Hospital de Clínicas restringe atendimentos na Emergência por superlotação

Pacientes com quadros menos graves são orientados a procurar outros serviços; risco de atraso em cirurgias eletivas e transplantes devido à falta de sangue.
121 pacientes a mais do que a estrutura suporta
A Emergência do Hospital de Clínicas operava com mais do que o dobro de sua capacidade quando a restrição foi decretada.
Mark

Por que o hospital precisou fechar a Emergência justamente agora? Isso é comum?

Mimi

Não é comum, mas também não é raro. O que acontece é que a Emergência funciona como um amortecedor. Quando não há leitos de internação, ela fica entupida. Pacientes que deveriam estar em um quarto ocupam uma maca no corredor. Depois de um tempo, não entra mais ninguém.

Mark

Mas 163 pessoas em um espaço para 42 — isso é uma falha de planejamento ou uma emergência real?

Mimi

É os dois. O planejamento não acompanhou a realidade — envelhecimento da população, mais doenças crônicas, mais transplantes. Mas também é uma emergência real, agora, nesta terça-feira, com pessoas precisando de camas que não existem.

Mark

E o sangue? Por que isso virou crítico ao mesmo tempo?

Mimi

Porque quando o hospital está em crise, tudo fica em crise. Menos doadores vêm. Os estoques caem. E cirurgias que já estavam marcadas — transplantes, procedimentos eletivos — ficam em risco. É um efeito cascata.

Mark

Os pacientes com problemas leves foram mandados embora?

Mimi

Foram orientados a ir para outros lugares. Mas a diferença entre um problema leve e um problema grave nem sempre é clara quando você está doente. Algumas pessoas podem ter ido embora e piorado depois.

Mark

Isso vai resolver em 24 horas?

Mimi

Não. A restrição é um respiro. Mas os leitos de internação não vão aparecer em um dia. Isso é um problema estrutural.

  • Com 163 pacientes em um espaço para 42, a Emergência do Hospital de Clínicas entrou em colapso operacional real — não metafórico.
  • A partir das 17h de terça-feira, o hospital passou a aceitar apenas pacientes trazidos pelo SAMU, deixando casos menos graves sem destino imediato.
  • O Centro Obstétrico também ultrapassou sua capacidade, com 22 pacientes onde cabem 18, atingindo mulheres em situações que não admitem espera.
  • A falta de leitos de internação é o nó central: pacientes que deveriam ser transferidos para enfermarias permanecem na Emergência, bloqueando o fluxo de novos atendimentos.
  • Os estoques de sangue estão criticamente baixos, colocando em risco cirurgias eletivas, procedimentos essenciais e transplantes já agendados.
  • O hospital apela à população para doações de sangue e orienta casos menos graves a buscar UPAs e unidades básicas, reconhecendo que a rede precisa funcionar como conjunto — não como ponto único.

Na tarde de terça-feira, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre atingiu um limiar que os números tornaram impossível de ignorar: 163 pessoas ocupando um espaço projetado para 42. A restrição de atendimentos na Emergência de adultos por 24 horas não foi uma escolha administrativa — foi a confissão de um sistema que chegou ao seu limite físico e humano. O que se revela ali não é apenas uma crise hospitalar pontual, mas o peso acumulado do envelhecimento, da cronicidade e da escassez de leitos que há muito pressiona o cuidado público no Brasil.

Às 17h de terça-feira, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre tomou uma decisão que refletia o insuportável: fechar a Emergência de adultos para atendimentos espontâneos por 24 horas. Apenas pacientes transportados pelo SAMU continuariam sendo recebidos. No momento da medida, 163 pessoas estavam na unidade — projetada para 42. Outras 14 aguardavam do lado de fora.

O problema não era a demanda em si, mas o que acontecia depois da chegada. Sem leitos de internação disponíveis, pacientes que precisavam ser admitidos permaneciam na Emergência indefinidamente, ocupando espaço que deveria circular. A maioria dos casos envolvia agravamento de doenças crônicas, pacientes oncológicos e transplantados — condições que exigem internação prolongada e não se resolvem em pronto-atendimento.

O Centro Obstétrico enfrentava o mesmo colapso: 22 pacientes em um espaço para 18. A restrição foi estendida também para lá, pelo mesmo período de 24 horas, alcançando mulheres em trabalho de parto e situações de risco.

Por trás da crise de leitos, outra emergência silenciosa: os estoques de sangue estavam perigosamente baixos. Cirurgias eletivas, procedimentos essenciais e transplantes já marcados corriam risco de cancelamento. O hospital fez um apelo público para que doadores procurassem o Banco de Sangue, na Rua São Manoel, entre 8h e 17h.

A direção orientou pacientes com quadros menos graves a buscar UPAs e unidades básicas de saúde. Era um pedido para que a rede funcionasse como rede — mas também um reconhecimento de que, naquele momento, o Clínicas havia chegado ao ponto em que não podia mais receber a todos.

Às cinco da tarde de terça-feira, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre fechou as portas da Emergência de adultos para qualquer paciente que não chegasse pelo SAMU. A restrição seguiria por 24 horas — até as cinco da tarde do dia seguinte — e refletia uma crise que já não podia ser contida nos corredores.

No momento da decisão, 163 pessoas estavam sendo atendidas na Emergência. Outras 14 aguardavam. O espaço foi projetado para receber 42 pacientes. Isso significa que a unidade operava com 121 pessoas além de sua capacidade física, material e de recursos humanos. Não era um número abstrato. Era gente deitada em macas nos corredores, era enfermeiros e médicos trabalhando em condições que ninguém deveria trabalhar, era um sistema que havia simplesmente quebrado.

O gargalo não era a Emergência em si. Era o que vinha depois. O hospital não tinha leitos de internação disponíveis. Pacientes que precisavam ser admitidos permaneciam na Emergência, ocupando espaço que deveria estar livre para novos casos. Não havia uma doença respiratória em surto. Não havia uma epidemia. O que havia era o envelhecimento, a cronicidade, o câncer, o transplante — as doenças que exigem internação prolongada e que não desaparecem quando a cama fica cheia. A maioria dos casos era de agravamento de condições que já existiam, de pacientes oncológicos e transplantados cujos corpos exigiam mais do que um pronto-atendimento podia oferecer.

O Centro Obstétrico enfrentava o mesmo problema. Projetado para 18 pacientes, atendia 22 simultaneamente. A restrição se estendeu também para lá, pelo mesmo período. Mulheres em trabalho de parto, em risco, em situações que não podiam esperar — e ainda assim, o hospital precisava dizer não.

Por trás dessa crise de leitos havia outra, ainda mais urgente. Os estoques de sangue estavam perigosamente baixos. Cirurgias eletivas poderiam ser canceladas. Procedimentos essenciais ficariam em suspenso. Transplantes — aqueles que já estavam marcados, aqueles que representavam uma segunda chance para alguém — correriam risco. O hospital fez um apelo público: quem pudesse doar sangue deveria procurar o Banco de Sangue, na Rua São Manoel, das oito da manhã às cinco da tarde.

A direção do hospital orientou pacientes com quadros menos graves a procurar atendimento em outros lugares — UPAs, unidades básicas de saúde — qualquer lugar que não fosse ali. Era um pedido para que o sistema de saúde funcionasse em rede, porque um único ponto havia colapsado. Mas também era um reconhecimento de que nem todos os pacientes conseguiriam ser atendidos onde precisavam ser atendidos, quando precisavam ser atendidos. Alguns teriam que esperar. Alguns teriam que ir embora. E alguns, os que chegavam pelo SAMU, os que estavam em risco iminente, esses continuariam chegando — e o hospital teria que encontrar um jeito de recebê-los, mesmo que não houvesse espaço.

A maioria dos casos é de agravamento de doenças crônicas, pacientes oncológicos e transplantados
— Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Pacientes com quadros menos graves devem procurar atendimento em UPAs e UBSs para desafogar a Emergência
— Direção do Hospital de Clínicas
Quieres la nota completa? Lee el original en Rádio Guaíba ↗
Contáctanos FAQ