Na madrugada de um sábado de outubro, Gustavo Munis de Santana, 20 anos, foi morto com 27 tiros por quatro policiais militares em Moema, São Paulo. Os agentes alegaram ter confundido seu celular com uma arma. O episódio reacende uma questão que atravessa gerações e fronteiras: até onde vai a linha entre o medo institucional e a vida de um jovem desarmado?
Jovem é baleado 27 vezes por PMs que confundiram celular com arma em São Paulo
Confundiram o celular com uma arma; dispararam 27 vezes
Como é possível confundir um celular com uma arma de fogo?
É o que os policiais alegaram ter feito. A investigação vai precisar examinar as circunstâncias exatas — a iluminação, a distância, o que cada um viu naquele momento.
Mas isso é apenas a alegação deles. Não sabemos ainda se essa confusão realmente ocorreu ou se é a narrativa que construíram depois. Precisamos de evidências.
E por que ele correu quando viu a polícia?
Não sabemos. Pode ter tido medo, pode ter se assustado com a aproximação repentina. O relato policial diz que ele correu, mas não explica por quê.
Exatamente. E depois levou a mão à cintura. Isso é um gesto comum — as pessoas tocam a cintura o tempo todo. Mas foi interpretado como ameaça armada.
Quarenta e quatro cápsulas disparadas, 27 acertaram nele. Isso é muito.
É uma quantidade extraordinária de disparos. Levanta questões sobre treinamento, sobre protocolos de segurança, sobre quando se deve cessar fogo.
E sobre por que quatro policiais continuaram disparando. Alguém deveria ter parado. Alguém deveria ter visto que não havia arma.
El Pulso
- Quatro policiais dispararam 44 projéteis contra um jovem de 20 anos — 27 o atingiram — após interpretarem um celular como arma de fogo.
- A confusão começou quando Gustavo correu ao ver a viatura se aproximar e levou a mão à cintura, gesto lido pelos agentes como ameaça armada.
- A PM havia sido chamada para atender um homem em crise psicológica, e a identidade da pessoa abordada ainda levanta dúvidas sobre quem era o alvo original da ocorrência.
- Familiares chegaram ao local pela manhã e permaneceram ao lado do corpo até a remoção para o IML ao meio-dia, enquanto o caso aguarda investigação formal.
Na madrugada de um sábado de outubro, Gustavo Munis de Santana, 20 anos, foi morto com 27 tiros por quatro policiais militares em Moema, São Paulo. Os agentes alegaram ter confundido seu celular com uma arma. O episódio reacende uma questão que atravessa gerações e fronteiras: até onde vai a linha entre o medo institucional e a vida de um jovem desarmado?
Gustavo Munis de Santana tinha 20 anos quando morreu na Alameda dos Guaramomis, em Moema, Zona Sul de São Paulo, por volta das 2 da manhã do dia 10 de outubro. Quatro policiais militares dispararam contra ele 27 vezes. No local, foram encontradas 44 cápsulas de munição. Gustavo não estava armado.
A equipe policial havia sido acionada para atender uma ocorrência de homem em sofrimento psicológico que ameaçava atirar contra si mesmo. Ao se aproximarem de Gustavo, os agentes relataram que ele correu e levou a mão à cintura — gesto interpretado como sinal de que estava armado. O que carregava, segundo o relato oficial posterior, era um celular.
Pela manhã, familiares chegaram ao local e ficaram ao lado do corpo até sua remoção para o Instituto Médico-Legal, por volta do meio-dia. O caso será investigado, mas as perguntas centrais permanecem abertas: como quatro policiais treinados chegaram a disparar mais de duas dúzias de vezes contra um jovem desarmado, e o que, de fato, aconteceu naqueles segundos decisivos entre a aproximação e os tiros.
Gustavo Munis de Santana tinha 20 anos quando quatro policiais militares dispararam contra ele 27 vezes na madrugada de sábado, 10 de outubro, em Moema, na Zona Sul de São Paulo. Ele morreu no local. Os agentes alegaram, em seu relato oficial, que confundiram o celular que ele carregava com uma arma de fogo.
A abordagem aconteceu por volta das 2 da manhã na Alameda dos Guaramomis, próximo à Avenida Moreira Guimarães, na região de Indianópolis. A Polícia Militar havia sido acionada para atender a uma ocorrência envolvendo um homem que estaria em sofrimento psicológico e ameaçando disparar contra si mesmo. Quando a equipe se aproximou de Gustavo, segundo a versão dos policiais registrada na ocorrência, ele correu. Em seguida, levou a mão à cintura — um gesto que os agentes interpretaram como indicativo de que ele estava armado e representava uma ameaça.
O que se seguiu foi uma sequência de disparos. Quarenta e quatro cápsulas de munição foram encontradas no local. Gustavo foi atingido 27 vezes. Não havia arma em seu poder.
Durante a manhã, familiares chegaram ao local e permaneceram junto ao corpo. A remoção para o Instituto Médico-Legal ocorreu por volta do meio-dia. O caso será investigado, mas as circunstâncias exatas que levaram quatro policiais a disparar mais de duas dúzias de vezes contra um jovem desarmado — e a confusão inicial entre um celular e uma arma — permanecem sob escrutínio.
Citas Notables
Confundiram o celular que Gustavo Munis de Santana carregava com uma arma de fogo— Relato dos policiais militares na ocorrência