Títulos de longo prazo e debêntures de infraestrutura lideram rentabilidade em julho

Títulos de longo prazo recompensam quem aposta na paciência
Em julho, papéis do Tesouro com vencimento acima de cinco anos avançaram 3,24%, mais que o triplo dos de curto prazo.
Mark

Por que os títulos de longo prazo subiram tanto mais que os de curto prazo em julho? Parece uma diferença desproporcional.

Mimi

Porque o mercado estava precificando uma queda de juros. Quando você espera que as taxas caiam, os papéis com vencimento mais distante ganham muito mais valor. É matemática pura de renda fixa.

Luke

Mas espera — essa expectativa de corte de juros do Federal Reserve era confirmada ou era apenas uma aposta?

Mimi

Era expectativa. O Banco Central americano ainda não tinha cortado. Mas havia sinais suficientes para o mercado começar a precificar isso.

Mark

E o congelamento de recursos do governo brasileiro — isso ajudou porque sinalizava controle de gastos?

Mimi

Exatamente. Menos gasto público significa menos pressão inflacionária, o que torna os títulos indexados à inflação mais atraentes.

Luke

Mas um congelamento de recursos é uma coisa temporária, certo? Não é uma mudança estrutural na política fiscal.

Mimi

Verdade. É um sinal, não uma garantia. Mas sinais importam no mercado de renda fixa.

Mark

As debêntures de infraestrutura subiram quase tanto quanto os títulos públicos. Por quê?

Mimi

Porque também são papéis de longo prazo e também se beneficiaram da expectativa de juros mais baixos. Além disso, infraestrutura é um setor que atrai investimento quando há confiança no crescimento.

Luke

Mas a rentabilidade das debêntures pós-fixadas foi menor em julho — 1,25% — enquanto acumulam 8,28% no ano. Isso significa que o ganho delas veio principalmente de antes de julho, quando os juros ainda estavam subindo?

Mimi

Sim. As pós-fixadas ganham quando os juros sobem. Quando começam a cair, elas perdem ritmo.

  • Títulos de longo prazo (IMA-B 5+) subiram 3,24% em julho — mais que o triplo dos papéis de prazo curto, que avançaram apenas 0,91%.
  • Dois gatilhos moveram o mercado: o congelamento de gastos pelo governo brasileiro e a crescente expectativa de que o Federal Reserve iniciaria um ciclo de corte de juros.
  • Debêntures de infraestrutura isentas de IR também se destacaram, com ganho de 2,23%, sinalizando que a reprecificação favorável não ficou restrita aos títulos públicos.
  • O índice geral de debêntures (IDA) acumulava 6,84% no ano, enquanto o IMA geral de títulos públicos marcados a mercado chegava a 3,81% — o quadro amplo confirmava a tendência.
  • O mercado estava, na prática, premiando paciência: quem mantinha dinheiro alocado por prazos mais longos saía na frente, invertendo o padrão dos meses de alta de juros.

Em julho, o mercado brasileiro de renda fixa ofereceu uma lição antiga: quem aceita esperar mais, tende a colher mais. Os títulos públicos indexados à inflação com vencimento superior a cinco anos avançaram 3,24%, impulsionados pela expectativa de corte de juros nos Estados Unidos e por sinais de disciplina fiscal do governo federal. O movimento revelou uma reconfiguração silenciosa das expectativas — investidores que resistiram à turbulência dos meses anteriores começaram a ver o horizonte se abrir.

Em julho, o mercado de renda fixa brasileiro recompensou quem apostava no longo prazo. Os títulos do Tesouro indexados à inflação com vencimento superior a cinco anos — rastreados pelo índice IMA-B 5+ da Anbima — avançaram 3,24% no mês, deixando para trás praticamente todas as outras classes de renda fixa. Os papéis de prazo mais curto, de até cinco anos, subiram apenas 0,91%.

Dois fatores explicavam o movimento. O governo federal havia sinalizado controle de gastos com um congelamento orçamentário, e crescia a expectativa de que o Federal Reserve americano começaria a reduzir suas taxas de juros. Segundo o economista Marcelo Cidade, da Anbima, essa combinação permitiu uma reprecificação mais favorável exatamente para os títulos de prazo mais longo — os que mais sofrem em ciclos de alta e mais ganham quando os juros cedem.

No crédito privado, o padrão se repetiu. Papéis prefixados com vencimento acima de um ano renderam 1,55%, contra 0,94% dos de curto prazo. As debêntures de infraestrutura isentas de IR avançaram 2,23%, enquanto os papéis corporativos sem incentivo fiscal ficaram em 1,94%. As debêntures pós-fixadas renderam 1,25% no mês, mas lideravam o acumulado do ano com 8,28%.

O que estava em curso era uma reconfiguração de expectativas. Investidores que haviam sido penalizados durante meses de juros em alta viam uma janela se abrir: se o Fed cortasse juros e o governo mantivesse a disciplina fiscal, os papéis longos poderiam continuar se valorizando. Era o mercado premiando paciência — o oposto exato do que havia acontecido nos meses anteriores.

Em julho, o mercado de renda fixa brasileiro recompensou quem apostava no longo prazo. Os títulos do Tesouro indexados à inflação com vencimento superior a cinco anos — aqueles que a Anbima rastreia no índice IMA-B 5+ — avançaram 3,24% no mês, disparando na frente de praticamente todas as outras classes de investimento de renda fixa. Era mais que o triplo do ganho registrado pelos papéis de inflação com prazo de até cinco anos, que subiram apenas 0,91%.

O movimento refletia duas mudanças importantes no cenário econômico. Primeiro, o governo federal havia anunciado um congelamento de recursos orçamentários, sinalizando controle de gastos. Segundo, havia crescente expectativa de que o Federal Reserve americano começasse a reduzir suas taxas de juros. Marcelo Cidade, economista da Anbima, explicou que essa combinação permitiu uma reprecificação mais favorável justamente para os títulos de prazo mais longo — aqueles que mais sofrem quando as taxas de juros sobem e mais ganham quando caem.

No segmento de crédito privado, o padrão se repetiu. Os papéis prefixados com vencimento acima de um ano renderam 1,55% em julho, enquanto os de curto prazo ficaram em 0,94%. A diferença era clara: o mercado estava precificando um ambiente de juros em queda, e quem tinha dinheiro preso por mais tempo sairia ganhando.

Mas o destaque do mês não ficou apenas nos títulos públicos. As debêntures de infraestrutura — papéis emitidos por empresas para financiar projetos de longo prazo — também tiveram performance notável. O índice de debêntures incentivadas da Anbima, que rastreia esses papéis isentos de imposto de renda, avançou 2,23% em julho. Os papéis corporativos sem incentivo fiscal ficaram um pouco atrás, com 1,94%. Já as debêntures pós-fixadas, que acompanham a taxa de juros, renderam 1,25% no mês, mas acumulavam o melhor resultado do ano até então, com 8,28%.

Quando se olha para o quadro geral, os números confirmam a tendência. O Índice de Mercados da Anbima, que reflete todos os títulos públicos marcados a mercado, rendeu 1,36% em julho e acumulava 3,81% no ano. O índice geral de debêntures (IDA), que engloba todas as classes de papéis corporativos, subiu 1,64% no mês e 6,84% no acumulado anual.

O que estava acontecendo era uma reconfiguração das expectativas. Investidores que haviam sido queimados por meses de alta de juros — quando títulos de longo prazo perdiam valor — agora viam uma janela se abrir. Se os juros americanos realmente caíssem, e se o governo brasileiro mantivesse a disciplina fiscal, os papéis de prazo mais longo poderiam continuar apreciando. Era um movimento que recompensava paciência e horizonte de investimento estendido, exatamente o oposto do que havia acontecido nos meses anteriores.

O anúncio de congelamento de recursos por parte do governo e a expectativa de que o banco central dos EUA reduza os juros permitiu uma reprecificação mais favorável dos títulos de longo prazo
— Marcelo Cidade, economista da Anbima
Möchten Sie die ganze Geschichte? Das Original lesen bei InfoMoney ↗
Kontakt FAQ