Lula negocia tarifas com Trump em ligação de 80 minutos; rejeita classificação de facções como terroristas

Os grandes líderes não são aqueles que iniciam guerras, mas aqueles que põem fim aos conflitos
Lula apresentou sua visão sobre resolução de conflitos globais durante conversa com Trump sobre Ucrânia e Oriente Médio.
Mark

Por que Lula insistiu em dizer que as facções não são terroristas, se os EUA já as classificaram assim?

Mimi

Porque para o Brasil, aceitar essa classificação seria ceder soberania. Se as facções fossem terroristas, os EUA teriam mais justificativa legal para intervir diretamente. Lula está dizendo: temos nossas próprias leis, nossas próprias ferramentas.

Mark

Mas as facções matam pessoas todos os dias. Qual é a diferença prática entre terrorismo e crime organizado?

Mimi

Teoricamente, nenhuma para quem sofre. Mas legalmente, tudo. Terrorismo abre portas para sanções internacionais, congelamento de ativos, até operações militares. Crime organizado fica no escopo da polícia e da justiça criminal.

Mark

Então Lula está protegendo as facções?

Mimi

Não. Ele está protegendo a capacidade do Brasil de lidar com elas sem interferência externa. A Lei Antifacção que ele mencionou é bem dura — apreende bens, passaportes. Mas é lei brasileira, decidida por brasileiros.

Mark

E as tarifas? Trump realmente concordou em recuá-las?

Mimi

Não está claro. Trump concordou em manter negociações e em reunir as equipes. Isso é movimento, mas não é vitória. As tarifas continuam em vigor enquanto se negocia.

Mark

Qual é o risco para Lula se essas negociações fracassarem?

Mimi

Tarifas mais altas prejudicam a economia brasileira, especialmente exportações. E em ano de eleição, economia fraca é problema político. Lula precisa mostrar que consegue negociar com Trump, não que está sendo derrotado por ele.

  • As tarifas americanas sobre produtos brasileiros, justificadas por alegações de desmatamento e corrupção, criaram uma tensão comercial que Lula classificou abertamente como infundada e prejudicial para ambos os lados.
  • A classificação do PCC e do Comando Vermelho como organizações terroristas pelos Estados Unidos havia provocado reação soberanista do governo brasileiro desde junho, tornando o tema um ponto delicado da agenda bilateral.
  • Lula apresentou a Trump um argumento alternativo: o Brasil já possui instrumentos próprios — a Lei Antifacção, o bloqueio financeiro de facções e um centro de cooperação policial na Amazônia — sem necessidade de rótulos externos.
  • Trump sinalizou abertura ao propor que equipes comerciais se reunissem brevemente e ao indicar que mobilizaria funcionários de alto escalão para avançar na cooperação em segurança.
  • A conversa terminou com ambos os líderes alinhados sobre a urgência de uma solução negociada para a guerra na Ucrânia e com Lula reiterando sua proposta de reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU.

Na manhã de 21 de agosto, os presidentes Lula e Trump conversaram por oitenta minutos em tom que o Planalto descreveu como amistoso — tempo suficiente para que dois líderes de visões distintas tentassem encontrar terreno comum sobre tarifas comerciais, crime organizado e conflitos globais. A ligação revela a tensão permanente entre interdependência econômica e afirmação de soberania: o Brasil precisa dos mercados americanos, mas recusa os termos que Washington impõe para acessá-los. No horizonte, ficou a promessa de reuniões entre equipes e um possível encontro presencial — sinais de que o diálogo, por ora, prevalece sobre o confronto.

Na manhã de 21 de agosto, Lula ligou para Trump e os dois conversaram por uma hora e vinte minutos. O tom, segundo o Planalto, foi amistoso — e ao final Trump sugeriu um encontro presencial em breve.

O tema mais urgente era o tarifaço americano contra o Brasil, imposto com base em investigações que citavam desmatamento, corrupção, Pix, etanol e trabalho forçado. Lula foi direto: as alegações são infundadas e as tarifas prejudicam os dois países. Ele defendeu a continuidade das negociações e reafirmou a importância dos Estados Unidos como parceiro comercial. Trump concordou com a necessidade de preservar vínculos fortes e propôs que as equipes dos dois países se reunissem o quanto antes.

O segundo ponto de tensão era a classificação americana do PCC e do Comando Vermelho como organizações terroristas, em vigor desde junho. Lula não recuou, mas mudou o tom: disse a Trump que há interesse em cooperação, mas argumentou que facções criminosas — por mais que imponham terror cotidiano às populações mais pobres — não se confundem com organizações terroristas no sentido jurídico. Apresentou como alternativa a Lei Antifacção, a estratégia de asfixia financeira do crime e o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, em Manaus. Trump se dispôs a reforçar a cooperação bilateral e prometeu mobilizar funcionários de alto escalão.

Os dois também conversaram sobre os grandes conflitos globais. Concordaram sobre a urgência de uma solução negociada para a guerra na Ucrânia. Lula lamentou a paralisia do Conselho de Segurança da ONU e propôs uma reunião extraordinária do órgão — ideia que já havia apresentado a Xi Jinping e Putin. Para Lula, grandes líderes não são os que iniciam guerras, mas os que as encerram.

Para o presidente brasileiro, candidato à reeleição, a ligação foi também uma demonstração política: o Brasil pode sentar à mesa com Washington sem abrir mão de sua soberania — em tarifas, em segurança ou em política externa.

Na manhã de 21 de agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pegou o telefone e discou para Donald Trump. A conversa duraria uma hora e vinte minutos — tempo suficiente para dois líderes navegarem por tarifas comerciais, crime organizado e guerras globais. Segundo o relato do Planalto, o tom foi amistoso e cordial, e Trump sugeriu que os dois se encontrassem em breve.

O assunto mais urgente era o tarifaço. Os Estados Unidos haviam imposto novas tarifas contra o Brasil com base em investigações do Escritório do Representante Comercial americano, citando desmatamento, acordos preferenciais, propriedade intelectual, combate à corrupção, Pix, etanol e importações de produtos com trabalho forçado. Lula foi direto: essas alegações são infundadas. Ele argumentou que as tarifas prejudicam negativamente tanto o Brasil quanto os Estados Unidos, e que a melhor opção para ambos os países é manter as negociações em andamento. O presidente brasileiro reiterou a importância de trabalhar juntos para que os Estados Unidos continuem sendo um dos principais parceiros comerciais do Brasil. Trump concordou com a necessidade de preservar vínculos comerciais fortes e propôs que equipes dos dois países voltassem a se reunir o mais brevemente possível.

Mas havia outro ponto de tensão que Lula precisava abordar. No final de maio, os Estados Unidos haviam classificado duas das maiores facções criminosas brasileiras — o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) — como organizações terroristas. A medida entrou em vigor em junho e havia gerado reação do governo Lula, com discursos em defesa da soberania nacional. Desta vez, Lula apresentou seu argumento de forma diferente. Ele disse a Trump que havia interesse em cooperação com os Estados Unidos para combater o crime organizado, mas argumentou que grupos criminosos exercem terror cotidiano sobre as populações mais carentes — não se confundem, porém, com organizações terroristas. O Brasil, afirmou Lula, tem instrumentos próprios para enfrentar essas organizações sem precisar de classificação especial. Ele citou a estratégia de asfixiar financeiramente a criminalidade e a aprovação da Lei Antifacção, que facilita a apreensão de bens e passaportes. Lula também mencionou o estabelecimento do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, em Manaus, que reúne oficiais de todos os países amazônicos. Trump se dispôs a reforçar a cooperação bilateral e indicou que mobilizaria funcionários de alto escalão para dar seguimento aos entendimentos nessa área.

Os dois presidentes também trocaram impressões sobre os principais conflitos globais. Ambos concordaram sobre a urgência de encontrar uma solução negociada para o conflito entre Rússia e Ucrânia, que já se estende por quase cinco anos. Trump fez considerações sobre as perspectivas de resolução do conflito com o Irã. Lula, por sua vez, lamentou a inoperância do Conselho de Segurança da ONU e propôs a convocação de uma reunião extraordinária do órgão para encontrar saídas diplomáticas para as crises atuais — uma sugestão que havia feito anteriormente aos presidentes Xi Jinping da China e Vladimir Putin da Rússia. Segundo o Planalto, Lula afirmou que os grandes líderes não são aqueles que iniciam guerras, mas aqueles que põem fim aos conflitos.

A ligação encerrou com Trump sugerindo um encontro presencial em breve e ambos os lados sinalizando disposição para aprofundar a cooperação bilateral. Para Lula, candidato à reeleição, a conversa representou uma oportunidade de reafirmar sua posição de que o Brasil pode negociar com os Estados Unidos sem ceder em questões de soberania — seja sobre tarifas, crime organizado ou política externa.

As tarifas afetam negativamente tanto o Brasil quanto os Estados Unidos. Seguir na mesa de negociação é a melhor opção para os dois países.
— Lula, conforme relato do Planalto
Grupos criminosos exercem terror cotidiano sobre as populações mais carentes, mas não se confundem com organizações terroristas.
— Lula, em argumento a Trump
Quieres la nota completa? Lee el original en Terra ↗
Contáctanos FAQ