Bancos injetam R$ 142 mi no Estadão e ganham influência editorial

Os financiadores passaram a ocupar espaço no processo decisório do jornal
Após injetar R$ 142,5 milhões em debêntures, investidores ganharam influência sobre gestão e conteúdo editorial.
Mark

Como é possível que um jornal tradicional chegue a esse ponto de precisar de um resgate de R$ 142 milhões?

Mimi

O Estadão vinha acumulando prejuízos ano após ano. Em 2025 sozinho, o déficit foi de R$ 16,8 milhões. A dívida total chegou a R$ 159 milhões. Não era mais sustentável.

Luke

Mas por que esses bancos e empresas decidiram colocar dinheiro? Eles não fazem caridade.

Mimi

A explicação oficial era que São Paulo não deveria ficar restrito à influência de apenas um grande jornal impresso, a Folha. Era sobre pluralismo no debate político e econômico.

Mark

E qual foi o preço que o Estadão pagou por esse dinheiro?

Mimi

Os financiadores passaram a ocupar espaço no processo decisório do jornal. Exigiram a saída da família Mesquita do cargo de CEO. Representantes deles entraram no conselho de administração.

Luke

Espera. Eles compraram influência editorial? Porque se a família Mesquita saiu do comando, isso afeta diretamente a linha editorial.

Mimi

Exatamente. Marcos Bologna, da Galápagos, assumiu espaço na estrutura de comando da empresa. A presença dele simboliza essa nova fase.

Mark

E quanto à Trustee DTVM, que aparece como agente fiduciário? Erick Bretas disse que é um serviço simples.

Luke

Mas a Trustee está sendo investigada nas operações Compliance Zero e Carbono Oculto. Bretas minimizou os problemas dela, dizendo que foram na gestão de fundos, não no serviço de agente fiduciário. Isso é uma distinção que precisa ser verificada.

Mimi

A operação foi dividida em duas rodadas. A primeira de R$ 45 milhões com a Trustee. A segunda de R$ 97,5 milhões com Província Fundo de Investimento e Cutrale.

Mark

E o que aconteceu com Rubens Ometto, que liderou tudo isso?

Mimi

Um ano depois de investir R$ 15 milhões no Estadão, a Cosan entrou em recuperação judicial. Parte da empresa foi comprada por André Esteves, do BTG.

  • Com R$ 159 milhões em dívidas e prejuízos anuais crescentes, o Estadão estava à beira de um colapso financeiro sem precedentes em sua história centenária.
  • Doze empresas — bancos, conglomerados industriais e gestoras — entraram discretamente como credores, sem que assinantes ou leitores fossem informados sobre quem estava por trás do resgate.
  • A justificativa pública foi o pluralismo: São Paulo não poderia depender apenas da Folha de S.Paulo no debate político e econômico — mas os documentos revelam que a motivação real era evitar a falência do jornal.
  • Como condição do aporte, os investidores exigiram a saída da família Mesquita do cargo de CEO e passaram a ocupar posições no conselho de administração, alterando a estrutura de poder do veículo.
  • A Cosan, um dos principais financiadores liderados por Rubens Ometto, entrou em recuperação judicial um ano depois — e parte da empresa foi adquirida por André Esteves, do BTG, adensando o emaranhado de interesses ao redor do jornal.

Em 2024, doze grandes corporações brasileiras — entre elas os três maiores bancos do país — injetaram R$ 142,5 milhões no Estadão por meio de debêntures de longo prazo, impedindo o colapso de um dos jornais mais antigos do Brasil. A operação, estruturada sob o argumento do pluralismo midiático, trouxe consigo uma reconfiguração silenciosa do poder interno do jornal, com investidores ocupando assentos no conselho e influenciando decisões editoriais e administrativas. O episódio coloca em relevo uma tensão tão antiga quanto a imprensa moderna: quando o capital salva uma voz pública, quem, afinal, passa a falar por ela?

Em 2024, o Estadão acumulava R$ 159 milhões em dívidas e registrava prejuízos consecutivos — em 2025, o déficit chegou a R$ 16,8 milhões. Para evitar o colapso, a empresa estruturou uma captação em duas rodadas: a primeira, de R$ 45 milhões, contou com Itaú, Bradesco e Santander, cada um aportando R$ 15 milhões em debêntures; a segunda, de R$ 97,5 milhões, foi liderada por Rubens Ometto, da Cosan. Ao todo, doze grandes empresas participaram da operação, com prazos de quitação que se estendem até 2044.

A operação não foi apresentada ao público como um resgate financeiro. Segundo documentos obtidos pelo Metrópoles, os investidores foram convencidos de que São Paulo não deveria ficar restrito à influência de um único grande jornal impresso no debate político e econômico. O argumento era de pluralismo — não de sobrevivência. Os leitores e assinantes do Estadão não foram informados sobre quem eram os financiadores por trás do aporte.

Os efeitos sobre o comando do jornal foram concretos e imediatos. Os credores passaram a ocupar espaço no processo decisório, do conteúdo às decisões administrativas. Entre as exigências estava a saída da família Mesquita do cargo de CEO — posto diretamente ligado à linha editorial. Marcos Bologna, da Galápagos Capital, assumiu posição na estrutura de comando, simbolizando a nova fase do veículo.

Erick Bretas, que assumiu a presidência executiva em 2024 com passagem anterior pelo Grupo Globo, defendeu a escolha da Trustee DTVM como agente fiduciário, minimizando as investigações que recaem sobre a empresa nas operações Compliance Zero e Carbono Oculto. Um ano após o resgate, a Cosan entrou em recuperação judicial e parte dela foi adquirida por André Esteves, do BTG. A operação levanta uma questão que o jornalismo brasileiro raramente enfrenta com tanta clareza: quando investidores privados salvam um jornal, até onde vai sua influência sobre o que ele publica?

Em 2024, doze das maiores empresas do Brasil decidiram colocar dinheiro no Estadão. Itaú, Bradesco e Santander cada um compraram R$ 15 milhões em debêntures. Cosan, Hapvida, Votorantim, Ultra, Unipar, Pátria Investimentos, JHSF, Galápagos Capital e Santalice Administração também entraram na operação. No total, R$ 142,5 milhões foram injetados no jornal para evitar seu colapso financeiro.

O jornal enfrentava uma situação crítica. Com dívida acumulada de R$ 159 milhões, o Estadão registrava prejuízo ano após ano. Em 2025, o déficit chegou a R$ 16,8 milhões. A captação foi estruturada em duas rodadas. A primeira, de R$ 45 milhões, teve a Trustee DTVM como agente fiduciário, com os três grandes bancos cada um comprando R$ 15 milhões em debêntures. A segunda rodada, de R$ 97,5 milhões, foi capitaneada por Rubens Ometto, dono da Cosan, que investiu R$ 15 milhões. Os recursos foram liberados como empréstimos de longuíssimo prazo, com parte da cobrança prevista apenas para 2034 e possibilidade de quitação até 2044.

A operação não foi anunciada ao público como um resgate de um jornal em dificuldades. O Estadão não informou aos assinantes quem eram os financiadores por trás da injeção de dinheiro. Segundo documentos obtidos pelo Metrópoles, os investidores foram convencidos de que São Paulo, maior estado do Brasil, não deveria ficar restrito à influência de apenas um grande jornal impresso, a Folha de S.Paulo, no debate político e econômico. A explicação oficial era sobre pluralismo, não sobre salvação financeira.

Mas a operação trouxe efeitos concretos sobre o comando do jornal. Os financiadores passaram a ocupar espaço no processo decisório do Estadão, do conteúdo a decisões administrativas. Entre as exigências dos investidores esteve a saída da família Mesquita da vaga de CEO, um posto diretamente ligado à linha editorial. Representantes dos investidores entraram no conselho de administração. Marcos Bologna, sócio e CEO da Galápagos, assumiu espaço na estrutura de comando da empresa, simbolizando a nova fase do Estadão.

Erick Bretas, que assumiu a presidência executiva do jornal em 2024, defendeu a operação. Ele afirmou que o serviço de agente fiduciário é dos mais simples do mercado de capitais, quase equivalente ao de um despachante. Os problemas da Trustee DTVM, segundo Bretas, foram na gestão de fundos, não na prestação desse serviço básico. A Trustee, porém, é investigada nas operações Compliance Zero e Carbono Oculto. Bretas tem passagem pelo Grupo Globo, onde foi diretor do Globoplay e dirigia a área de produtos digitais e canais pagos antes de sair da empresa após 26 anos.

Um ano depois de participar do socorro financeiro ao Estadão, a Cosan entrou em recuperação judicial e parte da empresa foi comprada por André Esteves, dono do BTG. Suzano e Safra participaram da operação por outra via, investindo em publicidade, não na estrutura das debêntures. O aporte, segundo documentos, não teve natureza de patrocínio publicitário, mas de socorro financeiro. Nas redes sociais, o CEO do Estadão ataca diariamente o Supremo Tribunal Federal, com foco especial na relação de ministros da Corte, como Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, com o Banco Master. A operação levanta questões sobre como investidores privados passam a exercer influência sobre a gestão e a linha editorial de um dos jornais mais tradicionais do Brasil.

O serviço de agente fiduciário é dos mais simples do mercado de capitais, quase equivalente ao de um despachante
— Erick Bretas, presidente executivo do Estadão
Os problemas da Trustee foram na gestão de fundos, não na prestação desse básico serviço de agente fiduciário
— Erick Bretas, presidente executivo do Estadão
Kontakt FAQ