Na madrugada de um sábado de outubro, em São Paulo, um jovem de 20 anos em crise psiquiátrica foi morto com 27 tiros por policiais militares que confundiram seu celular com uma arma. Gustavo Munis de Santana — trabalhador, prestativo, sem antecedentes criminais — tornou-se mais um nome no cruzamento doloroso entre saúde mental, violência policial e a fragilidade da vida nas margens da atenção pública. Seu corpo permaneceu na rua por mais de dez horas, enquanto sua mãe sentada ao lado dele tentava, em vão, que ele lhe respondesse.
Jovem de 20 anos é morto pela PM com 27 tiros após celular ser confundido com arma em SP
Ele não me responde mais. Ele não me responde
Como é que um celular chega a ser confundido com uma arma em plena luz de uma abordagem policial?
Segundo o boletim, Gustavo saiu de uma área escura segurando um objeto escuro. Os policiais interpretaram o movimento de estender os braços como uma ameaça. Mas a perícia vai analisar as câmeras corporais para ver exatamente o que aconteceu.
Espera — ele saiu de uma área escura, mas era madrugada. Quanto de luz havia realmente? E quanto tempo os policiais tiveram para avaliar a situação antes de disparar 45 vezes?
Gustavo estava em crise psiquiátrica quando foi abordado?
A chamada foi por um homem transtornado ameaçando tirar a própria vida. Ele tinha histórico de dependência química e tomava antidepressivos. Mas não sabemos se estava em crise naquele momento específico ou se apenas estava em risco.
Isso é importante: a polícia foi chamada para uma situação de saúde mental, não para um crime. Isso deveria mudar como a abordagem é feita, mas não está claro se mudou.
Por que 45 disparos? Por que 27 ferimentos?
Quatro policiais atiraram simultaneamente. Um disparou 14 vezes, outro 13, outro 12, outro 6. Quando múltiplos agentes atiram ao mesmo tempo, os tiros se sobrepõem. A perícia vai analisar as armas para confirmar quantos tiros vieram de cada policial.
Mas a questão permanece: por que nenhum deles parou? Por que não houve comunicação entre eles durante os disparos? Isso ainda não está respondido.
A família sabe o que aconteceu?
A mãe estava lá quando encontraram o corpo. Ela gravou um áudio dizendo que estava sentada ao lado dele na rua, conversando com ele, mas ele não respondia mais. A família não quis dar entrevista.
Dez horas. O corpo ficou na rua por mais de dez horas. Isso é um fato verificado, mas também é uma imagem que diz algo sobre como o caso foi tratado.
Der Puls
- Quatro policiais dispararam 45 vezes contra um jovem que segurava um celular escuro em área mal iluminada, interpretando o gesto como ameaça armada.
- Gustavo Munis, 20 anos, sem ficha criminal, trabalhava em hospital e era tratado por dependência química — a crise que o levou àquela rua era de saúde, não de violência.
- O corpo ficou exposto na calçada por mais de dez horas, enquanto a mãe permanecia ao lado do filho morto, gravando áudios que descrevem o horror com uma simplicidade devastadora.
- Polícias Civil e Militar abriram investigações paralelas; armas, celular e imagens das câmeras corporais foram apreendidos, mas o laudo definitivo ainda não foi concluído.
- O caso reacende o debate sobre protocolos de abordagem a pessoas em crise psiquiátrica e o uso proporcional da força por agentes de segurança pública.
Na madrugada de um sábado de outubro, em São Paulo, um jovem de 20 anos em crise psiquiátrica foi morto com 27 tiros por policiais militares que confundiram seu celular com uma arma. Gustavo Munis de Santana — trabalhador, prestativo, sem antecedentes criminais — tornou-se mais um nome no cruzamento doloroso entre saúde mental, violência policial e a fragilidade da vida nas margens da atenção pública. Seu corpo permaneceu na rua por mais de dez horas, enquanto sua mãe sentada ao lado dele tentava, em vão, que ele lhe respondesse.
Gustavo Munis de Santana tinha 20 anos e morava com a mãe e as irmãs em São Paulo. Trabalhava em um hospital, cuidava de cachorros e era lembrado pelos vizinhos como alguém que consertava bicicletas e ajudava com pequenos reparos. Não tinha antecedentes criminais. Enfrentava dependência química e fazia tratamento com antidepressivos.
Por volta das 2h35 da madrugada de sábado, 10 de outubro, a Polícia Militar recebeu chamado sobre um homem em crise, transtornado, ameaçando tirar a própria vida na região de Moema, Zona Sul de São Paulo. Quando os policiais chegaram, Gustavo correu por uma passarela e tentou se esconder no recuo de um imóvel comercial. Ao sair da área escura, estendeu os braços na direção dos agentes segurando um objeto escuro. Os policiais interpretaram o movimento como ameaça armada e abriram fogo.
Quatro policiais dispararam pistolas calibre .40 um total de 45 vezes. A perícia identificou pelo menos 27 ferimentos por tiros no corpo de Gustavo, atingindo cabeça, pescoço, tórax, braços, mãos, pelve e pernas. Ao lado do corpo, foi encontrado um celular Samsung — o objeto confundido com uma arma.
O corpo permaneceu na rua por mais de dez horas. A mãe de Gustavo esteve no local durante a manhã e enviou um áudio a um vizinho: "Meu filho tá morto aqui na rua. Eu tô aqui sentada no meio da rua do lado dele, conversando com ele. Mas ele tá morto, ele não me responde mais". A família, muito abalada, não concedeu entrevistas.
O caso foi registrado como resistência e morte decorrente de intervenção policial. As polícias Civil e Militar investigam a conduta dos agentes por meio de inquéritos separados. Armas, celular e imagens das câmeras corporais foram apreendidos para perícia. O laudo definitivo do Instituto Médico Legal ainda será elaborado.
Gustavo Munis de Santana tinha 20 anos quando policiais militares o mataram com 27 tiros na madrugada de sábado, 10 de outubro, em Moema, na Zona Sul de São Paulo. Segundo os agentes, confundiram seu celular com uma arma. O corpo permaneceu na rua por mais de dez horas antes de ser levado ao Instituto Médico Legal.
Gustavo morava com a mãe e as irmãs. Trabalhava em um hospital, cuidava de cachorros e era conhecido entre vizinhos como alguém prestativo — consertava bicicletas, ajudava com pequenos reparos. Um técnico de refrigeração que o conhecia desde a infância descreveu-o à TV Globo como "um moleque bom, gente boa". Segundo a Polícia Civil, ele não tinha antecedentes criminais. Mas enfrentava dependência química e tomava antidepressivos desde o ano anterior.
A chamada chegou ao Centro de Operações da Polícia Militar por volta das 2h35. Havia um homem em crise, transtornado, ameaçando tirar a própria vida. Quando os policiais chegaram à região da Avenida Moreira Guimarães, Gustavo correu por uma passarela em direção à Alameda dos Guaramomis e tentou se esconder no recuo de um imóvel comercial. Saiu de uma área escura, estendeu os braços na direção dos agentes enquanto segurava um objeto escuro. Os policiais interpretaram o movimento como uma ameaça armada e abriram fogo.
Quatro policiais militares dispararam pistolas calibre .40 um total de 45 vezes. Um informou ter disparado 14 vezes; outro, 13; um terceiro, 12; o quarto, seis. Quatro policiais adicionais em viaturas de apoio não atiraram. A perícia constatou pelo menos 27 ferimentos provocados por tiros no corpo de Gustavo. As lesões atingiram cabeça, pescoço, tórax, braços, mãos, pelve e pernas. Um celular Samsung foi encontrado ao lado do corpo e apreendido para perícia.
A mãe de Gustavo esteve no local durante a manhã de sábado. Em um áudio enviado a um vizinho, ela descreveu o que via: "Meu filho tá morto aqui na rua. Eu tô aqui sentada no meio da rua do lado dele, conversando com ele. Mas ele tá morto, ele não me responde mais. Ele não me responde". A família permaneceu no local durante horas, muito abalada, e não concedeu entrevista.
As polícias Civil e Militar investigam a morte. O caso foi registrado no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa como resistência e morte decorrente de intervenção policial. A conduta dos policiais será analisada por meio de um Inquérito Policial Militar. As armas dos agentes, o celular de Gustavo e as imagens das câmeras corporais foram apreendidos e serão periciados. O laudo definitivo das lesões ainda será elaborado pelo Instituto Médico Legal.
Bemerkenswerte Zitate
É um moleque bom, gente boa, sempre que precisava ele arrumava bicicleta da minha filha— Eguinaldo Ferreira, técnico de refrigeração, vizinho que conhecia Gustavo desde a infância
Meu filho tá morto aqui na rua. Eu tô aqui sentada no meio da rua do lado dele, conversando com ele. Mas ele tá morto, ele não me responde mais— Mãe de Gustavo, em áudio enviado a vizinho