Medida provisória tenta limitar apostas enquanto governo enfrenta pressões

Famílias brasileiras perderam R$ 62,5 bilhões em apostas em 2025, com impacto direto no comércio e orçamentos domésticos.
cada sala de jantar virou um cassino
Lula reconheceu como os celulares transformaram casas em pontos de apostas ilegais.
Mark

Por que o governo legalizou as apostas se sabia que causaria esse estrago?

Mimi

A resposta é simples: arrecadação. O Ministério da Fazenda viu R$ 12 bilhões em receita potencial. Mas a decisão foi tomada nos bastidores, sem debate público, e ninguém pensou nos detalhes.

Luke

Espera — R$ 12 bilhões é a estimativa de quanto o governo perderia se proibisse as apostas agora. Mas quanto realmente entra nos cofres públicos? O texto não diz.

Mark

E os clubes de futebol? Por que ameaçam parar o esporte?

Mimi

Porque as casas de apostas viraram patrocinadores principais. Mas é uma ameaça vazia — o Brasil ganhou cinco Copas sem isso.

Luke

Verdade, mas a ameaça funciona politicamente. Os clubes têm poder. A questão é: quanto dinheiro das apostas realmente vai para os clubes versus quanto fica nas mãos das operadoras?

Mark

Qual é o tamanho real do problema?

Mimi

Em 2025, as apostas drenaram R$ 62,5 bilhões das famílias. O comércio perdeu R$ 134 bilhões em dois anos. Cada sala de jantar virou um cassino.

Luke

Esses números são confirmados por quem? Parecem ser estimativas do governo ou de críticos. E a perda comercial de R$ 134 bilhões — é porque as pessoas gastam em apostas em vez de comprar coisas, ou há outras causas?

Mark

O crime organizado está envolvido?

Mimi

Sim. Um ex-funcionário do Banco Master foi pego lavando dinheiro no jogo do tigrinho. A indústria tentou impor cem anos de sigilo nas negociações.

Luke

Um caso não prova infiltração sistemática. Mas o sigilo é preocupante — por que esconder tanto?

Mark

Existe saída?

Mimi

Fernando Haddad propõe proibição. Outros sugerem regulação como a dos cigarros — publicidade restrita, advertências, horários limitados.

Luke

A proibição é politicamente viável? Cinco capitais e dois estados já restringem publicidade, mas é um começo lento. E a regulação tipo cigarro — funciona para cigarros porque não há lobby tão poderoso quanto o das apostas.

  • O governo que liberou as apostas agora tenta freá-las com uma medida provisória, enquanto o presidente Lula admite querer proibi-las completamente, mas reconhece não ter poder absoluto para isso.
  • R$ 62,5 bilhões saíram dos bolsos das famílias brasileiras em apostas em 2025, e o comércio acumulou R$ 134 bilhões em perdas em dois anos — números que transformaram um debate fiscal em uma crise social.
  • Clubes de futebol ameaçam o fim do esporte no Brasil sem o patrocínio das bets, enquanto o crime organizado já se infiltrou no setor com esquemas de lavagem de dinheiro, inclusive através do jogo do tigrinho.
  • O Ministério da Fazenda resiste a qualquer proibição, calculando uma perda de R$ 12 bilhões em arrecadação, enquanto cinco capitais e dois estados já restringiram a publicidade das apostas por conta própria.
  • A saída mais viável apontada é regular o setor como cigarros e bebidas alcoólicas — com limites de publicidade, horários e advertências —, mas a legislação nascida no caos segue vulnerável às mesmas pressões que a criaram.

Em 2026, o governo brasileiro se vê diante de uma contradição que ele mesmo criou: após legalizar as apostas esportivas em 2025 para ampliar a arrecadação, enfrenta agora a pressão de limitá-las diante de um rombo de R$ 62,5 bilhões nos orçamentos familiares e R$ 134 bilhões perdidos pelo comércio em dois anos. A medida provisória em preparação é menos um ato de coragem política do que um reflexo de um governo dividido entre a necessidade fiscal e o dano social que não consegue mais ignorar. Como tantas vezes na história, a regulação chega depois que o estrago já foi feito — e a pergunta que permanece é se chegará a tempo de fazer diferença.

Uma medida provisória está sendo preparada para conter as apostas que o próprio governo liberalizou, e o presidente Lula deixou claro que preferiria eliminá-las — mas reconhece os limites do seu poder diante de uma teia de interesses já consolidada. Na prática, o único pilar firme do status quo é o Ministério da Fazenda, que projeta uma perda de R$ 12 bilhões em arrecadação caso as apostas sejam proibidas. O restante do governo está dividido e a medida provisória reflete essa confusão.

A legalização das apostas em 2025 tinha um objetivo simples: aumentar a arrecadação. Mas os detalhes foram negligenciados. Com os celulares, cada sala de jantar virou um cassino. Naquele ano, R$ 62,5 bilhões saíram dos orçamentos familiares e o comércio perdeu R$ 134 bilhões em dois anos. Parte desse dinheiro deixa o país. Lula reconheceu o problema, mas o estrago já estava feito.

Os clubes de futebol ameaçam encerrar o esporte no Brasil sem o patrocínio das bets — uma ameaça que soa frágil quando se lembra que o país conquistou cinco Copas do Mundo sem esse modelo. O crime organizado, por sua vez, já encontrou seu caminho no setor: um ex-funcionário do Banco Master foi flagrado lavando dinheiro pelo jogo do tigrinho, e as negociações que autorizaram as casas de apostas tentaram impor cem anos de sigilo.

Fernando Haddad, hoje candidato ao governo de São Paulo, defende a proibição com argumentos diretos: o setor não gera bem-estar, não cria empregos relevantes e a evasão de divisas pode chegar a 1% do PIB. Cinco capitais e dois estados já restringiram a publicidade das apostas por iniciativa própria. A alternativa mais realista seria regular o setor como cigarros e bebidas — com limites de publicidade, horários e advertências de risco. A questão é se o governo conseguirá resistir às pressões, ou se permanecerá preso entre a arrecadação que precisa e o dano social que não consegue mais ignorar.

Uma medida provisória está sendo preparada para frear as apostas que o próprio governo liberou, e o presidente Lula deixou claro que gostaria de eliminá-las completamente — mas, como disse, não é dono do país. Na prática, quem defende o status quo é apenas o Ministério da Fazenda, que calcula uma perda de R$ 12 bilhões em arrecadação se as apostas fossem proibidas. O resto do governo está dividido, pressionado de todos os lados, e a medida provisória reflete essa confusão.

A teia de interesses que se formou em torno das apostas cresce a cada dia. Os clubes de futebol ameaçam encerrar o esporte no Brasil caso as apostas sejam banidas — uma ameaça que soa vazia quando se lembra que o país conquistou cinco Copas do Mundo sem esse patrocínio. Ninguém consegue explicar por que, justamente no ano em que as apostas explodiram em popularidade, a seleção brasileira caiu nas oitavas de final da Copa.

O governo legalizou as apostas em 2025 com um objetivo simples: aumentar a arrecadação. Mas descuidou dos detalhes. Com os celulares, cada sala de jantar se transformou num cassino. Naquele ano, as apostas drenaram R$ 62,5 bilhões dos orçamentos das famílias brasileiras. O comércio perdeu R$ 134 bilhões em dois anos. Parte desse dinheiro sai do país. Lula reconheceu o problema, mas o estrago já estava feito.

Era possível que o Brasil criasse um mercado de apostas ordenado e regulado. Mas as negociações aconteceram nos bastidores de Brasília, longe da luz pública, e o resultado foi o pior possível. O governo agora corre atrás do prejuízo social, sujeito a pressões de todos os lados. A tentativa anterior de limitar a publicidade das apostas durante a Copa do Mundo saiu pela culatra, permitindo que os interessados culpassem o Palácio do Planalto pela bagunça. A legislação nasceu no caos e permanece no caos — e se ninguém agir, o caos se tornará a desculpa perfeita para a desordem que ele mesmo criou.

O crime organizado já encontrou seu caminho. Se consegue se infiltrar em fundos de investimento da Faria Lima, o que não consegue fazer em casas de apostas? Um ex-funcionário do Banco Master foi flagrado lavando dinheiro através do jogo do tigrinho. A indústria das apostas tem algo a esconder — tanto que tentou impor cem anos de sigilo nas negociações que autorizaram o funcionamento das casas de apostas.

Fernando Haddad, ex-ministro da Fazenda e agora candidato ao governo de São Paulo, defende a proibição das apostas. Seus argumentos são diretos: o setor não gera bem-estar, não cria empregos significativos, e a evasão de divisas é imensa. Entre 0,5% e 1% do PIB sai do país através das apostas — muito dinheiro para uma atividade que não traz benefício algum à população. Cinco capitais e dois estados já criaram regras que restringem a publicidade das apostas, sinalizando que a pressão por mudança é real.

No mundo digital, é impossível acabar com as apostas com um simples decreto, como fez o presidente Dutra em 1946. Mas é possível impor alguma ordem. Se as restrições seguirem o modelo aplicado aos cigarros e às bebidas alcoólicas — regulação de publicidade, limitações de horário, advertências sobre riscos — seria um começo. A questão agora é se o governo conseguirá resistir às pressões e implementar essas medidas, ou se continuará preso entre a arrecadação que precisa e o dano social que não consegue ignorar.

Isso não está fazendo bem para ninguém. Não gera emprego, há evasão de divisas — o que vai de dinheiro para fora é uma montanha de dinheiro — e nós podemos estar falando em alguma coisa entre 0,5% e 1% do PIB.
— Fernando Haddad, ex-ministro da Fazenda
Möchten Sie die ganze Geschichte? Das Original lesen bei Folha de S.Paulo ↗
Kontakt FAQ