Em meio a uma crise institucional que abala o Supremo Tribunal Federal e a um empate nas pesquisas que ninguém esperava, o PT convocou sua executiva em Brasília para repensar os rumos da campanha de Lula à reeleição. O momento revela não apenas a pressão externa do cenário político, mas também as tensões internas de um partido que precisa encontrar unidade antes de encontrar votos. Como tantas vezes na história, a crise de fora ilumina as fraturas de dentro.
PT reúne executiva para realinhar campanha de Lula diante de crise no STF e empate nas pesquisas
A campanha precisa seguir uma linha de radicalismo que a conjuntura exige
O que exatamente levou o PT a convocar essa reunião de emergência?
A combinação de dois fatores: a pesquisa Quaest mostrando empate com Flávio Bolsonaro em 41% cada, e uma crise interna sobre como a campanha está sendo conduzida. Edinho Silva centralizou as decisões e muitos petistas se sentem excluídos.
Mas a pesquisa é de uma única fonte — a Quaest. Temos outras medições mostrando o mesmo cenário?
A reportagem menciona apenas essa pesquisa, então não posso confirmar se outros institutos apontam o mesmo.
E quanto à crise do STF — como ela afeta especificamente a campanha?
Lula teme que a turbulência institucional contamine o processo eleitoral e desvie o debate de temas que ele quer explorar, como a PEC da jornada 6x1.
Isso é uma avaliação dele, certo? Não há dados concretos mostrando que a crise do STF está de fato prejudicando seus números?
Correto. É o que Lula e sua equipe acreditam que está acontecendo, mas não há números específicos ligando a crise aos números de intenção de voto.
Qual é a solução que o PT está propondo?
Realinhar a campanha com uma linha de "radicalismo" e "enfrentamento", fazer mobilização nas ruas e mudanças na programação de TV. Também querem maior participação das bases e dos partidos aliados.
E quanto aos problemas práticos — os materiais de campanha? Isso foi resolvido?
A reportagem menciona que há atrasos na distribuição por demora na liberação de recursos do fundo eleitoral, mas não diz se a reunião resolveu isso.
Il Polso
- O empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro em 41% — revelado pela Quaest — transformou a campanha de reeleição em estado de alerta permanente.
- A centralização da campanha nas mãos de Edinho Silva gerou ressentimento em correntes do PT e em partidos aliados como PSB, PDT e PSOL, que se sentem excluídos das decisões.
- A crise no STF ameaça contaminar o debate eleitoral e enterrar pautas que Lula queria explorar, como a PEC do fim da jornada 6x1.
- A resposta da cúpula petista é clara: radicalizar o discurso, ir às ruas e mostrar ao eleitor os riscos de uma eventual vitória bolsonarista.
- O PT tenta transformar a turbulência em combustível de mobilização, mas precisa primeiro costurar suas próprias rachaduras internas para avançar.
Em meio a uma crise institucional que abala o Supremo Tribunal Federal e a um empate nas pesquisas que ninguém esperava, o PT convocou sua executiva em Brasília para repensar os rumos da campanha de Lula à reeleição. O momento revela não apenas a pressão externa do cenário político, mas também as tensões internas de um partido que precisa encontrar unidade antes de encontrar votos. Como tantas vezes na história, a crise de fora ilumina as fraturas de dentro.
A crise no Supremo Tribunal Federal chegou com força suficiente para forçar uma reunião de emergência na executiva do PT, em Brasília. O motivo imediato era claro: uma pesquisa Quaest mostrava Lula e Flávio Bolsonaro empatados com 41% dos votos no segundo turno — um resultado que acendeu alarmes em toda a estrutura petista e que ninguém havia antecipado.
Mas o problema não era apenas externo. Dentro do partido, crescia a insatisfação com a forma como a campanha estava sendo conduzida. Edinho Silva, presidente do PT e coordenador da campanha, foi acusado por integrantes da cúpula de centralizar decisões e ignorar outras correntes do partido e os aliados da coligação. O incômodo se aprofundou quando ficou evidente que Edinho havia se afastado de Brasília para cuidar de sua própria candidatura a deputado federal por São Paulo. Partidos como PSB, PDT, PSOL-Rede, PV e PC do B, que apoiam Lula, relataram sentir-se marginalizados no processo.
O reflexo foi visível na própria reunião: muitos membros da executiva que disputam eleições nos estados simplesmente não compareceram. Lula, por sua vez, temia que a turbulência no STF desviasse o debate nacional dos temas que ele queria explorar — como a PEC do fim da jornada 6x1 — e contaminasse ainda mais o processo eleitoral.
Ao deixar o encontro, o ministro José Guimarães anunciou a nova direção: 'radicalismo' e 'enfrentamento', nas ruas e na televisão. A senadora Teresa Leitão reforçou o tom, convocando mobilização para o domingo e prometendo mostrar ao eleitorado os riscos de uma volta do bolsonarismo ao poder.
Para o dia seguinte, estava prevista uma reunião em São Paulo com centrais sindicais e movimentos sociais. Miguel Torres, da Força Sindical, resumiu o espírito do momento: 'É preciso falar para os trabalhadores da ameaça que é para o país se Lula perder.' O PT tenta converter a crise em energia de campanha — mas o caminho passa, antes, por resolver as fraturas que se abriram dentro de casa.
A crise que assola o Supremo Tribunal Federal chegou à sala de reuniões do PT com força suficiente para forçar uma convocação de emergência. Na quinta-feira, a executiva do partido se reuniu em Brasília para tentar realinhar a campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva, que enfrenta um cenário que ninguém esperava: empate técnico com Flávio Bolsonaro. A pesquisa Quaest divulgada na segunda-feira mostrava ambos os candidatos com 41% dos votos no segundo turno — um resultado que acendeu sinais de alerta em toda a estrutura petista.
Mas a crise institucional no Supremo não é o único problema que levou à reunião. Dentro do PT, há uma tensão crescente sobre como a campanha está sendo conduzida. Petistas e membros da coordenação eleitoral criticam a centralização de poder nas mãos de Edinho Silva, presidente do partido e coordenador da campanha. Segundo relatos de integrantes da cúpula, Edinho adotou uma postura que exclui outras vozes — ele teria "tocado sozinho" a campanha sem buscar ouvir aliados dentro do PT e fora dele. O incômodo aumentou quando ficou claro que o presidente do partido se afastou de Brasília para cuidar de sua própria candidatura a deputado federal por São Paulo, deixando a campanha presidencial em segundo plano.
O reflexo dessa insatisfação foi imediato. Muitos membros da executiva que disputam eleições nos estados simplesmente não viajaram para Brasília para atender à convocação. Pela primeira vez, segundo críticos internos, membros de outras correntes do PT não foram chamados para ajudar na campanha presidencial — apenas o grupo ao qual Edinho pertence estaria representado. Os partidos aliados também reclamam. Cada sigla indicou pelo menos um integrante para integrar a coordenação, mas o grupo raramente foi convocado para participar das decisões. O PSB, PDT, PSOL-Rede, PV e PC do B apoiam Lula, mas sentem-se marginalizados no processo.
Lula, por sua vez, está preocupado com o impacto que a crise do STF pode ter na eleição. Nos últimos dias, o presidente conversou com ministros da Corte tentando encontrar uma saída para a escalada institucional. Sua avaliação é clara: quando o Judiciário fica sob suspeita, a sociedade perde. E há outro problema: esse clima de crise toma conta do debate nacional, deixando de lado os temas que ele queria explorar — como a PEC do fim da jornada de trabalho 6x1 e outras medidas de seu mandato. A campanha teme que a turbulência no Supremo contamine ainda mais o processo eleitoral.
Na reunião de quinta-feira, estavam presentes nomes como o ministro José Guimarães, a líder do governo no Senado Teresa Leitão e o líder do governo na Câmara Paulo Pimenta. Ao deixar o local, Guimarães sinalizou a nova direção: a campanha precisa seguir uma linha de "radicalismo" e "enfrentamento". "Essa reunião é decisiva para realinhar e apresentar a campanha a partir de agora numa linha de radicalismo que a conjuntura exige. É ir para o enfrentamento. Nas ruas e mudança no programa de TV", disse. Teresa Leitão ecoou a mensagem: "Vamos fazer mobilização no domingo. Gás é isso, radicalizar, ir na política, não na agressão. Vamos mostrar quem é Flavio Bolsonaro e qual o risco que o Brasil corre com a volta desse povo para o poder".
Há também questões práticas que prejudicam a campanha. Aliados de Lula reconhecem uma certa morosidade na estrutura eleitoral e falam na necessidade de maior engajamento com a militância. Há problemas com a distribuição de materiais de campanha, atribuídos à demora na liberação de recursos do fundo eleitoral. Mesmo assim, há reconhecimento de que Edinho foi importante nas costuras para evitar que partidos do Centrão — como PP, União Brasil e Republicanos — ficassem neutros ou apoiassem Bolsonaro. Mas agora, sob pressão, ele precisa ouvir mais as bases do partido para entender o que está acontecendo e afinar o discurso que Lula encampará.
Na sexta-feira à tarde, está prevista uma reunião em São Paulo com integrantes de centrais sindicais e movimentos sociais. Miguel Torres, presidente da Força Sindical, disse que o encontro já tinha sido marcado há dez dias, mas ganhou maior importância agora. "É oportuno para a gente ver o que pode fazer. Precisamos ir às bases. É preciso falar para os trabalhadores da ameaça que é para o país se Lula perder. Temos que bater nisso, na ameaça que é o outro lado, fazendo comparações. Essa é uma eleição de comparação", afirmou. O PT está tentando transformar a crise em mobilização, mas o caminho até lá passa por resolver suas próprias fraturas internas.
Citazioni salienti
Essa reunião é decisiva para realinhar e apresentar a campanha a partir de agora numa linha de radicalismo que a conjuntura exige. É ir para o enfrentamento.— Ministro José Guimarães (PT-CE)
Vamos fazer mobilização no domingo. Gás é isso, radicalizar, ir na política, não na agressão. Vamos mostrar quem é Flavio Bolsonaro e qual o risco que o Brasil corre com a volta desse povo para o poder.— Senadora Teresa Leitão (PT-PE)