Na madrugada de um sábado em São Paulo, Gustavo Munis de Santana, 20 anos, foi morto com 27 tiros por policiais militares que confundiram seu celular preto com uma arma. O jovem, sem antecedentes criminais e em tratamento para depressão, deixou para trás uma família e uma pergunta que a sociedade brasileira conhece há muito tempo: onde termina o erro e começa a violência desproporcional do Estado?
PMs matam jovem com 27 tiros em Moema após confundir celular com arma
27 ferimentos de bala espalhados pela cabeça, rosto e tórax
Como é possível confundir um celular com uma arma em uma situação assim? Havia luz suficiente?
As câmeras corporais mostram Gustavo saindo de uma área escura. Os PMs estavam na rua, ele apontava algo na sua direção. Em segundos, 45 tiros foram disparados.
Mas o boletim diz que as imagens mostram isso — não sabemos ainda o que as câmeras realmente capturam ou como os PMs interpretaram o que viram naquele momento.
E quanto ao comportamento dele? Os PMs disseram que ele parecia transtornado.
Gustavo tomava medicamento para depressão. Familiares confirmaram isso. Mas o boletim também diz que ele não tinha antecedentes criminais, vivia com a mãe e as irmãs.
Então temos uma pessoa em crise emocional, possivelmente em sofrimento, e a resposta foi 45 disparos. Isso levanta perguntas sobre treinamento e protocolos de desescalação.
Quantos tiros atingiram o corpo dele?
27 ferimentos de bala — cabeça, rosto, tórax. Dos 45 disparos, 27 acertaram.
Isso significa que 18 tiros erraram o alvo ou atravessaram o corpo. Em uma área urbana residencial, à noite, com múltiplos policiais atirando simultaneamente. Há risco de bala perdida que não foi mencionado no boletim.
O que acontece agora?
Um inquérito policial militar vai analisar a conduta dos quatro PMs. As armas foram apreendidas para perícia.
Um inquérito interno. Precisamos saber se haverá investigação criminal independente e qual será o padrão de análise — se o foco será em justificar a ação ou em questionar se ela foi necessária.
El Pulso
- Quatro policiais militares dispararam 45 vezes contra um jovem de 20 anos em Moema, zona sul de São Paulo, na madrugada de sábado.
- O objeto confundido com uma arma era um telefone celular preto — Gustavo foi atingido 27 vezes, incluindo cabeça, rosto e tórax.
- Familiares revelaram que ele vivia com a mãe e as irmãs, tomava medicação para depressão e não tinha nenhum antecedente criminal.
- O caso foi registrado como resistência seguida de morte, classificação que historicamente protege agentes em ocorrências de uso letal de força.
- Um inquérito policial militar foi aberto e as quatro armas usadas foram apreendidas, mas a investigação ainda precisa responder se os disparos foram justificados.
Na madrugada de um sábado em São Paulo, Gustavo Munis de Santana, 20 anos, foi morto com 27 tiros por policiais militares que confundiram seu celular preto com uma arma. O jovem, sem antecedentes criminais e em tratamento para depressão, deixou para trás uma família e uma pergunta que a sociedade brasileira conhece há muito tempo: onde termina o erro e começa a violência desproporcional do Estado?
Na madrugada de 10 de outubro, Gustavo Munis de Santana, 20 anos, emergiu de uma área escura na alameda dos Guaramomis, em Moema, São Paulo. Segundos depois, quatro policiais militares abriram fogo. Ao todo, foram 45 disparos. Gustavo foi atingido 27 vezes — na cabeça, no rosto e no tórax.
Os PMs relataram que o jovem parecia transtornado, ameaçava atirar contra si mesmo e adotou postura ameaçadora ao apontar um objeto escuro na direção dos agentes. Esse objeto, identificado pela perícia, era um celular preto. Imagens das câmeras corporais dos policiais mostram Gustavo estendendo os braços em direção à rua antes de correr, se abrigar em outro imóvel e, ao sair, apontar o aparelho.
A família informou à polícia que Gustavo não tinha antecedentes criminais, morava com a mãe e as irmãs e estava em tratamento para depressão desde o ano anterior. O caso foi registrado como resistência e homicídio decorrente de oposição à intervenção policial — uma classificação que frequentemente encerra investigações antes de aprofundá-las.
Um inquérito policial militar foi aberto para analisar a conduta dos quatro agentes, e as armas utilizadas foram apreendidas para perícia. A morte de Gustavo aguarda agora uma resposta que sua família, e o país, já conhecem ser difícil de obter.
Na madrugada de sábado, 10 de outubro, Gustavo Munis de Santana, 20 anos, saiu de uma área escura junto à fachada de um imóvel na alameda dos Guaramomis, em Moema, na zona sul de São Paulo. O que aconteceu nos minutos seguintes deixaria um jovem morto com 27 ferimentos de bala espalhados pelo corpo — cabeça, rosto, tórax — e quatro policiais militares sob investigação por homicídio.
Segundo o relato dos PMs registrado no boletim de ocorrência, os agentes confundiram o aparelho celular que Gustavo segurava com uma arma de fogo. O caso envolveu quatro veículos da Polícia Militar e oito policiais no total. Desses oito, apenas quatro atiraram, disparando 45 vezes: um fez 14 disparos, outro 13, um terceiro 6, e o último 12. A perícia posterior identificou 27 ferimentos de bala no corpo da vítima.
O incidente começou por volta das 2h45. Imagens das câmeras corporais dos PMs, analisadas pela Polícia Civil, mostram Gustavo emergindo da área escura e estendendo os braços apontando algo na direção da rua, onde os policiais estavam posicionados. De acordo com o registro policial, os agentes afirmaram que Gustavo parecia transtornado e ameaçava atirar contra si próprio. Quando o primeiro veículo chegou, disseram que ele estava com a mão na cintura em postura ameaçadora.
O jovem então correu, atravessou uma passarela e se abrigou em uma área recuada de outro imóvel. Enquanto isso, dois veículos adicionais da Polícia Militar chegaram ao local. Quando Gustavo saiu do esconderijo e apontou um objeto escuro na direção dos policiais — identificado depois como um telefone celular preto — os agentes começaram a disparar.
O caso foi registrado no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa como resistência e homicídio decorrente de oposição à intervenção policial. Um inquérito policial militar será aberto para analisar a conduta dos quatro PMs envolvidos, e as quatro armas utilizadas na ação foram apreendidas para perícia.
Familiares informaram à polícia que Gustavo vivia com a mãe e as irmãs e tomava medicamento para depressão desde o ano anterior. Ele não tinha antecedentes criminais, conforme consta no boletim de ocorrência. A morte de um jovem sem histórico de envolvimento com a lei, confundido com uma ameaça armada enquanto segurava um celular, agora aguarda investigação sobre se os disparos foram justificados.
Citas Notables
Conforme relato dos PMs, eles teriam confundido o aparelho celular que Gustavo segurava com uma arma— Boletim de ocorrência da Polícia Militar
Familiares disseram que Gustavo vivia com a mãe e as irmãs e tomava medicamento para depressão desde o ano passado— Registro policial