O setor automotivo brasileiro encerrou setembro com um retrato ambíguo: as vendas avançaram com vigor, sinalizando algum fôlego do consumo interno, enquanto a produção recuou nas fábricas — tensão que revela os limites impostos por juros elevados e rupturas comerciais. A Anfavea celebrou a marca de 2 milhões de unidades produzidas no ano, antecipando um feito histórico, mas o presidente da entidade não poupou palavras sobre os obstáculos que ainda pesam sobre a indústria. No horizonte, a Argentina surge como porto inesperado, absorvendo parte da produção que perdeu espaço com o fim do acordo c
Vendas de veículos crescem 7,9% em setembro, mas produção recua no Brasil
Atingimos 2 milhões de unidades no ano, marca que costumava chegar em outubro
Por que a produção caiu se as vendas subiram? Não deveria ser o contrário?
A produção mensal recuou 1,5%, mas as vendas cresceram 7,9% — é uma desconexão real. Pode significar que as fábricas estão usando estoques acumulados para atender à demanda, ou que o timing de produção e venda não coincide perfeitamente em um mês específico.
Exatamente. Precisamos ser cuidadosos aqui. A Anfavea reporta esses números, mas não explica por que a produção caiu enquanto as vendas subiram. Pode ser gestão de estoque, pode ser que algumas fábricas tenham parado para manutenção. O dado está confirmado, mas a causa não está.
E quanto à Argentina? Parece ser a salvação das exportações.
A Argentina é importante, sim. O mercado interno argentino cresceu nos últimos meses, e isso puxou as exportações brasileiras para cima — 26,2% de crescimento anual. Mas é um apoio que pode ser frágil se a economia argentina desacelerar.
Verdade. E note que perdemos a Colômbia, que era o terceiro maior destino. Então estamos trocando um mercado por outro, não ganhando mercado novo. O crescimento das exportações é real, mas a base está mais estreita.
A taxa Selic em 15% é realmente o maior problema?
Segundo Calvet, sim. Juros altos encarecem o crédito para quem quer comprar carro, e isso restringe as operações do setor. É o fator macroeconômico mais imediato.
É o que ele diz, e faz sentido economicamente. Mas não temos dados específicos de quantos compradores deixaram de comprar por causa da Selic, ou quanto ela impactou a produção. É uma análise válida, mas é uma atribuição, não uma medição.
El Pulso
- A Selic em 15% ao ano encarece o crédito e comprime a demanda doméstica, funcionando como um freio estrutural sobre todo o setor automotivo.
- O encerramento do acordo comercial Brasil-Colômbia eliminou o terceiro maior destino das exportações brasileiras, abrindo um vazio difícil de preencher.
- As vendas de 243,2 mil veículos em setembro cresceram 7,9% ante agosto, sugerindo recuperação do consumo — mas o ganho anual de apenas 2,9% revela que o fôlego ainda é contido.
- A produção recuou 1,5% na comparação mensal, mesmo com o acumulado do ano atingindo 2 milhões de unidades — marca que historicamente só chegava na segunda quinzena de outubro.
- As exportações saltaram 26,2% na comparação anual, com a Argentina emergindo como principal válvula de escape para a capacidade produtiva brasileira.
O setor automotivo brasileiro encerrou setembro com um retrato ambíguo: as vendas avançaram com vigor, sinalizando algum fôlego do consumo interno, enquanto a produção recuou nas fábricas — tensão que revela os limites impostos por juros elevados e rupturas comerciais. A Anfavea celebrou a marca de 2 milhões de unidades produzidas no ano, antecipando um feito histórico, mas o presidente da entidade não poupou palavras sobre os obstáculos que ainda pesam sobre a indústria. No horizonte, a Argentina surge como porto inesperado, absorvendo parte da produção que perdeu espaço com o fim do acordo comercial com a Colômbia.
O mercado automotivo brasileiro apresentou um quadro misto em setembro: vendas em alta, produção em queda. Os dados divulgados pela Anfavea revelam uma indústria pressionada por fatores macroeconômicos, mas com algumas janelas abertas no exterior.
Foram comercializados 243,2 mil veículos no mês — crescimento de 7,9% ante agosto e de 2,9% em relação a setembro de 2024. A retomada mensal sugere algum aquecimento do consumo doméstico, embora o ganho anual permaneça modesto. Já a produção seguiu caminho inverso: as fábricas fabricaram 243,4 mil unidades, recuo de 1,5% frente a agosto. Ainda assim, o presidente da Anfavea, Igor Calvet, destacou que o setor atingiu 2 milhões de unidades produzidas no acumulado do ano — patamar que historicamente só era alcançado na segunda quinzena de outubro.
Calvet não escondeu as dificuldades. A Selic em 15% ao ano torna o crédito caro e restringe a demanda, enquanto o fim do acordo comercial com a Colômbia — terceiro maior destino das exportações brasileiras — fechou um canal relevante de escoamento da produção.
As exportações, porém, encontraram alento na Argentina. Com o mercado interno argentino em expansão, as vendas externas avançaram 26,2% na comparação anual, totalizando 52,5 mil veículos exportados em setembro. O vizinho sul-americano emerge como compensador parcial das perdas comerciais em outros mercados.
O setor vive uma encruzilhada: o mercado doméstico respira com dificuldade, a produção recua mês a mês apesar dos ganhos anuais, e o comércio exterior encontra fôlego em um vizinho enquanto perde espaço em outro. Os juros elevados e a ruptura com a Colômbia marcam os contornos mais duros desse cenário.
O mercado automotivo brasileiro apresentou um quadro misto em setembro: as vendas subiram com força, mas a produção encolheu. Os números divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores na quarta-feira mostram uma indústria pressionada por fatores macroeconômicos, ainda que algumas portas estejam se abrindo no exterior.
Em setembro, foram comercializados 243,2 mil veículos — carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus somados. Isso representou um avanço de 7,9% em relação a agosto. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, o crescimento foi mais modesto: 2,9%. A recuperação mensal sugere alguma retomada do consumo doméstico, mas o ganho anual permanece contido.
A produção, porém, seguiu trajetória oposta. As fábricas brasileiras reduziram a fabricação em 1,5% de agosto para setembro, chegando a 243,4 mil unidades. Esse recuo mensal contrasta com o desempenho anual: comparado a setembro de 2024, a produção cresceu 5,8%. O presidente da Anfavea, Igor Calvet, destacou que a indústria atingiu a marca de 2 milhões de unidades produzidas no acumulado do ano — um patamar que historicamente só era alcançado na segunda quinzena de outubro. O feito sugere que, apesar dos obstáculos, o setor mantém ritmo acelerado quando visto em perspectiva anual.
Mas Calvet não escondeu as dificuldades. A taxa Selic mantida em 15% ao ano funciona como um freio nas operações do setor, tornando o crédito caro e restringindo a demanda. Além disso, o encerramento do acordo comercial entre Brasil e Colômbia — que era o terceiro principal destino das exportações brasileiras — removeu um canal importante de escoamento da produção.
As exportações, contudo, apresentaram um brilho diferente. Impulsionadas pelo crescimento do mercado interno argentino nos últimos meses, as vendas externas avançaram 26,2% em setembro na comparação anual. Foram 52,5 mil veículos exportados no mês. A Argentina emergiu como compensadora parcial das perdas comerciais em outros mercados, oferecendo demanda que absorve parte da capacidade produtiva brasileira.
O cenário que emerge é o de uma indústria em encruzilhada: o mercado doméstico respira, mas com dificuldade; a produção recua mês a mês, ainda que o ano acumule ganhos; e o comércio exterior encontra alento em um vizinho, enquanto portas se fecham em outro. A taxa de juros elevada permanece como a sombra mais longa sobre as operações, enquanto a perda do mercado colombiano marca o custo real das tensões comerciais.
Citas Notables
Atingimos nesta semana uma produção de 2 milhões de unidades de veículos no Brasil no acumulado do ano. Essa marca, costumeiramente, só era atingida na segunda quinzena de outubro.— Igor Calvet, presidente da Anfavea
A manutenção da taxa Selic em 15% ao ano restringe muito as operações do setor.— Igor Calvet, presidente da Anfavea