PT reúne executiva para realinhar campanha de Lula em meio a crise no STF

Precisamos ir às bases. É preciso falar para os trabalhadores da ameaça.
Miguel Torres, presidente da Força Sindical, sobre a necessidade de intensificar mobilização antes da eleição.
Mark

Por que a crise do STF virou um problema tão urgente para a campanha de Lula agora?

Mimi

Porque ela tira o debate do que Lula quer falar — suas realizações, as medidas que implementou. E porque pesquisas mostram empate com Flávio Bolsonaro. Quando tudo fica confuso, o voto fica confuso.

Luke

Mas qual é exatamente o impacto eleitoral? O texto diz que Lula teme isso, mas não mostra números de como a crise mudou as intenções de voto.

Mark

E quanto a Edinho Silva — ele realmente errou em centralizar, ou isso é só reclamação de quem quer poder?

Mimi

As duas coisas. Ele fez coisas certas, como manter o Centrão na campanha. Mas deixou o partido de fora das decisões, e agora precisa ouvir mais.

Luke

O texto diz que membros da executiva não foram a Brasília, mas não diz quantos. E não fica claro se a falta de participação é o problema real ou se é sintoma de algo maior — desânimo, falta de confiança.

Mark

A reunião de quinta resolveu alguma coisa?

Mimi

Não sabemos ainda. O que vimos foi gente saindo de lá falando em radicalismo e enfrentamento, em mobilização. Mas isso é retórica de campanha.

Luke

Exato. A reunião ainda estava acontecendo quando o texto foi escrito. Não há resultado, apenas intenções. E a distribuição de materiais ainda está travada por falta de recursos do fundo eleitoral — isso é um problema concreto que não foi resolvido.

  • Pesquisas de empate entre Lula e Flávio Bolsonaro acenderam o sinal de alerta dentro do PT, transformando uma reunião ordinária da executiva em convocação de emergência.
  • A crise no STF contamina o debate eleitoral e empurra para segundo plano as bandeiras que Lula queria explorar, como a PEC do fim da jornada 6×1.
  • Edinho Silva é alvo de críticas internas por conduzir a campanha de forma solitária, deixando partidos aliados — PSB, PDT, PSOL-Rede, PV e PC do B — à margem das decisões estratégicas.
  • Muitos membros da executiva que disputam eleições nos estados sequer compareceram à reunião, sintoma visível do desgaste com a coordenação atual.
  • A campanha planeja virar a chave com uma linha de 'radicalismo e enfrentamento', incluindo encontro com centrais sindicais e movimentos sociais em São Paulo para reacender a mobilização nas bases.

Em meio a uma crise institucional no Supremo Tribunal Federal e pesquisas que colocam Lula em empate técnico com Flávio Bolsonaro, o PT reuniu sua executiva em Brasília para repensar os rumos de uma campanha que revelou fraturas internas. A centralização das decisões nas mãos de Edinho Silva gerou desconforto entre aliados e correligionários, expondo uma tensão mais profunda: a dificuldade de um partido histórico de agir coletivamente quando o poder tende a se concentrar no topo. O momento convoca o PT a escolher entre a eficiência do comando único e a legitimidade que nasce do diálogo com as bases.

A crise institucional no STF chegou à sala de reuniões do PT em Brasília na quinta-feira como um problema que não podia mais ser adiado. Pesquisas mostravam Lula e Flávio Bolsonaro em empate técnico, e a executiva do partido foi convocada às pressas — mas o encontro revelou tensões que iam muito além das dificuldades eleitorais do momento.

Edinho Silva, presidente do PT e coordenador da campanha, havia centralizado as decisões estratégicas de forma que gerou incômodo generalizado. Petistas reclamavam que o partido fora deixado de fora das definições sobre como conduzir a campanha ao quarto mandato de Lula. A ausência de Edinho em Brasília — ocupado com sua própria candidatura a deputado federal por São Paulo — aprofundou a percepção de que ele priorizava interesses pessoais. Como reflexo do mal-estar, muitos membros da executiva que disputavam eleições nos estados simplesmente não compareceram.

O desconforto se estendia aos aliados. PSB, PDT, PSOL-Rede, PV e PC do B haviam indicado representantes para a coordenação da campanha, mas raramente eram chamados às discussões. Pela primeira vez, segundo relatos internos, apenas o grupo de Edinho estava representado. Ainda assim, críticos reconheciam que ele havia feito um trabalho relevante ao evitar que partidos do Centrão migrassem para o campo de Flávio Bolsonaro.

A crise do STF ocupava o centro das preocupações. Lula temia que a escalada na Corte contaminasse o debate nacional e enterrasse temas que queria explorar. A avaliação compartilhada era de que a sociedade perde quando o Judiciário está sob suspeita — e que esse cenário prejudicava diretamente a campanha.

Ao deixar a reunião, o ministro José Guimarães defendeu uma linha de radicalismo e enfrentamento. A senadora Teresa Leitão reforçou: era preciso dar um gás na campanha, ir para a política — não para a agressão — e mostrar ao país o risco representado pelo retorno daquele grupo ao poder. Para o dia seguinte, estava previsto um encontro com centrais sindicais e movimentos sociais em São Paulo. Miguel Torres, da Força Sindical, disse que o encontro ganhava maior importância agora: era preciso ir às bases, falar com os trabalhadores, fazer comparações — porque esta era uma eleição de comparação.

O que estava em jogo era mais do que uma campanha presidencial. Era a capacidade do PT de se mover como partido, de ouvir suas bases e seus aliados, e de responder à crise com uma estratégia que tivesse legitimidade dentro e fora da legenda.

A crise institucional no Supremo Tribunal Federal chegou à sala de reuniões do PT em Brasília na quinta-feira como um problema que não podia mais ser ignorado. Pesquisas de intenção de voto mostravam Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro em empate técnico — um cenário que acendeu os alarmes dentro da campanha à reeleição do presidente. A executiva do partido foi convocada para discutir como reagir, mas o encontro revelou tensões que iam muito além das dificuldades eleitorais do momento.

Edinho Silva, presidente do PT e coordenador da campanha presidencial, havia centralizado as decisões estratégicas de forma que gerou incômodo entre membros da própria legenda. Petistas reclamavam que o partido havia sido deixado de fora das definições sobre como conduzir a campanha para o quarto mandato de Lula. Edinho havia se ausentado de Brasília para cuidar de sua própria candidatura a deputado federal por São Paulo, o que aprofundou a percepção de que ele priorizava seus interesses políticos em detrimento da mobilização partidária. A avaliação interna era de que ele havia tocado a campanha sozinho, sem buscar ouvir aliados dentro e fora do PT. Como reflexo dessa insatisfação, muitos membros da executiva que disputavam eleições nos estados optaram por não comparecer à convocação.

O incômodo se estendia também aos partidos aliados. PSB, PDT, PSOL-Rede, PV e PC do B haviam indicado representantes para integrar a coordenação da campanha, mas o grupo raramente era chamado para participar das discussões. Havia queixas sobre a falta de diálogo e participação efetiva. Pela primeira vez, segundo relatos de petistas que integravam o comando do partido, membros de outras correntes partidárias não haviam sido convocados para ajudar — apenas o grupo interno ao qual Edinho pertencia estava representado. Mesmo assim, críticos reconheciam que Edinho havia feito um trabalho importante ao evitar que partidos do Centrão como PP, União Brasil e Republicanos ficassem neutros ou apoiassem Flávio Bolsonaro.

Lula mantinha interlocução direta com Edinho, relação que havia sido fundamental para a eleição do presidente do PT no ano anterior. Lideranças do partido avaliavam que a postura centralizadora de Edinho refletia também a do próprio presidente da República. Mas agora, num momento de pressão eleitoral, havia uma avaliação de que Edinho precisava ouvir mais outros dirigentes para entender o que se passava nas bases e afinar o discurso que Lula encamparia.

A crise do STF ocupava o centro das preocupações. Lula temia que a escalada institucional na Corte trouxesse impacto direto na campanha. Ele havia conversado nos últimos dias com ministros do Supremo buscando uma saída para a crise. A avaliação era que esse cenário contaminava o debate nacional, deixando de lado temas que o presidente queria explorar — como a PEC do fim da jornada de trabalho 6×1 e outras medidas de seu mandato. A sociedade perde com um Judiciário sob suspeita, era o entendimento compartilhado.

Ao deixar a reunião, o ministro José Guimarães afirmou que a campanha precisava seguir uma linha de radicalismo e enfrentamento. A senadora Teresa Leitão, líder do governo no Senado, reforçou a mensagem: era preciso dar um gás na campanha, radicalizar, ir para a política — não para a agressão. O objetivo era mostrar quem era Flávio Bolsonaro e qual o risco que o Brasil corria com o retorno daquele grupo ao poder. Estava prevista uma reunião com centrais sindicais e movimentos sociais em São Paulo na sexta-feira à tarde. Miguel Torres, presidente da Força Sindical, disse que o encontro havia sido marcado dez dias antes, mas ganhava maior importância agora. Era preciso ir às bases, falar para os trabalhadores sobre a ameaça que representava uma derrota de Lula, fazer comparações — essa era uma eleição de comparação.

Aliados de Lula reconheciam uma certa morosidade da campanha e falavam na necessidade de maior engajamento com a militância. Havia problemas com a distribuição de materiais de campanha, atribuídos à demora na liberação de recursos do fundo eleitoral. A equipe jurídica da campanha também havia se reunido com integrantes da coordenação para discutir o cenário e avaliar os próximos passos. O que estava em jogo era mais do que uma campanha presidencial — era a capacidade do PT de se mover como partido, de ouvir suas bases e seus aliados, e de responder à crise institucional com uma estratégia que tivesse legitimidade dentro e fora da legenda.

Essa reunião é decisiva para realinhar e apresentar a campanha a partir de agora numa linha de radicalismo que a conjuntura exige. É ir para o enfrentamento.
— Ministro José Guimarães (PT-CE)
Precisamos ir às bases. É preciso falar para os trabalhadores da ameaça que é para o país se Lula perder.
— Miguel Torres, presidente da Força Sindical
Quer a matéria completa? Leia o original em InfoMoney ↗
Fale Conosco FAQ