Itaú confirma R$ 15 mi no Estadão, mas nega influência editorial

A debênture não confere poder administrativo, mas moldou quem governa
O Itaú nega influência editorial, mas participou das negociações que reorganizaram o conselho e a liderança do Estadão.
Mark

O Itaú realmente não tem nenhuma influência sobre o que o Estadão publica?

Mimi

Segundo o banco, não. A debênture é um instrumento de crédito puro, sem direitos administrativos. Mas a realidade é que o Itaú participou das negociações que colocaram três representantes dos investidores no conselho.

Luke

Isso é importante distinguir. O banco não tem poder direto sobre a redação, é verdade. Mas participar da escolha de quem senta no conselho e da nomeação do CEO é influência sobre a governança, que é diferente.

Mark

E por que o Estadão precisava tanto de dinheiro?

Mimi

O jornal acumulava R$ 159 milhões em prejuízos. A operação conjunta de bancos e empresários injetou R$ 142 milhões para tentar reverter isso.

Luke

Mas aqui está o ponto fraco do relato: não sabemos exatamente por que o Estadão estava perdendo tanto dinheiro. A fonte não explica as causas estruturais das perdas.

Mark

E funcionou? O jornal ficou saudável depois?

Mimi

Não. Em 2025, o Estadão registrou novo prejuízo de R$ 16,8 milhões. A operação não resolveu o problema.

Luke

Isso levanta uma questão que o relato não responde: se o dinheiro não está resolvendo o problema, o que está acontecendo? Há questões operacionais mais profundas?

Mark

O Itaú está arrependido de ter investido?

Mimi

Não há declaração do banco sobre isso. O que sabemos é que o Itaú mantém sua posição de que a operação foi estritamente financeira e regulatória.

  • O Estadão acumulava R$ 159 milhões em prejuízos e precisava de um resgate urgente para sobreviver como instituição jornalística.
  • Uma coalizão de bancos e empresários, liderada em parte pelo Itaú, mobilizou R$ 142 milhões em uma operação que foi muito além de um simples crédito.
  • Como condição do aporte, três representantes dos investidores entraram no conselho e um novo CEO foi indicado pelo grupo — reorganizando quem detém o poder estratégico do jornal.
  • O Itaú nega ingerência editorial, argumentando que debêntures não conferem controle administrativo, mas sua participação nas negociações de governança contradiz a narrativa de neutralidade.
  • Mesmo após o salvamento financeiro, o Estadão fechou 2025 com novo prejuízo de R$ 16,8 milhões, deixando em aberto se a operação foi suficiente para estabilizar o veículo.

Quando um banco injeta capital em um jornal centenário, a fronteira entre finanças e editorial torna-se inevitavelmente porosa. O Itaú confirmou aporte de R$ 15 milhões no Estadão por meio de debêntures, parte de uma operação maior que mobilizou R$ 142 milhões para salvar o veículo de prejuízos acumulados — e que resultou, como consequência direta das negociações, na entrada de três representantes dos investidores no conselho de administração. O banco insiste que instrumentos de dívida não conferem poder editorial, mas a história raramente distingue com tanta precisão entre quem financia e quem decide.

O Itaú confirmou nesta semana o que já havia sido revelado pelo Metrópoles: o banco injetou R$ 15 milhões no Estadão por meio de debêntures emitidas em 2024, como parte de uma reestruturação de dívidas preexistentes. Em nota oficial, a instituição foi enfática ao negar qualquer interferência editorial, argumentando que a natureza jurídica do instrumento não lhe confere poder administrativo nem assento em conselho.

A operação, porém, foi consideravelmente mais complexa do que uma transação de crédito convencional. O jornal centenário acumulava R$ 159 milhões em prejuízos, e uma coalizão coordenada de bancos e empresários mobilizou R$ 142 milhões no total para tentar reverter esse quadro. O Itaú não apenas forneceu capital — participou das negociações que redesenharam a governança da empresa, resultando na entrada de três representantes dos investidores no conselho de administração: Marcelo Pereira Malta de Araújo, Marco Bologna e Tito Enrique da Silva Neto.

A influência dos novos investidores também se fez sentir na liderança executiva. Em junho de 2024, Erick Bretas foi nomeado CEO do Estadão em substituição a Francisco de Mesquita Neto — mudança indicada pelo grupo de investidores como condição para o aporte. A reorganização foi, portanto, tanto financeira quanto estrutural.

Apesar de todos esses esforços, o Estadão fechou 2025 com novo prejuízo de R$ 16,8 milhões. A operação de salvamento não conseguiu reverter a trajetória de perdas, e a pergunta que permanece sem resposta é se o capital injetado e a nova governança serão suficientes para estabilizar as finanças do jornal — ou se os prejuízos continuarão a se acumular.

O Itaú confirmou nesta semana o que o Metrópoles havia revelado semanas antes: o banco injetou R$ 15 milhões no Estadão como parte de uma operação maior de salvamento financeiro. A instituição, porém, foi rápida em esclarecer que seu papel se limitava ao aspecto financeiro, negando qualquer interferência nas decisões editoriais do jornal centenário.

Em nota oficial, o banco descreveu a transação como uma emissão de debêntures realizada em 2024, integrada a um esforço mais amplo de reestruturação de dívidas preexistentes. Segundo o Itaú, a operação envolveu outros bancos de grande porte e seguiu "condições usuais nesse tipo de contexto", dentro dos parâmetros regulatórios esperados. O comunicado foi claro em um ponto específico: a natureza jurídica da debênture, argumentou o banco, não lhe confere poder administrativo, participação em conselho ou qualquer influência sobre a linha editorial do veículo.

Mas a realidade da operação foi mais complexa do que uma simples transação de crédito. O Estadão enfrentava uma situação financeira crítica, acumulando prejuízos de R$ 159 milhões. Para tentar reverter esse quadro, um grupo coordenado de bancos e empresários mobilizou R$ 142 milhões no total. O Itaú, como participante dessa coalizão, não apenas forneceu capital, mas também participou das negociações que moldaram a governança da empresa. Como resultado direto dessas conversas, três representantes dos investidores foram inseridos no conselho de administração do jornal.

Os nomes que entraram no conselho refletem o peso dos investidores: Marcelo Pereira Malta de Araújo, ex-executivo do grupo Ultra; Marco Bologna, sócio da Galápagos; e Tito Enrique da Silva Neto, ex-presidente do Banco ABC. Do lado do jornal, permaneceram Francisco de Mesquita Neto, Roberto Crissiuma Mesquita e Manoel Lemos. A estrutura do acordo foi além de um simples empréstimo — ela reorganizou quem toma as decisões estratégicas da empresa.

A influência dos investidores também se manifestou na liderança executiva. Ainda em junho de 2024, poucos dias após a operação ser finalizada, Erick Bretas foi nomeado novo CEO do Estadão, substituindo Francisco de Mesquita Neto, que saiu da posição executiva mas manteve assento no conselho. A mudança de comando foi indicada pelo grupo de investidores como condição para o aporte de recursos.

Apesar de todos esses esforços de saneamento financeiro, o Estadão continuou a registrar prejuízos. O balanço publicado em abril deste ano revelou que a empresa fechou 2025 com novo resultado negativo: R$ 16,8 milhões. A operação de salvamento, portanto, não conseguiu reverter a trajetória de perdas que marcava a empresa. O questionamento que permanece em aberto é se os investimentos conseguirão, em algum momento, estabilizar as finanças do jornal ou se o Estadão seguirá acumulando prejuízos apesar da injeção de capital e da reorganização de sua governança.

A operação é estritamente de crédito de mercado, contratada em condições usuais nesse tipo de contexto, e dentro dos parâmetros regulatórios
— Itaú, em nota oficial
Por sua natureza jurídica, a debênture bancária não confere ao Itaú qualquer poder administrativo, de gestão, participação em conselho ou influência sobre a linha editorial do veículo
— Itaú, em nota oficial
Envie de l'histoire complète ? Lire l'original sur Metrópoles ↗
Nous contacter FAQ