Em tempos em que líderes estrangeiros intervêm abertamente nos assuntos internos do Brasil, o colunista Nelson de Sá convoca dois fantasmas da ditadura militar — Azeredo e Geisel — para iluminar uma contradição incômoda: aqueles que governaram com mão de ferro tinham, ao menos, a soberania nacional como princípio inegociável. A pergunta que fica suspensa não é uma defesa do autoritarismo, mas um convite à reflexão sobre o que significa, para uma democracia, defender sua autonomia diante de pressões geopolíticas sem recorrer às mesmas ferramentas que um dia a sufocaram.
Nelson de Sá questiona como Azeredo e Geisel reagiriam às intervenções de Trump
A soberania que justificava ditadura não parece importar mais
Então de Sá está dizendo que os militares eram melhores em defender a soberania do Brasil do que os líderes atuais?
Não exatamente. Ele está apontando uma contradição: aqueles generais colocavam a autonomia nacional como princípio inegociável, mesmo que usassem isso para justificar autoritarismo. Hoje, quando não há ditadura, a soberania parece importar menos.
Mas precisamos ser cuidadosos aqui. De Sá está especulando sobre como Azeredo e Geisel reagiriam — ele não tem como saber isso. E há uma diferença entre defender soberania com repressão interna e defendê-la dentro de um sistema democrático.
Qual seria essa diferença na prática?
Uma democracia tem que negociar, fazer concessões, trabalhar dentro de alianças internacionais. Um regime autoritário pode simplesmente dizer não e usar força interna para silenciar quem discorda.
Exatamente. Então a questão real é: o Brasil está sendo menos soberano agora, ou está sendo soberano de uma forma diferente — através de negociação em vez de confronto?
E qual é a resposta que de Sá oferece?
Ele não oferece uma resposta clara. Ele deixa a pergunta em aberto, provocando o leitor a pensar sobre o que mudou e se foi para melhor ou pior.
O que é honesto, mas também significa que não sabemos exatamente qual é a posição dele sobre como o Brasil deveria agir agora diante de Trump.
Le Pouls
- Trump tem feito declarações e exercido pressões sobre a política interna brasileira de forma cada vez mais explícita, criando um desconforto que o país parece não saber como nomear.
- A tensão central é uma inversão histórica perturbadora: generais autoritários defendiam a soberania com mais vigor do que a democracia contemporânea parece disposta a fazer.
- A ausência de uma resposta firme do Brasil às interferências externas sugere uma mudança profunda na forma como o país se enxerga no tabuleiro internacional — menos ator, mais peça.
- De Sá não propõe nostalgia pelo regime militar, mas aponta a lacuna entre o discurso de autonomia nacional e a prática real de uma política externa que negocia sua margem de manobra.
- O desafio que a coluna lança ao leitor é saber se essa postura representa maturidade democrática ou uma nova forma de subordinação disfarçada de pragmatismo.
Em tempos em que líderes estrangeiros intervêm abertamente nos assuntos internos do Brasil, o colunista Nelson de Sá convoca dois fantasmas da ditadura militar — Azeredo e Geisel — para iluminar uma contradição incômoda: aqueles que governaram com mão de ferro tinham, ao menos, a soberania nacional como princípio inegociável. A pergunta que fica suspensa não é uma defesa do autoritarismo, mas um convite à reflexão sobre o que significa, para uma democracia, defender sua autonomia diante de pressões geopolíticas sem recorrer às mesmas ferramentas que um dia a sufocaram.
Nelson de Sá, colunista de opinião, parte de uma pergunta aparentemente simples para chegar a um incômodo profundo: o que fariam os generais Azeredo e Geisel se vissem Donald Trump intervindo tão abertamente nos assuntos políticos do Brasil como tem feito nos últimos tempos?
A questão não é retórica. Durante a ditadura militar brasileira, entre 1964 e 1985, esses homens operavam sob uma lógica que tinha como princípio inegociável a defesa da autonomia nacional. A intervenção estrangeira em assuntos domésticos era tratada como uma afronta intolerável à dignidade do país — algo que justificava, na visão daqueles líderes, respostas drásticas.
O contraste com o presente é o que torna a análise perturbadora. Hoje, diante de declarações e pressões externas que afetam a soberania brasileira, não há a mesma indignação nacional, nem a mesma mobilização em defesa da autonomia política. De Sá sugere que essa mudança revela algo sobre como o Brasil se posiciona no cenário internacional: menos como ator autônomo, mais como país que negocia sua margem de manobra dentro de uma ordem já estabelecida.
O exercício histórico proposto não é nostalgia pela ditadura. É, antes, um incômodo com a inconsistência: se a soberania justificava medidas autoritárias naquele tempo, por que ela não parece ser prioridade agora, quando não há regime que a invoque como pretexto? De Sá deixa a pergunta no ar — uma provocação para que o leitor pense se o que mudou representa progresso ou apenas uma forma diferente de subordinação.
O que está verdadeiramente em jogo, conclui a coluna, é a lacuna entre o discurso sobre autonomia nacional e a prática real da política externa brasileira — e a necessidade urgente de clareza sobre quais interesses o país precisa defender, e como fazê-lo sem abrir mão dos valores democráticos que a ditadura negou.
Nelson de Sá, colunista de opinião, levanta uma questão histórica incômoda: como reagiriam dois generais brasileiros — Azeredo e Geisel — se vissem um líder estrangeiro intervindo tão abertamente nos assuntos políticos internos do Brasil como Donald Trump tem feito nos últimos tempos?
A pergunta não é retórica. Ela aponta para uma tensão fundamental entre dois momentos da história brasileira e duas visões radicalmente diferentes sobre o que significa soberania nacional. Durante a ditadura militar, esses homens — figuras centrais do regime que governou o país entre 1964 e 1985 — operavam sob uma lógica que, por mais questionável que fosse em muitos aspectos, tinha como princípio inegociável a defesa da autonomia brasileira contra pressões externas. A intervenção estrangeira em assuntos domésticos era vista como intolerável, uma afronta à dignidade nacional que justificava, na visão daqueles líderes, ações drásticas de proteção do Estado.
O contraste que de Sá estabelece é perturbador porque coloca em evidência uma inversão de valores. Nos dias de hoje, quando Trump faz declarações sobre política interna brasileira ou pressiona o país em questões que afetam sua soberania, a resposta não parece ser a mesma que teria sido nos anos 1970 ou 1980. Não há a mesma reação de indignação nacional, não há a mesma mobilização em defesa da autonomia política. A coluna sugere que essa mudança de postura revela algo profundo sobre como o Brasil se vê a si mesmo no cenário internacional — menos como um ator autônomo e mais como um país que negocia sua margem de manobra dentro de uma ordem internacional já estabelecida.
O exercício histórico que de Sá propõe não é nostalgia pela ditadura. É, antes, um incômodo com a inconsistência: se a defesa da soberania era tão central para aqueles líderes que ela justificava medidas autoritárias, por que a mesma soberania não parece ser uma prioridade agora, quando não há ditadura que a invoque como desculpa? A questão fica suspensa no ar — uma provocação ao leitor para pensar sobre o que mudou, e se essa mudança representa progresso ou apenas uma forma diferente de subordinação.
O que está em jogo, portanto, não é uma avaliação moral dos militares que governaram o Brasil, mas uma reflexão sobre como o país deveria se posicionar diante de pressões geopolíticas contemporâneas. De Sá sugere que há uma lacuna entre o discurso sobre autonomia nacional e a prática real de política externa — uma lacuna que merecia ser preenchida com clareza sobre quais são, afinal, os interesses brasileiros que precisam ser defendidos e como defendê-los sem abrir mão dos valores democráticos que a ditadura negava.
Citations marquantes
Como reagiriam Azeredo e Geisel se vissem um líder estrangeiro intervindo tão abertamente nos assuntos políticos internos do Brasil?— Nelson de Sá, colunista