Quase dezoito anos após a morte de Francisco de Sousa Costa em São Miguel do Tapuio, o Tribunal Popular do Júri se prepara para julgar Milton Sérgio Amaro da Silva por um crime que, segundo a acusação, nasceu de uma dívida tão pequena quanto o valor de um picolé. O caso condensa uma das tensões mais antigas da condição humana: a distância vertiginosa entre uma ofensa menor e uma consequência irreversível. Em 4 de maio, cidadãos comuns serão chamados a distinguir premeditação de autodefesa — e a decidir o peso moral de um gesto que não pode ser desfeito.
Tribunal julga acusado de matar homem em briga por dívida de picolé
você não me paga, mas depois eu te pego
Como é possível que um crime de 2005 só agora chegue a julgamento? Dezoito anos é muito tempo.
O sistema de justiça funciona assim. Há investigação, denúncia, recursos, atrasos processuais. Não é rápido.
Mas a gente não sabe exatamente por que demorou tanto. A reportagem não explica isso.
Certo. Então o que sabemos com certeza sobre aquele dia?
Que Milton matou Francisco com um facão. Isso ninguém discute. A questão é por quê.
E aí está o problema. Temos duas versões completamente diferentes. A acusação diz que foi pela dívida do picolé. A defesa diz que foi legítima defesa após uma colisão.
Qual versão tem mais evidência?
A reportagem não diz. Ela apresenta o que o MP alega e o que Milton alega. Mas não há detalhes sobre testemunhas, perícia, ou qualquer coisa que pudesse resolver isso.
Exatamente. A gente sabe que houve uma ameaça registrada na denúncia — você não me paga, mas depois eu te pego — mas não sabemos se há testemunhas disso.
E a motocicleta? Houve mesmo uma colisão?
Milton diz que sim. Mas a acusação não menciona isso como fato estabelecido. Ela apenas diz que o crime ocorreu em decorrência da cobrança do picolé.
O que significa que a colisão pode ser uma invenção de Milton, ou pode ser verdade mas irrelevante para a acusação, ou pode ser o que realmente aconteceu. Não sabemos.
Então o júri vai ter que decidir com base em quê?
Em provas, testemunhas, perícia. Tudo isso será apresentado no julgamento de quinta-feira.
Mas nós, leitores, não vamos saber nada disso até depois. A reportagem é só o anúncio do julgamento, não uma investigação do crime.
Der Puls
- Uma ameaça proferida no dia anterior — 'você não me paga, mas depois eu te pego' — transformou uma cobrança banal em prenúncio de morte.
- No dia 28 de fevereiro de 2005, às 16h30, um facão encerrou a vida de Francisco de Sousa Costa, deixando uma família e uma comunidade diante de um luto que o tempo não resolveu.
- A defesa contrapõe à narrativa da acusação uma versão radicalmente diferente: uma colisão de trânsito, uma agressão iniciada pela vítima e um golpe desferido em desespero de autopreservação.
- Acusação e defesa disputam não apenas os fatos, mas o próprio sentido do confronto — premeditação fria de um lado, reação instintiva do outro.
- Após quase duas décadas de espera, o julgamento marcado para 4 de maio coloca nas mãos de jurados comuns a tarefa de separar culpa de circunstância.
Quase dezoito anos após a morte de Francisco de Sousa Costa em São Miguel do Tapuio, o Tribunal Popular do Júri se prepara para julgar Milton Sérgio Amaro da Silva por um crime que, segundo a acusação, nasceu de uma dívida tão pequena quanto o valor de um picolé. O caso condensa uma das tensões mais antigas da condição humana: a distância vertiginosa entre uma ofensa menor e uma consequência irreversível. Em 4 de maio, cidadãos comuns serão chamados a distinguir premeditação de autodefesa — e a decidir o peso moral de um gesto que não pode ser desfeito.
O Tribunal Popular do Júri de São Miguel do Tapuio agendou para 4 de maio o julgamento de Milton Sérgio Amaro da Silva, acusado de matar Francisco de Sousa Costa em fevereiro de 2005. O ponto de partida da acusação é desconcertantemente simples: uma cobrança de picolé não paga que escalou até o irreversível.
Segundo o Ministério Público, um dia antes da morte Milton cobrou de Francisco o valor do picolé. Francisco negou a dívida e, sem troco, prometeu pagar depois. Milton respondeu com uma ameaça direta. No dia seguinte, 28 de fevereiro, às 16h30, pegou um facão e matou Francisco. A denúncia é de homicídio qualificado, sustentada na motivação fútil e na ameaça prévia como evidência de premeditação.
A defesa apresenta uma versão inteiramente distinta. Milton afirma que naquele dia havia consumido álcool e conduzia uma motocicleta quando colidiu com a bicicleta de Francisco. Irritado com o acidente, Francisco teria partido para a agressão com um facão. Milton diz ter conseguido tomar a arma e que o golpe fatal foi um ato de legítima defesa, não de vingança.
A colisão entre as duas narrativas é o coração do julgamento: para a acusação, a briga de trânsito é detalhe secundário numa história de dívida e ameaça; para a defesa, é o único gatilho real. Quase dezoito anos depois do crime, um júri popular terá de decidir qual versão merece ser chamada de verdade.
O Tribunal Popular do Júri de São Miguel do Tapuio marcou para o dia 4 de maio o julgamento de Milton Sérgio Amaro da Silva, acusado de matar Francisco de Sousa Costa em fevereiro de 2005. O crime, segundo a acusação, nasceu de uma cobrança de picolé não paga — um detalhe que transformou uma transação trivial em tragédia.
Os fatos, conforme a denúncia do Ministério Público, começaram um dia antes da morte. Milton cobrou de Francisco o valor de um picolé. Francisco disse que não devia nada. Diante da insistência, a vítima ofereceu pagar depois, alegando não ter dinheiro trocado no momento. Milton respondeu com uma ameaça: você não me paga, mas depois eu te pego. Essa conversa, registrada na acusação, estabeleceu o pano de fundo para o que viria a seguir.
No dia 28 de fevereiro de 2005, às 16h30, Milton pegou um facão e matou Francisco. A acusação é de homicídio qualificado. O Ministério Público sustenta que o crime foi motivado pela dívida do picolé e pela recusa de Francisco em pagar.
A defesa de Milton, porém, conta uma história diferente. Ele nega que o crime tenha origem na cobrança do picolé. Segundo sua versão, naquele dia havia bebido álcool e estava conduzindo uma motocicleta quando colidiu com uma bicicleta pilotada por Francisco. A vítima, irritada com o acidente, teria tentado agredi-lo com um facão. Milton diz que conseguiu tomar a arma de Francisco e que o golpe fatal foi desferido em legítima defesa.
A colisão entre motocicleta e bicicleta, portanto, é o ponto de divergência central. Para a acusação, é um detalhe menor em uma história de dívida e ameaça. Para a defesa, é o gatilho real do confronto que terminou em morte. Um lado vê premeditação; o outro, autodefesa em um momento de perigo.
O julgamento ocorrerá na Comarca da Vara Única de São Miguel do Tapuio, na próxima quinta-feira, às 9h30. Quase dezoito anos se passaram desde o crime. Agora, o tribunal popular — composto por cidadãos comuns — terá de decidir se Milton agiu em legítima defesa ou se matou Francisco por causa de um picolé não pago.
Bemerkenswerte Zitate
Um dia antes do crime, o acusado teria feito a cobrança de um picolé à vítima, e esta disse que nada devia. Porém relata-se que ante a insistência do acusado, a vítima teria dito que iria pagar depois pelo picolé, pois no momento encontrava-se sem dinheiro trocado, tendo o infrator ameaçado a vítima dizendo: você não me paga, mas depois eu te pego.— Ministério Público, na denúncia