Dados mostram que mulheres negras ocupam apenas 0,4% dos cargos de liderança nas 500 maiores empresas do Brasil e 80,5% trabalham em serviços. Histórias de sucesso como a da deputada Jane Klebia e ministra Vera Lúcia demonstram que educação e persistência podem quebrar barreiras de raça e gênero.
Mulheres negras lutam por espaço no mercado de trabalho do DF
Precisei me esforçar o dobro para provar que merecia estar ali
Por que o desemprego entre mulheres negras no DF é tão alto — quase 100 mil em 495 mil?
Não é acaso. É resultado de barreiras estruturais que começam na educação e se perpetuam no mercado de trabalho. Quando conseguem trabalho, 80% delas estão confinadas a serviços e comércio. Não há espaço para elas em posições de comando.
As histórias de Jane Klebia e Vera Lúcia parecem contradizer isso. Como elas conseguiram?
Elas são exceção, não regra. Ambas tiveram educação como base — Jane estudava oito horas por dia para concursos, Vera enfrentou discriminação explícita mas persistiu. Mas note: elas precisaram fazer muito mais do que seus pares brancos.
Qual é o papel da representatividade nessa luta?
Fundamental. Quando uma menina negra vê uma mulher negra como ministra ou deputada, ela entende que pode sonhar. O racismo tira das pessoas vulneráveis o direito de sonhar. Representatividade abre essa possibilidade.
E o empreendedorismo? Não é uma saída?
Muitas vezes é uma saída forçada, não uma escolha. Mulheres negras abrem negócios por falta de oportunidade no mercado formal, operando de forma informal, sem orientação, sem serem valorizadas. Uma clínica de estética de uma mulher negra não recebe o mesmo prestígio que a de uma mulher branca.
O que mudaria a situação?
Políticas públicas afirmativas reais — bolsas, mentorias, incentivos fiscais para empresas que promovam diversidade. Mas também conscientização: desconstruir o estereótipo de que mulheres negras não têm capacidade intelectual. Isso é preconceito puro.
Nayara Gabriela disse que precisou se esforçar o dobro. Por quê?
Porque o racismo e o machismo criam uma desconfiança automática. Ela precisava provar constantemente que merecia estar ali, enquanto colegas brancos não tinham essa exigência. É esgotante e injusto.
Der Puls
- 100 mil mulheres negras desempregadas entre 495 mil em idade ativa no DF
- Mulheres negras ocupam apenas 0,4% dos cargos de liderança nas 500 maiores empresas do Brasil
- 80,5% das mulheres negras trabalham em serviços, comércio e reparação no DF
- Jane Klebia é a única parlamentar negra na Câmara Legislativa do Distrito Federal
Dados mostram que mulheres negras ocupam apenas 0,4% dos cargos de liderança nas 500 maiores empresas do Brasil e 80,5% trabalham em serviços. Histórias de sucesso como a da deputada Jane Klebia e ministra Vera Lúcia demonstram que educação e persistência podem quebrar barreiras de raça e gênero.
No DF, 100 mil mulheres negras estão desempregadas entre 495 mil em idade ativa. Apesar de barreiras estruturais, algumas conquistam posições de comando, inspirando outras a superar preconceitos e discriminação.
No Distrito Federal, quase 100 mil mulheres negras estão desempregadas. Esse número emerge de um universo de 495 mil mulheres negras — pretas e pardas — em idade economicamente ativa na região. Para quem consegue trabalho, a realidade é ainda mais restritiva: 80,5% delas ocupam posições no setor de serviços, comércio e reparação, segundo dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do DF em parceria com o Dieese. Em escala nacional, a situação é igualmente desoladora. Mulheres negras representam apenas 0,4% dos cargos de liderança nas 500 maiores empresas do Brasil, conforme pesquisa publicada pela Fundação Getulio Vargas.
Renata Melo, coordenadora-geral da Ação de Mulheres pela Equidade e pesquisadora da Universidade de Brasília, identifica a raiz do problema em estruturas históricas que posicionam mulheres negras em papéis de cuidado e subalternidade. Ela aponta que essa limitação começa cedo e permeia toda a trajetória profissional. Quando mulheres negras conseguem abrir seus próprios negócios, frequentemente o fazem por falta de oportunidade no mercado formal, operando de maneira informal e sem o reconhecimento que recebem seus pares brancos. Um exemplo concreto: uma clínica de estética aberta por uma mulher negra raramente recebe o mesmo prestígio que a de uma mulher branca no mesmo bairro. Mesmo quando alcançam posições de destaque, mulheres negras são exceção ou são colocadas em uma categoria de menor valor.
Nayara Gabriela, 35 anos, é chefia em uma empresa de turismo em Brasília e representa uma ruptura nesse padrão. Ela foi a primeira mulher em três gerações de sua família a completar o ensino superior e conquistar um cargo de comando. Seu caminho não foi direto: trabalhou como atendente e operadora de caixa, financiou a faculdade pelo Fies e enfrentou o que descreve como racismo explícito no ambiente corporativo. Apesar disso, perseverou. Hoje, cercada principalmente por colegas brancos, ela se sente grata pela oportunidade de demonstrar seu potencial e representa motivo de orgulho para sua família. Mas ela não esconde a verdade: precisou se esforçar o dobro para provar que merecia estar ali.
Kelly Quirino, especialista em raça e gênero com doutorado em comunicação, viveu trajetória semelhante. Aos 14 anos era babá; sua mãe era doméstica. Trabalhou enquanto estudava em cursinho preparatório para entrar em escola técnica. Para ela, o acesso a garantias básicas — educação, segurança, trabalho digno — é pré-requisito para que mulheres negras possam alçar voos maiores. Kelly enfatiza a importância de terapia e apoio psicológico, pois o mundo é racista e o medo pode paralisar. Mas ela também destaca algo crucial: representatividade é sobre sonhar. Quando meninas negras veem mulheres negras como ministras, cientistas, economistas, elas entendem que podem ser qualquer coisa que desejarem.
A deputada distrital Jane Klebia é a única parlamentar negra na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Ela atribui sua trajetória à educação e à insistência de sua mãe em seu valor. Jane foi técnica de enfermagem, professora de geografia, agente de polícia e delegada — todos os cargos conquistados por concursos públicos. Estudava oito horas por dia para cada prova. Ela prestou seus concursos antes da lei de cotas de 2014, que reserva 20% das vagas para pessoas negras. Hoje, Jane relata receber muitos relatos de meninas e mulheres que se inspiram nela. Recentemente, assumiu a presidência da recém-criada Comissão dos Direitos das Mulheres da CLDF, o que ela descreve como coroação de sua trajetória e grande responsabilidade.
Vera Lúcia Santana Araújo, ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral, é outro exemplo de mulher negra em espaço de poder. Ela enfrentou obstáculos significativos na carreira jurídica por causa da cor de sua pele. Precisou comprovar que era advogada apresentando sua carteira da OAB, enquanto homens e mulheres brancos tinham livre acesso aos mesmos espaços. Para Vera, mulheres negras sempre enfrentam mais desafios, mas não se intimidam nem recuam. Ela defende que mulheres negras devem estar em todos os níveis de poder — no Ministério da Justiça, da Fazenda, nas mesas diretoras das Casas Legislativas, no Poder Judiciário — exercendo plenamente suas competências sem segregação em áreas específicas.
Especialistas apontam que mudança estrutural exige políticas públicas afirmativas tanto no setor público quanto privado. Bolsas, mentorias e programas de avanço são necessários não apenas para mulheres negras ingressarem em espaços educacionais e profissionais, mas para que se mantenham neles. Incentivos fiscais para empresas que promovam diversidade, ampliação do acesso à educação e capacitação profissional são imprescindíveis. O problema central é que um estereótipo foi construído — o de que mulheres negras não têm capacidade intelectual, que servem apenas para trabalho braçal. A interseção de raça e gênero as coloca na base da pirâmide social como alvo de discriminação. Para que haja mudança real, o país precisa investir em conscientização social e em políticas públicas que se transformem em ações concretas dentro das organizações e instituições.
Bemerkenswerte Zitate
É preciso desconstruir um imaginário que as coloca em posição de subalternidade por meio de um letramento de raça e de gênero. A educação tem um papel fundamental.— Renata Melo, coordenadora-geral da Ação de Mulheres pela Equidade
Representatividade é sobre sonhar. O racismo, a pobreza e o sexismo tiram das pessoas vulneráveis o direito de sonhar.— Kelly Quirino, especialista em raça e gênero