IBGE publica mapa-múndi com Brasil no centro e gera polêmica nas redes

Toda projeção cartográfica é uma declaração política
O novo mapa do IBGE desafia a convenção ao centralizar o Brasil e reconhecer reivindicações argentinas sobre territórios disputados.
Mark

Por que o IBGE decidiu fazer isso agora? Qual foi o gatilho?

Mimi

O atlas é uma publicação regular — é a nona edição. Mas a escolha de centralizar o Brasil parece deliberada, uma ruptura consciente com a convenção. Provavelmente reflete uma postura política mais ampla sobre como o Brasil quer se posicionar globalmente.

Luke

Mas nós não sabemos exatamente por quê. O IBGE não explicou publicamente a decisão. Estamos inferindo intenção a partir do resultado.

Mark

E quanto às Ilhas Malvinas? Por que isso importa tanto?

Mimi

Porque mostra que o mapa não é apenas sobre perspectiva visual — é sobre soberania territorial. O IBGE está alinhando a representação cartográfica com a posição diplomática do Brasil, apoiando a Argentina em uma disputa que dura séculos.

Luke

Certo, mas a disputa é real. Os britânicos controlam as ilhas desde 1982. Chamar isso de território argentino é uma posição política legítima, mas é uma posição — não é um fato cartográfico neutro.

Mark

Lula disse que a Terra é redonda, então nenhum país está no centro. Ele estava certo?

Mimi

Tecnicamente, sim. Mas ele estava perdendo o ponto. A questão não é se existe um centro literal — é que toda representação plana do globo exige uma escolha de perspectiva, e essa escolha tem consequências políticas.

Luke

E Lula parecia estar minimizando a decisão do IBGE, como se fosse uma brincadeira. Mas o próprio fato de o presidente comentar mostra que alguém em Brasília levou a sério.

Mark

Outros países estão fazendo coisas parecidas?

Mimi

Sim. Venezuela, Rússia e China publicaram mapas recentes que incorporam territórios disputados como seus. A cartografia virou um campo aberto de competição geopolítica.

Luke

Embora seja importante notar que nem sempre sabemos se essas mudanças refletem decisões de alto nível ou se são iniciativas de instituições cartográficas. No caso do IBGE, também não temos uma declaração oficial explicando o raciocínio.

  • O lançamento do Atlas Geográfico Escolar do IBGE provocou reação imediata nas redes sociais, dividindo opiniões entre quem celebra a ruptura com o eurocentrismo e quem enxerga na mudança um gesto puramente ideológico.
  • A inclusão das Ilhas Malvinas e Geórgia do Sul como territórios argentinos ampliou a polêmica para o campo diplomático, colocando o Brasil em rota de colisão simbólica com o Reino Unido em uma disputa que remonta ao século 19.
  • O presidente Lula entrou no debate lembrando que a Terra é redonda e que nenhum país ocupa um centro absoluto — sinalizando que a questão transcende a cartografia e toca na forma como o poder se expressa através de imagens.
  • O Brasil segue uma tendência global: Venezuela, Rússia e China já utilizaram mapas oficiais para incorporar territórios disputados, transformando a cartografia em instrumento explícito de afirmação geopolítica.
  • O verdadeiro impacto da mudança ainda está em aberto — a pergunta que permanece é se outras instituições e o ensino público brasileiro adotarão essa perspectiva ou se ela ficará como um gesto simbólico isolado.

O IBGE lançou um novo atlas escolar que posiciona o Brasil no centro do mapa-múndi e reconhece as Ilhas Malvinas como território argentino, desafiando séculos de convenção cartográfica eurocêntrica. A iniciativa reacende uma verdade que geógrafos e historiadores conhecem há muito tempo: todo mapa é uma declaração política antes de ser um documento técnico. Ao escolher um centro diferente, o Brasil não apenas muda uma perspectiva — questiona a própria ideia de que existe um ponto de vista neutro e universal sobre o mundo.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística lançou a nona edição do Atlas Geográfico Escolar com uma escolha que rompeu com séculos de tradição: o Brasil foi posicionado no centro do mapa-múndi. A decisão rapidamente saiu das páginas do atlas e tomou as redes sociais, onde parte dos usuários celebrou a ruptura com a visão eurocêntrica que historicamente dominou a cartografia ocidental, enquanto outros a classificaram como ideológica e sem fundamento técnico.

O debate ganhou nova dimensão quando o presidente Lula interveio, lembrando que a Terra é redonda e que, portanto, nenhum país ocupa um centro verdadeiro. A observação, aparentemente simples, apontava para algo mais profundo: a escolha de qualquer ponto de vista cartográfico é, antes de tudo, uma escolha política.

O atlas foi além do reposicionamento do Brasil. Ao listar as Ilhas Malvinas e as Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul como territórios argentinos, o IBGE alinhou sua representação à posição diplomática do Itamaraty, que apoia as reivindicações de Buenos Aires sobre arquipélagos controlados pelo Reino Unido desde a guerra de 1982.

Essa postura insere o Brasil em uma tendência global. Nos últimos anos, Venezuela, Rússia e China publicaram mapas que incorporam territórios disputados como seus, tornando explícito o que sempre esteve implícito: cartografia é poder. A projeção de Mercator, que ampliou as terras do norte e reduziu as do sul por séculos, nunca foi neutra — apenas foi aceita como se fosse.

O que ainda não se sabe é se a mudança representa uma revisão genuína de como o Brasil se enxerga no mundo ou se permanecerá como um gesto simbólico. Um atlas escolar tem alcance limitado. O teste real será a adoção dessa perspectiva pelo ensino público brasileiro — e se ela chegará, de fato, às salas de aula.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística lançou esta semana um novo atlas escolar que desafiou uma convenção cartográfica de séculos: colocou o Brasil no centro do mapa-múndi. A nona edição do Atlas Geográfico Escolar reúne representações físicas, políticas e temáticas do Brasil e do mundo, mas foi a escolha de perspectiva que acendeu o debate nas redes sociais. Enquanto alguns usuários celebraram a mudança como uma ruptura com a visão eurocêntrica que domina a cartografia ocidental, outros criticaram a decisão como "lacração ideológica".

A polêmica ganhou dimensão quando o presidente Lula entrou na conversa, lembrando um fato elementar: a Terra é redonda. Portanto, argumentou, nenhum país está verdadeiramente no centro do mundo. Sua intervenção sinalizava que a questão ia além de uma simples escolha técnica de representação — ela tocava em algo mais profundo sobre como o poder se manifesta através da linguagem visual e da cartografia.

Mas o mapa do IBGE fez mais do que reposicionar o Brasil. Também listou as Ilhas Malvinas e as Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul como territórios argentinos, não britânicos. Essa decisão alinha-se com a posição diplomática do Itamaraty, que apoia as reivindicações argentinas sobre esses arquipélagos. Os territórios são objeto de disputa desde o século 19. Em 1982, após uma guerra, os britânicos assumiram o controle das Malvinas — que eles chamam de Ilhas Falkland — e mantêm a soberania até hoje.

A escolha do IBGE não é isolada. Nos últimos anos, países como Venezuela, Rússia e China publicaram novos mapas que incorporam territórios disputados como seus próprios, transformando a cartografia em um instrumento explícito de afirmação geopolítica. O que antes era apresentado como uma questão técnica — qual projeção usar, qual ponto de vista adotar — agora é reconhecido abertamente como uma ferramenta de poder estatal. Cada mapa é uma declaração política.

O debate que o IBGE acendeu toca em uma verdade que cartógrafos e historiadores conhecem há tempos: não existe representação neutra do mundo. Toda projeção cartográfica distorce a realidade de alguma forma. A projeção de Mercator, que dominou os mapas ocidentais por séculos, amplia as terras do norte e reduz as do sul, refletindo e reforçando a hegemonia europeia. Ao escolher colocar o Brasil no centro, o IBGE não apenas oferece uma perspectiva diferente — questiona a própria ideia de que existe um centro natural, um ponto de vista correto e universal.

O que fica em aberto é se essa mudança representa uma genuína revisão de como o Brasil se vê no mundo, ou se é principalmente um gesto simbólico. A cartografia importa porque molda como as pessoas entendem seu lugar no planeta. Mas um mapa em um atlas escolar, por mais que circule nas redes sociais, tem alcance limitado. O verdadeiro teste será se outras instituições brasileiras, e especialmente o ensino público, adotarão essa perspectiva ou se ela permanecerá como uma curiosidade, um ato isolado de afirmação que não muda fundamentalmente como o Brasil é representado nos materiais educacionais que chegam às salas de aula.

A Terra é redonda e, portanto, nenhum país está de fato no seu centro
— Presidente Lula
Envie de l'histoire complète ? Lire l'original sur O Tempo ↗
Nous contacter FAQ