Nelson de Sá questiona como Azeredo e Geisel reagiriam às intervenções de Trump

A soberania que justificava ditadura não parece importar mais
De Sá questiona por que a defesa da autonomia nacional era central para os militares mas não o é para líderes democráticos.
Mark

Então de Sá está dizendo que os militares eram melhores em defender a soberania do Brasil do que os líderes atuais?

Mimi

Não exatamente. Ele está apontando uma contradição: aqueles generais colocavam a autonomia nacional como princípio inegociável, mesmo que usassem isso para justificar autoritarismo. Hoje, quando não há ditadura, a soberania parece importar menos.

Luke

Mas precisamos ser cuidadosos aqui. De Sá está especulando sobre como Azeredo e Geisel reagiriam — ele não tem como saber isso. E há uma diferença entre defender soberania com repressão interna e defendê-la dentro de um sistema democrático.

Mark

Qual seria essa diferença na prática?

Mimi

Uma democracia tem que negociar, fazer concessões, trabalhar dentro de alianças internacionais. Um regime autoritário pode simplesmente dizer não e usar força interna para silenciar quem discorda.

Luke

Exatamente. Então a questão real é: o Brasil está sendo menos soberano agora, ou está sendo soberano de uma forma diferente — através de negociação em vez de confronto?

Mark

E qual é a resposta que de Sá oferece?

Mimi

Ele não oferece uma resposta clara. Ele deixa a pergunta em aberto, provocando o leitor a pensar sobre o que mudou e se foi para melhor ou pior.

Luke

O que é honesto, mas também significa que não sabemos exatamente qual é a posição dele sobre como o Brasil deveria agir agora diante de Trump.

  • Trump tem feito declarações e exercido pressões sobre a política interna brasileira de forma cada vez mais explícita, criando um desconforto que o país parece não saber como nomear.
  • A tensão central é uma inversão histórica perturbadora: generais autoritários defendiam a soberania com mais vigor do que a democracia contemporânea parece disposta a fazer.
  • A ausência de uma resposta firme do Brasil às interferências externas sugere uma mudança profunda na forma como o país se enxerga no tabuleiro internacional — menos ator, mais peça.
  • De Sá não propõe nostalgia pelo regime militar, mas aponta a lacuna entre o discurso de autonomia nacional e a prática real de uma política externa que negocia sua margem de manobra.
  • O desafio que a coluna lança ao leitor é saber se essa postura representa maturidade democrática ou uma nova forma de subordinação disfarçada de pragmatismo.

Em tempos em que líderes estrangeiros intervêm abertamente nos assuntos internos do Brasil, o colunista Nelson de Sá convoca dois fantasmas da ditadura militar — Azeredo e Geisel — para iluminar uma contradição incômoda: aqueles que governaram com mão de ferro tinham, ao menos, a soberania nacional como princípio inegociável. A pergunta que fica suspensa não é uma defesa do autoritarismo, mas um convite à reflexão sobre o que significa, para uma democracia, defender sua autonomia diante de pressões geopolíticas sem recorrer às mesmas ferramentas que um dia a sufocaram.

Nelson de Sá, colunista de opinião, parte de uma pergunta aparentemente simples para chegar a um incômodo profundo: o que fariam os generais Azeredo e Geisel se vissem Donald Trump intervindo tão abertamente nos assuntos políticos do Brasil como tem feito nos últimos tempos?

A questão não é retórica. Durante a ditadura militar brasileira, entre 1964 e 1985, esses homens operavam sob uma lógica que tinha como princípio inegociável a defesa da autonomia nacional. A intervenção estrangeira em assuntos domésticos era tratada como uma afronta intolerável à dignidade do país — algo que justificava, na visão daqueles líderes, respostas drásticas.

O contraste com o presente é o que torna a análise perturbadora. Hoje, diante de declarações e pressões externas que afetam a soberania brasileira, não há a mesma indignação nacional, nem a mesma mobilização em defesa da autonomia política. De Sá sugere que essa mudança revela algo sobre como o Brasil se posiciona no cenário internacional: menos como ator autônomo, mais como país que negocia sua margem de manobra dentro de uma ordem já estabelecida.

O exercício histórico proposto não é nostalgia pela ditadura. É, antes, um incômodo com a inconsistência: se a soberania justificava medidas autoritárias naquele tempo, por que ela não parece ser prioridade agora, quando não há regime que a invoque como pretexto? De Sá deixa a pergunta no ar — uma provocação para que o leitor pense se o que mudou representa progresso ou apenas uma forma diferente de subordinação.

O que está verdadeiramente em jogo, conclui a coluna, é a lacuna entre o discurso sobre autonomia nacional e a prática real da política externa brasileira — e a necessidade urgente de clareza sobre quais interesses o país precisa defender, e como fazê-lo sem abrir mão dos valores democráticos que a ditadura negou.

Nelson de Sá, colunista de opinião, levanta uma questão histórica incômoda: como reagiriam dois generais brasileiros — Azeredo e Geisel — se vissem um líder estrangeiro intervindo tão abertamente nos assuntos políticos internos do Brasil como Donald Trump tem feito nos últimos tempos?

A pergunta não é retórica. Ela aponta para uma tensão fundamental entre dois momentos da história brasileira e duas visões radicalmente diferentes sobre o que significa soberania nacional. Durante a ditadura militar, esses homens — figuras centrais do regime que governou o país entre 1964 e 1985 — operavam sob uma lógica que, por mais questionável que fosse em muitos aspectos, tinha como princípio inegociável a defesa da autonomia brasileira contra pressões externas. A intervenção estrangeira em assuntos domésticos era vista como intolerável, uma afronta à dignidade nacional que justificava, na visão daqueles líderes, ações drásticas de proteção do Estado.

O contraste que de Sá estabelece é perturbador porque coloca em evidência uma inversão de valores. Nos dias de hoje, quando Trump faz declarações sobre política interna brasileira ou pressiona o país em questões que afetam sua soberania, a resposta não parece ser a mesma que teria sido nos anos 1970 ou 1980. Não há a mesma reação de indignação nacional, não há a mesma mobilização em defesa da autonomia política. A coluna sugere que essa mudança de postura revela algo profundo sobre como o Brasil se vê a si mesmo no cenário internacional — menos como um ator autônomo e mais como um país que negocia sua margem de manobra dentro de uma ordem internacional já estabelecida.

O exercício histórico que de Sá propõe não é nostalgia pela ditadura. É, antes, um incômodo com a inconsistência: se a defesa da soberania era tão central para aqueles líderes que ela justificava medidas autoritárias, por que a mesma soberania não parece ser uma prioridade agora, quando não há ditadura que a invoque como desculpa? A questão fica suspensa no ar — uma provocação ao leitor para pensar sobre o que mudou, e se essa mudança representa progresso ou apenas uma forma diferente de subordinação.

O que está em jogo, portanto, não é uma avaliação moral dos militares que governaram o Brasil, mas uma reflexão sobre como o país deveria se posicionar diante de pressões geopolíticas contemporâneas. De Sá sugere que há uma lacuna entre o discurso sobre autonomia nacional e a prática real de política externa — uma lacuna que merecia ser preenchida com clareza sobre quais são, afinal, os interesses brasileiros que precisam ser defendidos e como defendê-los sem abrir mão dos valores democráticos que a ditadura negava.

Como reagiriam Azeredo e Geisel se vissem um líder estrangeiro intervindo tão abertamente nos assuntos políticos internos do Brasil?
— Nelson de Sá, colunista
Contattaci Domande frequenti