Sel d'Ipanema funciona bem se você ganha em euros

Preço para turista? É ou não é?
A reflexão final sobre uma cerveja que custou R$ 25 no Sel d'Ipanema, resumindo o público-alvo do estabelecimento.
Mark

Por que você foi tão duro com o lugar? Parece bonito, tem localização privilegiada.

Mimi

Bonito é. Mas beleza não paga a conta. O problema é que o cardápio não toma risco nenhum — é tudo muito óbvio, muito seguro.

Mark

Mas o atum selado foi bom, certo?

Mimi

Foi, mas por quê? Porque é atum. É difícil estragar atum. O diferencial era a crosta de milho em vez de gergelim, e pronto. Não é criatividade, é um detalhe.

Mark

E os preços? R$ 25 numa cerveja parece muito?

Mimi

Para uma Corona long neck, numa praia carioca, para turista? Não é absurdo. Mas é o padrão de tudo ali. Você está pagando pela vista, pela música, pela experiência de estar em Ipanema. Não está pagando por comida boa.

Mark

Então não vale a pena ir?

Mimi

Vale se você é turista e quer tirar uma foto bonita. Vale se você ganha em dólar ou euro. Para quem mora aqui e ganha em real? Não. Tem muita coisa melhor por menos dinheiro.

  • Os preços acima da média e o cardápio padronizado sinalizam desde o início que o lugar não foi pensado para o carioca comum.
  • Vendedores ambulantes já internalizaram a lógica do espaço e abordam os clientes em espanhol e inglês, transformando a orla em vitrine para o turismo.
  • A qualidade dos pratos oscila entre o satisfatório e o decepcionante: o salmão agrada, o fish and chips decepciona, e o cheeseburger chega mal passado quando pedido ao ponto.
  • O atum selado com crosta de milho torrado surge como o único momento de real acerto culinário em meio a escolhas previsíveis.
  • A crítica encerra a experiência com uma cerveja gelada cujo preço só descobre depois — metáfora perfeita de um lugar onde a surpresa costuma vir na conta.

À beira da praia mais famosa do Rio, um quiosque administrado por rede internacional oferece cenário irresistível e cardápio seguro a quem chega de longe com moeda forte. O Sel d'Ipanema não esconde sua vocação: é um lugar feito para o olhar do estrangeiro, onde o pôr do sol vale mais do que a comida no prato. Nessa tensão entre paisagem e substância, a crônica gastronômica revela algo maior — a cidade que se vende ao visitante enquanto cobra do morador o preço da exclusão.

Sentada de frente para a areia de Ipanema, a crítica percebe rapidamente que o Sel d'Ipanema não foi concebido para ela. O quiosque, operado por uma rede internacional de hotéis numa das faixas mais privilegiadas da orla carioca, entrega ambiente rústico e charmoso, música suave e frutos do mar — cenário irresistível para turistas de primeira viagem. Os vendedores ambulantes já mapearam o território e circulam entre as mesas oferecendo cangas e bugigangas em espanhol e inglês.

As entradas revelam a lógica do lugar. O salmão defumado com maionese de abacate, manga e picles de cebola roxa chega bem apresentado e agrada — embora sem surpresas. O fish and chips, por outro lado, decepciona: tilápia congelada excessivamente salgada e batatas murchas cobertas de grana padano por R$ 90. Entre uma recusa educada a vendedor e outra, o atum selado semicru com crosta de milho torrado e pico de gallo se destaca como o melhor prato do dia — no ponto certo, com acidez bem-vinda.

O cheeseburger chega bem passado quando pedido ao ponto para mal passado. O brioche e a maionese verde salvam o que podem, mas o sanduíche é deixado pela metade. Ao redor, franceses, nova-iorquinos e grupos de língua espanhola bebericam despreocupados. A crítica pede uma cerveja sem consultar o preço — uma Corona long neck a R$ 25 — e encerra ali sua experiência no autodenominado beach club jovem e trendy.

A conclusão é direta: o Sel d'Ipanema é um lugar bonito, possivelmente deslumbrante ao pôr do sol, mas recomendado sobretudo a quem recebe em euros ou dólares e não deposita grandes expectativas no que vai comer. Os preços, por si sós, já dizem tudo sobre o público que o estabelecimento escolheu servir.

Sentei-me numa mesa de frente para a areia do Sel d'Ipanema, em Ipanema, e logo percebi que o lugar não era feito para mim. O quiosque, administrado por uma rede internacional de hotéis, fica numa das melhores faixas da orla carioca, com mesas e poltronas rústicas quase tocando a praia, música suave, drinques e frutos do mar. Para um turista de primeira viagem, especialmente alguém vindo de um lugar sem praia, o cenário é irresistível. Mas o Sel d'Ipanema é claramente focado neles — nos estrangeiros. Os preços ficam acima da média, o cardápio é seguro e padronizado, sem margem para criatividade. Quem está de passagem adora. Os vendedores ambulantes já mapearam o território e fazem fila para oferecer cangas, paçocas e bugigangas em espanhol e inglês para quem está sentado na parte aberta para a areia.

Comecei pedindo duas entradas. O salmão defumado com maionese de abacate, manga e picles de cebola roxa (R$ 80) chegou com uma apresentação bonita, frutas e maionese coloridas contrastando com o roxo da cebola. Salmão defumado não tem muito erro — estava gostoso, como estaria se eu tivesse comprado no supermercado — e as tortilhas de milho que o acompanhavam eram boas. O fish and chips (R$ 90), porém, decepcionou. Cinco tiras de tilápia congelada vieram muito salgadas, e a porção de batatas incluía rodelas murchas sob uma nuvem de grana padano.

Entre um "eu falo português, não sou turista, obrigada" a um vendedor e outro que me abordava, segui gastando. Pedi o atum selado semicru por R$ 120 — mais uma obviedade, mas com uma crosta de milho torrado no lugar do gergelim. Foi a melhor escolha do dia. O peixe estava no ponto certo, realmente semicru, com um toque de pico de gallo que trouxe uma acidez bem-vinda. Brócolis, couve-flor, batata, pimentões e um solitário tomate cereja assado ladeavam o atum.

O site da Orla Rio, concessionária que administra todos os quiosques das praias cariocas, descreve o Sel d'Ipanema como um "beach club jovem e trendy que transforma o despojado lifestyle carioca em uma grande experiência". Continuei a experiência com um cheeseburger e batatas fritas (R$ 75). Quem já comeu um cheeseburger bem passado quando pediu a carne ao ponto para mal passada conhece a frustração. O brioche era bom e a maionese verde era saborosa, mas a carne falava mais alto — estava exatamente como eu não queria. Deixei o sanduíche pela metade.

Decidi não arriscar uma sobremesa, apesar da tentação dos churros de doce de leite (R$ 45) e do mil-folhas de creme de coco com baunilha e calda de morangos (R$ 45). Ao meu redor, uma família de franceses, um grupo de jovens amigos de Nova York e outros gringos que falavam espanhol bebericavam de bem com a vida. Pedi uma cerveja sem ver o preço antes. Estava gelada. Só então encerrei minha experiência no beach club jovem e trendy. A cerveja, uma Corona long neck, custou R$ 25.

Saí de lá com a sensação de que o Sel d'Ipanema é um lugar belíssimo — no pôr do sol deve ser incrível — mas é mais indicado para quem recebe em euros ou dólares e quer badalar, sem grandes pretensões em relação ao que vai comer. Os preços não mentem sobre quem é o público-alvo. É ou não é preço para turista?

Beach club jovem e trendy que transforma o despojado lifestyle carioca em uma grande experiência
— Descrição do Sel d'Ipanema no site da Orla Rio
Fale Conosco FAQ