — sinal de que a retirada está em curso, mas incompleta.
- A comissão temporária do Senado, com prazo de 120 dias, monitora a situação e mantém pressão institucional sobre o processo de desintrusão.
Em Roraima, diante da 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, o presidente Lula reafirmou um compromisso antigo da política indigenista brasileira com nova urgência: demarcar rapidamente as terras já estudadas e expulsar definitivamente os garimpeiros dos territórios originários. A demora burocrática, argumentou, não é apenas ineficiência — é uma brecha que invasores exploram para falsificar títulos e reivindicar o que não lhes pertence. Nas palavras do presidente, o ouro que a natureza depositou sob essas terras não confere direito a ninguém que não seja reconhecido pelos povos que ali vivem.
Na segunda-feira de março, Lula subiu à tribuna da 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas em Roraima com uma promessa dupla: acelerar demarcações e eliminar o garimpo em territórios indígenas. O tom era de urgência. A demora no processo demarcatório, explicou o presidente, não é neutra — ela abre espaço para que invasores se apoderem de terras, falsifiquem documentos e construam reivindicações sobre o que não lhes pertence.
Para enfrentar o problema, Lula disse ter pedido à Funai e ao Ministério dos Povos Indígenas uma lista das terras cujos estudos já estivessem praticamente concluídos. A lógica era direta: quanto mais rápido o papel fosse assinado, menos tempo haveria para ações ilegais. Sobre o garimpo, foi categórico — ninguém teria o direito de extrair ouro de terras indígenas sem permissão dos povos que ali vivem. O ouro estava lá porque a natureza o colocou, não porque alguém tivesse título sobre ele.
O discurso tinha contexto concreto. O senador Chico Rodrigues, presidente da Comissão Temporária sobre a Situação dos Yanomami, havia informado que mais de 19 mil garimpeiros deixaram as terras yanomamis nos trinta dias anteriores. Restavam cerca de 800 invasores. A comissão, formada por oito senadores, tinha 120 dias para atuar e manter a pressão sobre o processo.
Lula também enquadrou os povos indígenas como guardiões da floresta — e, por extensão, como atores centrais da agenda climática global. Uma árvore de trezentos anos, argumentou, pertence à humanidade inteira, não a quem queira derrubá-la para plantar soja ou milho. As promessas estavam feitas; a execução dependeria da resposta da Funai, do ministério e da capacidade do Senado de manter a pressão sobre os que ainda resistem à saída.
Na segunda-feira de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu à tribuna da 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas em Roraima com uma promessa dupla: acelerar a demarcação de terras indígenas e eliminar de uma vez por todas a atividade garimpeira nesses territórios. O tom era de urgência. Lula explicou aos indígenas presentes que a demora na demarcação cria uma abertura perigosa — pessoas se apoderam das terras, falsificam documentos, reivindicam propriedade sobre o que não lhes pertence. O tempo, em sua visão, era inimigo.
Para enfrentar esse problema, Lula disse que havia pedido à Funai e ao Ministério dos Povos Indígenas uma lista de todas as terras que já estivessem prontas para demarcação. Aquelas cujos estudos estivessem praticamente concluídos deveriam ser legalizadas com rapidez, permitindo que os povos originários ocupassem seus territórios e ampliassem sua capacidade produtiva. A lógica era simples: quanto mais rápido o papel fosse assinado, menos tempo haveria para invasores agirem.
Mas a questão do ouro — e dos garimpeiros que o buscam — ocupava espaço central em seu discurso. Lula foi categórico: ninguém teria o direito de extrair ouro de terras indígenas sem permissão de quem ali mora. O ouro estava lá porque a natureza o colocou, argumentou, não porque alguém tivesse direito sobre ele. A retirada dos garimpeiros seria definitiva, prometeu, independentemente da riqueza mineral que pudesse existir em Roraima ou em qualquer outra terra indígena.
O contexto dessa fala era concreto. O senador Chico Rodrigues, presidente da Comissão Temporária sobre a Situação dos Yanomami, havia informado dias antes que mais de 19 mil garimpeiros haviam deixado as terras indígenas yanomamis nos trinta dias anteriores. Restavam cerca de 800 invasores ainda presentes. A comissão, composta por oito senadores, havia sido criada para acompanhar a situação e tinha um prazo de 120 dias para atuar.
Lula também enquadrou os povos indígenas como guardiões da floresta, o que tornava sua proteção uma questão climática global. Uma árvore que havia crescido por trezentos anos não pertencia a um indivíduo ou a uma nação, mas a toda a humanidade que habitava o planeta. Derrubá-la para plantar soja, milho ou qualquer outra coisa era, em sua lógica, um roubo coletivo.
As promessas eram claras, mas sua execução dependeria de como a Funai e o ministério responderiam ao pedido presidencial, e de como a comissão do Senado conseguiria manter a pressão sobre os garimpeiros que ainda permaneciam nas terras yanomamis. O que Lula havia feito era estabelecer uma direção — agora restava ver se o governo conseguiria mantê-la.
Citas Notables
Precisamos demarcá-las logo antes que as pessoas se apoderem delas— Presidente Lula, durante assembleia em Roraima
Vamos tirar definitivamente os garimpeiros das terras indígenas— Presidente Lula