Ainda há alternativa ao caos global, defende Rui Tavares

Num mundo com mais conflitos, as instituições que prometeram ordem mostram-se frágeis
A crise da ONU reflete uma falha mais ampla do sistema multilateral em manter a estabilidade global.
Mark

O que exatamente Rui Tavares quer dizer com "ainda há uma alternativa ao caos global"? Parece uma afirmação otimista demais para o momento.

Mimi

Ele está argumentando que não precisamos aceitar o colapso como inevitável. Mesmo com a ONU em crise financeira e questionada sobre sua eficácia, existem caminhos para reformar o sistema multilateral.

Luke

Mas o texto não detalha quais seriam essas alternativas. É uma posição, não um plano. Precisamos saber: alternativa através de quê? Reforma da ONU? Novas instituições? Isso importa.

Mark

Os cortes de Trump são o gatilho principal dessa crise?

Mimi

São um sintoma visível, mas não a causa raiz. A crise é mais profunda — estrutural. A ONU foi desenhada para um mundo que não existe mais, com mecanismos de decisão que não funcionam para conflitos contemporâneos.

Luke

Certo, mas quantos cortes estamos falando? Qual é o impacto operacional específico? O texto menciona "beira da falência" mas não diz o que isso significa em termos concretos de operações que seriam cortadas.

Mark

Wilson Mendonça fala de limites estruturais. Quais são eles especificamente?

Mimi

O poder de veto no Conselho de Segurança, por exemplo. Potências regionais agindo fora do sistema. Mecanismos de decisão que são lentos demais para crises que se movem rapidamente.

Luke

Novamente, o texto aponta para problemas sem detalhar. Sabemos que há conflitos que a ONU não consegue impedir, mas quais? Síria? Ucrânia? Quantos conflitos ativos existem que a ONU não consegue resolver?

Mark

Então a questão é: a ONU pode ser reformada ou precisa ser substituída?

Mimi

Tavares parece acreditar que pode ser reformada. Mas o que isso exigiria — se é redistribuição de poder, novos mecanismos, ou algo mais radical — fica em aberto.

Luke

E aí está o limite do texto. Ele diagnostica a crise, mas não oferece prescrição. Útil para entender que há debate, mas insuficiente para entender o que fazer.

  • A ONU está à beira de uma falência operacional em 2026, com cortes orçamentários que ameaçam desmantelar décadas de estrutura multilateral construída após a Segunda Guerra.
  • A crise financeira expõe uma ferida mais profunda: a organização perdeu legitimidade política ao não conseguir impedir guerras que se multiplicam diante de sua impotência.
  • Analistas como Wilson Mendonça apontam que os limites da ONU não são conjunturais — são estruturais, herdados de um desenho institucional pensado para um mundo que já não existe.
  • A convergência de pressão financeira, descrédito público e conflitos sem resposta cria um momento de ruptura que força a escolha entre reforma profunda e colapso silencioso.
  • Vozes como a de Rui Tavares recusam o pessimismo fatalista e insistem que alternativas ao caos ainda existem — mas sem prescrever com clareza qual transformação seria necessária.
  • O debate, que ecoa da Folha de S.Paulo à Gazeta do Povo, revela uma ansiedade global: as instituições que prometeram ordem mostram-se frágeis justamente quando o mundo mais precisaria delas.

A Organização das Nações Unidas, nascida da promessa de evitar novos horrores globais, encontra-se em 2026 diante de uma crise que é ao mesmo tempo financeira e existencial. Cortes orçamentários impostos por decisões políticas dos Estados Unidos ameaçam sua operação básica, enquanto a multiplicação de conflitos ao redor do mundo questiona, na prática, a razão de ser do multilateralismo. O que está em julgamento não é apenas uma instituição, mas a ideia de que nações podem, juntas, construir uma ordem mais justa do que aquela que a força bruta produziria sozinha.

A ONU chega a 2026 diante de uma encruzilhada que poucos ousavam imaginar tão concreta: cortes orçamentários associados a decisões políticas dos Estados Unidos ameaçam levar a organização à beira da inviabilidade operacional. Mas a crise financeira é apenas a superfície de algo mais profundo — uma crise de legitimidade que se acumulou a cada conflito que a instituição não conseguiu impedir.

Rui Tavares, em análise publicada na Folha de S.Paulo, sustenta que ainda existem alternativas ao caos global, numa postura que contrasta com o ceticismo crescente de analistas que questionam a própria razão de ser do multilateralismo. A pergunta que paira é direta: para que serve uma instituição que não consegue cumprir sua missão fundadora de manter a paz?

Wilson Mendonça aprofunda o diagnóstico ao apontar que os limites da ONU são estruturais, não conjunturais. Seus mecanismos de decisão foram desenhados para um mundo diferente — um mundo onde potências regionais não agiam com a autonomia atual e onde as alianças tradicionais ainda se sustentavam. Hoje, esses mecanismos mostram-se lentos e insuficientes diante de conflitos que exigem respostas rápidas e força real.

O que torna o momento singular é a convergência de três pressões simultâneas: o colapso financeiro que ameaça operações básicas, o questionamento público que corrói a legitimidade política, e a proliferação de guerras que demonstra, na prática, a incapacidade institucional. Não é apenas uma organização em dificuldades — é um sistema inteiro de governança global sendo posto à prova.

Tavares recusa o determinismo do colapso e aponta para a transformação como caminho. Reformas profundas, redistribuição de poder, novos mecanismos de enforcement — as possibilidades existem, mas nenhuma está prescrita com clareza. O debate que atravessa jornais brasileiros e ecoa globalmente deixa uma questão aberta: a fragilidade das instituições multilaterais é o fim de uma era ou o início doloroso de uma reinvenção necessária?

A Organização das Nações Unidas enfrenta uma encruzilhada financeira e institucional que coloca em questão sua própria viabilidade. Em 2026, cortes orçamentários anunciados ameaçam levar a organização à beira da falência operacional, um cenário que força uma conversa mais ampla sobre o papel que a ONU ainda pode desempenhar num mundo fragmentado por conflitos crescentes e regras em colapso.

Rui Tavares, em análise publicada na Folha de S.Paulo, argumenta que existe ainda uma alternativa ao caos global — uma posição que se destaca num momento em que múltiplos analistas questionam a própria razão de ser da organização. A crise não é apenas financeira. É também uma crise de legitimidade. Quando a ONU não consegue impedir guerras, quando conflitos se multiplicam apesar de sua existência, a pergunta que emerge é direta: para que serve, afinal, uma instituição multilateral que não consegue cumprir sua missão fundadora?

Os cortes orçamentários, particularmente aqueles associados a decisões políticas dos Estados Unidos, representam mais do que um problema administrativo. Eles simbolizam uma erosão da confiança nas estruturas multilaterais que sustentaram a ordem internacional do pós-guerra. A organização que nasceu da promessa de evitar novos conflitos globais vê-se agora questionada sobre sua capacidade elementar de manter a paz.

Wilson Mendonça, analisando a crise do multilateralismo, aponta que os limites da ONU não são novos — são estruturais. A organização opera dentro de constrangimentos que a impedem de agir com a rapidez e a força que conflitos contemporâneos exigem. Seus mecanismos de decisão, pensados para um mundo diferente, mostram-se inadequados para realidades onde potências regionais agem com crescente autonomia e onde alianças tradicionais se desintegram.

O que torna o momento atual particularmente crítico é a convergência de três fatores: a pressão financeira que ameaça operações básicas, o questionamento público sobre eficácia que mina a legitimidade política, e a multiplicação de conflitos que demonstram, na prática, a incapacidade da instituição de cumprir seu mandato. Não se trata apenas de uma organização em dificuldades. Trata-se de um sistema de governança global que está sendo testado e, segundo muitos analistas, encontrado insuficiente.

Tavares, porém, recusa o determinismo. Sua posição — de que alternativas ao caos ainda existem — sugere que a resposta não é o colapso da ONU, mas sua transformação. O que isso significaria na prática permanece em aberto. Reformas institucionais profundas? Redistribuição de poder entre membros? Novos mecanismos de enforcement? A análise aponta para a necessidade de mudança sem prescrever exatamente qual forma ela deveria tomar.

O debate que emerge das páginas de jornais brasileiros — da Folha ao O Económico, passando por G1 e Gazeta do Povo — reflete uma preocupação global. Num mundo com mais conflitos e regras em ruptura, as instituições que prometeram ordem mostram-se frágeis. A questão que fica é se essa fragilidade é terminal ou se ainda há espaço para reconstrução.

Ainda há uma alternativa ao caos global
— Rui Tavares, Folha de S.Paulo
A crise do multilateralismo expõe limites estruturais da ONU
— Wilson Mendonça, Rede 98
Envie de l'histoire complète ? Lire l'original sur Google News ↗
Nous contacter FAQ