O imperialismo regressivo e a ditadura: quando duas forças perigosas colidem

Êxodo de aproximadamente 8 milhões de pessoas da Venezuela devido ao colapso económico e repressão política; relatos de tortura, assassínios de manifestantes e detenções arbitrárias sob regime de Maduro.
O imperialismo regressa, mas desta vez com um autocrata descontrolado
A análise do conflito entre a intervenção americana na Venezuela e o regime de Maduro.
Mark

Como é que Portugal consegue navegar isto? Tem uma comunidade enorme lá dentro.

Mimi

Exatamente. Mais de meio milhão de pessoas, talvez mais. Muitos fugiram nos últimos anos. O Estado tem de ser cuidadoso, mas não pode ficar em silêncio.

Luke

Espera — os números são "entre 600 mil e 1,2 milhões". Isso é uma margem enorme. Sabemos realmente quantos portugueses estão lá?

Mimi

Não, não sabemos com precisão. É um dos problemas. Mas o ponto é que é uma comunidade significativa.

Mark

E o que é que Portugal deveria dizer?

Mimi

Que ambos os lados estão errados. Maduro destruiu o país — a ONU documentou tortura, assassínios, fraude eleitoral. Mas Trump não tem o direito de invadir.

Luke

A ONU documentou isto em dezembro? Que tipo de relatório?

Mimi

Um relatório sobre a situação geral no país. Repressão, detenções arbitrárias, relatos de tortura.

Mark

Então Maduro era realmente um ditador.

Mimi

Sim. Mas isso não justifica uma invasão americana sem aprovação do Congresso.

Luke

E o New York Times chamou a acusação de narcoterrorismo "ridícula"? Isso é uma citação direta?

Mimi

É um editorial deles, sim. O ponto é que a justificação oficial não aguenta escrutínio.

  • Trump ordenou um ataque à Venezuela e a captura de Maduro sem autorização do Congresso, violando simultaneamente o direito internacional e a lei americana.
  • A justificativa oficial de narcoterrorismo é amplamente considerada uma cobertura para interesses petrolíferos e para o regresso do intervencionismo americano na América Latina.
  • O regime de Maduro deixou um rastro devastador: tortura, assassínios de manifestantes, fraude eleitoral e um colapso económico que forçou oito milhões de pessoas ao exílio.
  • Portugal enfrenta um dilema diplomático agudo, com entre 600 mil e 1,2 milhões de emigrantes portugueses na Venezuela, muitos dos quais já fugiram para escapar à pobreza e à repressão.
  • A pressão sobre Lisboa é dupla: condenar um regime ilegal que destruiu o país onde vivem os seus cidadãos, e rejeitar uma intervenção americana igualmente ilegal e desestabilizadora.

Entre a brutalidade de um regime que expulsou oito milhões dos seus cidadãos e a arrogância de uma potência que age sem mandato legal, a Venezuela torna-se, uma vez mais, palco de uma velha tragédia: a da soberania esmagada por forças que se julgam acima da lei. Portugal, com mais de um milhão de compatriotas enraizados naquele país, observa este confronto não como espectador distante, mas como parte silenciosa de uma crise que toca famílias, identidades e obrigações diplomáticas. A história pede clareza moral mesmo quando a política exige prudência.

A ordem dada por Trump para atacar a Venezuela e capturar Nicolás Maduro representa uma violação flagrante do direito internacional — e também da lei americana, uma vez que o presidente agiu sem qualquer aprovação do Congresso. A acusação de narcoterrorismo que serve de pretexto foi descrita pelo New York Times como absurda. O que está verdadeiramente em jogo, segundo o editorial, é o regresso de uma velha lógica imperial: tratar a América Latina como território disponível para exploração, desta vez com o petróleo venezuelano no horizonte.

Isso não significa que Maduro mereça defesa. O seu regime transformou a Venezuela num estado falido: repressão sistemática, assassínios de manifestantes, detenções arbitrárias, tortura documentada e eleições fraudadas quando os resultados legítimos deixaram de lhe ser favoráveis. O colapso económico e político que gerou forçou cerca de oito milhões de pessoas a abandonar o país, deixando para trás uma oligarquia que se enriquecia com os privilégios do poder.

Portugal ocupa neste cenário uma posição particularmente sensível. Entre 600 mil e 1,2 milhões de portugueses e seus descendentes vivem na Venezuela, e muitos já fugiram nos últimos anos. A cautela diplomática de Lisboa é compreensível, mas o editorial defende que há verdades que não podem ser silenciadas: o regime venezuelano é corrupto e ilegítimo; a intervenção americana é ilegal e inaceitável. Nenhuma paz duradoura nasce de um gatilho — seja ele empunhado por um ditador ou por uma superpotência sem mandato.

A América está a ser governada por um homem perigoso, e a democracia que o rodeia revelou-se muito mais frágil do que se imaginava. Sob o comando de um líder autoritário, narcisista e corrupto, o país acaba de ordenar um ataque à Venezuela e a captura do seu presidente, Nicolás Maduro — uma ação que viola flagrantemente o direito internacional e, igualmente, a lei americana, já que o presidente nem sequer se deu ao trabalho de solicitar aprovação ao Congresso. A acusação de narcoterrorismo que justifica esta operação é, nas palavras do editorial do New York Times, simplesmente absurda. O verdadeiro motivo é outro. Trump e a extrema-direita que o sustenta decidiram que chegou a hora de regressar ao velho hábito de tratar a América Latina como um quintal privado, pronto para ser explorado pelos seus recursos — em particular, o petróleo. Trata-se do imperialismo a fazer o seu regresso, mas desta vez com um autocrata descontrolado na Casa Branca, comandando uma máquina militar sem rival em todo o mundo.

Mas Maduro não era um homem bom. Poucos chorarão pela sua queda. Nos últimos anos, ele e o círculo que o rodeava transformaram a Venezuela num estado falido. Um relatório das Nações Unidas divulgado em dezembro expôs a realidade: repressão sistemática e assassínios de quem ousava protestar nas ruas, detenções arbitrárias de líderes da oposição, relatos documentados de tortura. O regime organizava eleições, mas já não conseguia vencê-las de forma legítima, recorrendo a fraude descarada. Na frente económica e social, deixou um país em colapso total. Cerca de oito milhões de pessoas fugiram, abandonando tudo para escapar à pobreza e ao pesadelo político. O que restou foi uma oligarquia ditatorial — Maduro e um séquito de elementos corruptos que se enriqueciam com os privilégios do poder.

Portugal encontra-se numa posição delicada. Uma comunidade portuguesa massiva vive na Venezuela — os números variam entre 600 mil e 1,2 milhões de pessoas, incluindo descendentes. Centenas de milhares deles fugiram nos últimos anos, procurando escapar à pobreza e ao caos político. É compreensível que o Estado português procure agir com cautela diplomática. Mas há mínimos que devem ser respeitados, e há verdades que devem ser ditas claramente: o regime venezuelano é corrupto e ilegal; a intervenção americana é ilegal e inaceitável. Porque, como escreveu Lluis Bassets no El País, nunca haverá paz e democracia enquanto o dedo estiver no gatilho.

A acusação de narcoterrorismo é simplesmente ridícula
— Editorial do New York Times
Nunca haverá paz e democracia enquanto o dedo estiver no gatilho
— Lluis Bassets, El País
Fale Conosco FAQ