Jovem morto pela PM em SP após celular ser confundido com arma

Gustavo Munis de Santana, 20 anos, foi morto após receber 27 disparos de arma de fogo disparados por agentes da Polícia Militar.
Quarenta e cinco disparos contra um celular na mão de um jovem em crise
A polícia alegou confusão entre o aparelho e uma arma, mas o volume de disparos levanta questões sobre o protocolo de resposta.
Mark

Como um celular pode ser confundido com uma arma em uma situação assim?

Mimi

Os policiais alegam que viram Gustavo apontando um objeto em direção a eles. As câmeras corporais registraram isso. Mas a questão é: em uma madrugada, em uma área escura, com um jovem em crise — quanto tempo eles tiveram para identificar o que era realmente?

Luke

Espera. Quarenta e cinco disparos foram feitos, mas apenas 27 atingiram o corpo dele. Isso significa que muitos tiros erraram o alvo ou ricochetearam. Precisamos saber quantos policiais atiraram e por quanto tempo duraram os disparos.

Mark

E quanto ao fato de ele estar em crise psicológica? Isso não deveria ter mudado a resposta?

Mimi

Gustavo estava em acompanhamento psiquiátrico, usava antidepressivos e tinha problemas com dependência química. Sua mãe e suas irmãs sabiam disso. A pergunta é: os policiais sabiam? E se soubessem, como isso teria mudado a abordagem?

Luke

O boletim diz que o Corpo de Bombeiros foi acionado primeiro. Então havia conhecimento de que era uma situação de crise mental, não uma ameaça armada. Mas não está claro se os policiais foram informados disso antes de chegar.

Mark

Então o que sabemos com certeza?

Mimi

Sabemos que Gustavo tinha 20 anos, não tinha antecedentes criminais, trabalhava em um hospital. Sabemos que 45 disparos foram feitos e 27 atingiram seu corpo. Sabemos que havia câmeras corporais. E sabemos que um inquérito foi aberto.

Luke

Mas não sabemos ainda se houve aviso antes dos disparos, se havia comunicação entre o Corpo de Bombeiros e a PM, ou se havia protocolo para situações de crise mental. Essas respostas virão da investigação.

  • Um jovem em crise psiquiátrica, sem histórico criminal, foi morto com 27 tiros na madrugada de sábado no bairro de Moema, em São Paulo.
  • Policiais dispararam 45 vezes após interpretarem o celular que Gustavo segurava como uma arma de fogo — uma confusão que custou sua vida.
  • Câmeras corporais registraram toda a ação, tornando o volume de disparos e as circunstâncias do confronto objeto imediato de escrutínio público.
  • Familiares e vizinhos descrevem um jovem trabalhador e prestativo, em tratamento psiquiátrico, cuja crise naquela noite não encontrou resposta adequada.
  • Um inquérito policial foi instaurado, mas a investigação ainda precisa responder por que 45 tiros foram necessários — e se algum deles precisava ser disparado.

Na madrugada de um sábado em São Paulo, um jovem de 20 anos que trabalhava em hospital e não tinha antecedentes criminais foi morto por agentes da Polícia Militar que confundiram seu celular com uma arma. Quarenta e cinco disparos foram efetuados; vinte e sete encontraram o corpo de Gustavo Munis de Santana. O episódio coloca, mais uma vez, diante da sociedade brasileira a pergunta sobre os limites do uso da força policial e o peso humano de cada resposta errada.

Gustavo Munis de Santana tinha 20 anos e vivia com a mãe e as irmãs em São Paulo. Trabalhava em um hospital, cuidava de cães e era lembrado por vizinhos como alguém sempre disposto a ajudar. Não tinha antecedentes criminais. Nos últimos meses, enfrentava dependência química e estava em acompanhamento psiquiátrico.

Na madrugada do dia 10 de outubro, por volta das 2h45, o Corpo de Bombeiros foi acionado após relatos de que um jovem estaria em crise e ameaçando se machucar. Quatro policiais militares se deslocaram para a Alameda dos Guaramomis, no Planalto Paulista, zona sul da cidade. Ao avistar a viatura, Gustavo correu e tentou se esconder atrás de uma coluna. Em seguida, avançou em direção aos agentes com os braços estendidos, segurando algo na mão.

Os policiais abriram fogo. Foram 45 disparos. Vinte e sete deles atingiram Gustavo — nos braços, nas pernas, no abdômen, no tórax e na cabeça. O Corpo de Bombeiros constatou sua morte no local. O objeto que ele segurava era um celular.

As câmeras corporais dos agentes registraram toda a ação. O celular, fragmentos de balas e as pistolas dos policiais foram recolhidos como evidência. Seis testemunhas foram ouvidas, entre elas familiares de Gustavo. Um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias do confronto e o volume de disparos efetuados.

Gustavo Munis de Santana tinha 20 anos quando morreu na madrugada de sábado, 10 de outubro, em Moema, na Zona Sul de São Paulo. Agentes da Polícia Militar dispararam 45 vezes contra ele. Vinte e sete desses disparos atingiram seu corpo — nos braços, nas pernas, no abdômen, no tórax e na cabeça. Segundo o boletim de ocorrência, os policiais alegaram ter confundido o celular que ele segurava com uma arma de fogo.

Gustavo morava com a mãe e as irmãs. Trabalhava em um hospital e cuidava de cães. Um vizinho que o conhecia desde a infância descreveu-o como alguém sempre disposto a ajudar as pessoas próximas. Ele não tinha antecedentes criminais. Mas nos últimos meses enfrentava problemas com dependência química e estava em acompanhamento psiquiátrico, usando antidepressivos desde o ano anterior.

Por volta das 2h45 daquela madrugada, Gustavo correu ao avistar uma viatura da PM que patrulhava a região do Planalto Paulista, na Alameda dos Guaramomis. O Corpo de Bombeiros havia sido acionado após informação de que um jovem estaria em crise e ameaçando atirar contra si próprio. Quatro policiais se deslocaram para o local. Quando avistaram Gustavo em uma passarela com a mão na cintura — um gesto que descreveram como ameaçador — ele correu em direção à Alameda dos Guaramomis e tentou se esconder atrás de uma coluna de um imóvel. Depois saiu em direção aos agentes com os braços estendidos, segurando algo na mão.

Os policiais abriram fogo. Quarenta e cinco disparos foram feitos. O Corpo de Bombeiros chegou ao local e constatou a morte de Gustavo no mesmo lugar onde caiu. A perícia médica posterior identificou os 27 ferimentos causados pelos tiros.

Seis testemunhas foram ouvidas no local, incluindo familiares de Gustavo. Seus relatos confirmaram que ele enfrentava problemas com dependência química e estava em tratamento com antidepressivos. Os policiais envolvidos usavam câmeras corporais durante a ação. Segundo as imagens, Gustavo saiu de uma área escura junto à fachada do imóvel apontando um objeto em direção à rua, onde estavam os agentes. O celular que ele segurava no momento dos disparos e fragmentos das balas foram recolhidos como evidência. As pistolas utilizadas pelos policiais também foram apreendidas. Um inquérito policial foi instaurado e as investigações seguem em andamento para apurar as circunstâncias do confronto e o volume de disparos.

Segundo vizinho que o conhecia desde a infância, Gustavo era conhecido por ajudar pessoas próximas
— Vizinho de Gustavo Munis de Santana
Familiares disseram aos investigadores que o jovem enfrentava problemas relacionados à dependência química e fazia acompanhamento psiquiátrico
— Familiares de Gustavo, à polícia
Envie de l'histoire complète ? Lire l'original sur Rádio Itatiaia ↗
Nous contacter FAQ