Thiago Ávila relata prisões em Israel a Chico Buarque e confirma pré-candidatura

Thiago Ávila foi preso em duas ocasiões e relata ter sofrido maus tratos por parte do exército de Israel.
Transformar o que foi vivido nas águas em voz que ecoará nas galerias
Ávila busca levar sua experiência de ativista para dentro das instituições políticas como pré-candidato ao Congresso.
Mark

Por que Chico Buarque especificamente? Por que não apenas um jornalista ou um político?

Mimi

Porque Chico é alguém que a sociedade já escuta quando fala sobre injustiça. Sua presença transforma um depoimento em testemunho cultural.

Mark

Ávila foi preso duas vezes. O que isso significa para uma pré-candidatura?

Mimi

Significa que ele não está pedindo desculpas por suas convicções. Está dizendo: isso é quem sou, e quero representar isso no Congresso.

Mark

As flotilhas para Gaza — isso é perigoso?

Mimi

Extremamente. Você está desafiando bloqueios, confrontando militares, colocando seu corpo onde o poder diz que você não deveria estar.

Mark

E os maus tratos que relata — por que não denunciar diretamente à ONU ou à imprensa internacional?

Mimi

Ele está fazendo isso também. Mas há algo diferente em contar para Chico Buarque, para jornalistas brasileiros, para ativistas que conhecem seu rosto. Torna real de um jeito que relatórios internacionais às vezes não conseguem.

Mark

Qual é o risco político dessa candidatura?

Mimi

Que seja marginalizado como radical, que a máquina política o ignore, que a sociedade não esteja pronta para eleger alguém que pagou esse preço.

Mark

E se for eleito?

Mimi

Então o Brasil terá um deputado que conhece Gaza não por documentários, mas por ter estado lá, preso, sofrendo. Isso muda o que é possível dizer no Congresso.

  • Preso duas vezes durante missões humanitárias a Gaza e Cuba, Thiago Ávila carrega no corpo a evidência do que custa escolher estar do lado errado do poder.
  • O relato de maus tratos por parte do exército israelense, feito diante de Chico Buarque, deixou de ser um depoimento privado para se tornar uma denúncia com alcance público e cultural.
  • A presença de jornalistas do Brasil 247 e de ativistas ao lado de uma das maiores vozes artísticas do país cria uma pressão simbólica que ultrapassa os círculos militantes.
  • Ávila confirmou sua pré-candidatura a deputado federal, apostando que a experiência vivida nas flotilhas pode se converter em mandato e em política de direitos humanos.
  • A trajetória do ativista coloca uma pergunta incômoda ao Brasil: o país que o mandou preso é o mesmo que o elegeria para representá-lo no Congresso?

Na tarde de uma sexta-feira de julho, o ativista humanitário Thiago Ávila sentou-se diante de Chico Buarque para contar o que é ser preso duas vezes por escolher estar do lado da ajuda humanitária. O encontro, realizado na casa da advogada Carol Proner no Rio de Janeiro, transformou um relato pessoal de maus tratos pelo exército israelense em um ato público de denúncia — amplificado pelo peso cultural e moral do compositor. Ávila, coordenador da Coalizão da Flotilha da Liberdade de Gaza, confirmou também sua pré-candidatura ao Congresso, sinalizando que pretende levar para dentro das instituições o que viveu nas águas e nas prisões.

Thiago Ávila chegou à casa da advogada Carol Proner na sexta-feira, 17 de julho, com histórias que precisavam de uma voz capaz de ampliá-las. O ativista humanitário brasileiro, coordenador internacional da Coalizão da Flotilha da Liberdade de Gaza, havia marcado encontro com Chico Buarque — o compositor que há décadas usa a música para dizer o que o poder preferiria calar.

Ao redor da mesa estavam também as jornalistas Hildegard Angel e Regina Zappa, do Brasil 247, e as ativistas Vagna Barreto, Nathalia Accioly e Ariadne Telles. Todos ali para ouvir quem havia estado onde poucos brasileiros estiveram: a bordo de flotilhas que navegaram em direção a Gaza e Cuba levando ajuda humanitária — e enfrentando as consequências dessa escolha.

Ávila foi preso duas vezes durante essas missões. Diante de Buarque e dos demais presentes, descreveu com minúcia as prisões e os maus tratos sofridos nas mãos do exército israelense. Não era um depoimento abstrato sobre direitos internacionais — era um relato encarnado do que significa pagar o preço pessoal de estar do lado certo da história.

O encontro tinha também um propósito político concreto: Ávila confirmou sua pré-candidatura ao Congresso Nacional, buscando transformar a experiência vivida em mandato. A presença de Chico Buarque — figura de peso cultural e moral inegável no Brasil — projetou essa candidatura para além dos círculos ativistas. Quando um artista de renome senta para ouvir alguém, a conversa deixa de ser privada.

O que Ávila levava para a mesa era também uma pergunta sobre qual Brasil se quer construir — um que reconhece a dignidade de quem sofre além de suas fronteiras e está disposto a enviar seus filhos em barcos para testemunhar. A pré-candidatura representa a tentativa de levar essa experiência para dentro das instituições, de transformar o que foi vivido nas águas e nas prisões em voz que ecoe nos corredores do poder.

Thiago Ávila chegou à casa da advogada Carol Proner na sexta-feira, 17 de julho, carregando histórias que precisavam ser ouvidas por alguém que soubesse transformá-las em voz. O ativista humanitário brasileiro, coordenador internacional da Coalizão da Flotilha da Liberdade de Gaza, havia marcado encontro com Chico Buarque — o compositor que há décadas usa a música para falar sobre o que o poder preferiria silenciar.

O encontro reuniu mais do que dois homens em uma sala. Ao lado de Ávila estavam as jornalistas Hildegard Angel e Regina Zappa, do Brasil 247, e as ativistas Vagna Barreto, Nathalia Accioly e Ariadne Telles. Todos ali para ouvir o relato de quem havia estado onde poucos brasileiros estiveram: a bordo de flotilhas que navegaram para levar ajuda humanitária a Gaza e Cuba, enfrentando as consequências dessa escolha.

Thiago Ávila não era um observador distante. Ele havia sido preso duas vezes durante essas missões. Naquela sexta-feira, diante de Buarque e dos demais presentes, descreveu com minúcia o que havia vivido nas mãos do exército israelense — as prisões, os maus tratos, os detalhes que transformam números em experiência humana. Não era um depoimento abstrato sobre direitos internacionais. Era um relato pessoal, encarnado, do que significa estar do lado errado do poder quando se escolhe estar do lado certo da história.

O encontro tinha também um propósito político imediato. Ávila confirmou naquela ocasião sua pré-candidatura ao Congresso Nacional, buscando transformar sua experiência em mandato. A presença de Chico Buarque — figura de peso cultural e moral no Brasil — amplificava o alcance dessa candidatura além dos círculos ativistas. Quando um artista de renome internacional senta para ouvir alguém, a conversa deixa de ser privada. Ela se torna um ato público.

O que Ávila levava para a mesa não era apenas denúncia. Era também uma pergunta sobre qual Brasil se quer construir: um que se importa com o que acontece além de suas fronteiras, que reconhece a dignidade de quem sofre em Gaza, que está disposto a enviar seus filhos em barcos para testemunhar e ajudar. E uma pergunta sobre qual política pode acolher quem fez essas escolhas — quem pagou o preço pessoal de estar onde a consciência o chamou.

A pré-candidatura de Ávila ao Congresso representa uma tentativa de levar essa experiência para dentro das instituições, de transformar o que foi vivido nas águas e nas prisões em legislação, em voz que ecoará nas galerias do Palácio do Planalto. Resta saber se o Brasil que o elegeria é o mesmo Brasil que o mandou preso.

Thiago Ávila relatou com minúcia suas prisões e maus tratos por parte do exército de Israel
— Contexto do encontro com Chico Buarque
Contact Us FAQ