Na madrugada de um sábado em Moema, São Paulo, um jovem de 20 anos sem antecedentes criminais foi morto por quatro policiais militares que confundiram seu celular com uma arma. Gustavo Munis de Santana recebeu 27 dos 45 disparos efetuados em segundos — uma tragédia que coloca, mais uma vez, a questão sobre os limites do uso da força e o peso irreversível do erro humano fardado de autoridade.
Policiais disparam 45 vezes e matam jovem com celular em São Paulo
Vinte e sete disparos atingiram seu corpo na madrugada de sábado
Como é possível confundir um celular com uma arma em uma situação assim?
Segundo o relato policial, Gustavo saiu de uma área escura apontando o objeto na direção dos agentes. Mas o que importa é que era um celular — não havia arma.
Certo, mas precisamos ser precisos: a confusão aconteceu em uma área escura, de madrugada, durante uma abordagem de alto risco. Isso não justifica, mas explica por que o erro foi possível.
E quanto ao número de disparos? Quarenta e cinco tiros parece excessivo.
Quatro policiais atiraram simultaneamente. Um fez 14 disparos, outro 13, um terceiro 6 e o quarto 12. Vinte e sete projéteis atingiram Gustavo.
A questão é: havia protocolo de comunicação entre eles? Alguém gritou para parar? Essas informações não estão no boletim.
O que sabemos sobre Gustavo?
Tinha 20 anos, sem antecedentes criminais, morava com a mãe e as irmãs, fazia tratamento com antidepressivos.
Então a chamada inicial era sobre um homem transtornado ameaçando atirar contra si mesmo. Isso mudaria a abordagem?
Deveria, não é?
Teoricamente sim. Mas o boletim não detalha se os policiais foram informados sobre o estado mental de Gustavo antes da abordagem.
Exatamente. Há lacunas importantes entre o que foi registrado e o que realmente aconteceu.
Der Puls
- Às 2h45 de sábado, 45 tiros rasgaram a madrugada de Moema; 27 deles encerraram a vida de um jovem de 20 anos que segurava apenas um celular.
- A confusão começou com um chamado sobre homem transtornado — mas Gustavo não era uma ameaça: não tinha ficha criminal e fazia tratamento com antidepressivos.
- O gesto de estender os braços com um objeto escuro na mão bastou para que quatro policiais disparassem simultaneamente suas pistolas calibre .40.
- A família chegou ao local pela manhã e ficou ao lado do corpo por horas, enquanto a perícia mapeava cápsulas, fragmentos e marcas de impacto na fachada de um prédio.
- O caso foi registrado como 'resistência seguida de morte', classificação que já nasce contestada diante das circunstâncias reveladas pela investigação.
Na madrugada de um sábado em Moema, São Paulo, um jovem de 20 anos sem antecedentes criminais foi morto por quatro policiais militares que confundiram seu celular com uma arma. Gustavo Munis de Santana recebeu 27 dos 45 disparos efetuados em segundos — uma tragédia que coloca, mais uma vez, a questão sobre os limites do uso da força e o peso irreversível do erro humano fardado de autoridade.
Gustavo Munis de Santana tinha 20 anos quando quatro policiais militares dispararam 45 vezes em sua direção na madrugada de sábado, 10 de outubro, no bairro de Moema, Zona Sul de São Paulo. Vinte e sete projéteis atingiram seu corpo — na cabeça, no tórax, no abdômen, nos braços e nas pernas. Ele morreu na Alameda dos Guaramomis por volta das 2h45. O objeto que segurava era um celular, confundido pelos agentes com uma arma de fogo.
A ocorrência começou quando o Copom acionou a equipe para atender a um relato de homem transtornado que ameaçava atirar contra si mesmo. Ao avistarem Gustavo colocando a mão na cintura, os policiais interpretaram o gesto como ameaça. Ele correu por uma passarela e, ao sair de uma área escura, estendeu os braços apontando um objeto escuro — e os quatro dispararam ao mesmo tempo.
A perícia identificou quatro pontos de concentração de cápsulas calibre .40, recolheu 44 delas e encontrou 13 fragmentos de projéteis nas proximidades do corpo. A fachada do imóvel em frente ao local registrava cerca de dez marcas de impacto. Gustavo não tinha antecedentes criminais, morava com a mãe e as irmãs e fazia tratamento com antidepressivos. A família permaneceu ao seu lado durante horas antes de o corpo ser liberado ao IML, às 11h04.
O caso foi registrado como resistência e morte decorrente de intervenção policial. As polícias Civil e Militar investigam o ocorrido, enquanto a morte de um jovem sem histórico criminal — abatido por um celular confundido com arma — reacende o debate sobre protocolos de uso da força no estado de São Paulo.
Gustavo Munis de Santana tinha 20 anos quando quatro policiais militares dispararam 45 vezes em sua direção na madrugada de sábado, 10 de outubro, no bairro de Moema, na Zona Sul de São Paulo. Vinte e sete desses disparos atingiram seu corpo — na cabeça, no tórax, no abdômen, nos braços e nas pernas. Ele morreu no local, na Alameda dos Guaramomis, por volta das 2h45. Segundo o boletim de ocorrência, os agentes confundiram o celular que ele segurava com uma arma de fogo.
A sequência de eventos começou quando a Polícia Militar foi acionada pelo Centro de Operações (Copom) às 2h35 para atender a uma ocorrência envolvendo um homem que estaria transtornado e ameaçando atirar contra si mesmo. Os policiais se deslocaram até a Avenida Moreira Guimarães, altura do número 1.285, onde viram Gustavo colocando a mão na cintura. Interpretaram o gesto como uma possível ameaça. O jovem correu por uma passarela em direção à Alameda dos Guaramomis, e os agentes foram atrás dele. Quando saiu de uma área escura, estendeu os braços na direção dos policiais, apontando um objeto escuro. Naquele momento, os quatro dispararam suas pistolas calibre .40.
A perícia registrou a distribuição dos tiros com precisão. Um policial efetuou 14 disparos, outro fez 13, um terceiro realizou seis e o quarto, 12 — totalizando os 45 tiros. Os investigadores identificaram quatro pontos de concentração de cápsulas de munição calibre .40, indicando as posições dos policiais. Foram recolhidas 44 cápsulas nesses locais. Além disso, encontraram 13 fragmentos de projéteis e quatro fragmentos de tecido de colete à prova de balas nas proximidades do corpo. Na fachada do imóvel em frente ao local onde Gustavo foi encontrado, havia aproximadamente dez marcas de impacto e perfurações.
Gustavo não tinha antecedentes criminais. Segundo informações da Polícia Civil, morava com a mãe e as irmãs e fazia tratamento com antidepressivos. A família esteve no local durante a manhã e permaneceu ao lado do corpo. O corpo só foi liberado para o Instituto Médico-Legal às 11h04. A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou que as polícias Civil e Militar investigam o caso. A ocorrência foi registrada no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa como resistência e morte decorrente de intervenção policial.
Bemerkenswerte Zitate
Os agentes confundiram o celular que ele segurava com uma arma de fogo— Boletim de ocorrência da Polícia Militar