Um vírus antigo, que percorre o mundo nas asas das aves e nas picadas silenciosas do pernilongo comum, chegou com força ao Brasil em 2026: a Febre do Nilo Ocidental foi confirmada em quatro pessoas, deixando um morto em Santa Catarina. O país, já familiarizado com arboviroses, depara-se agora com um patógeno que não tem vacina nem tratamento específico, lembrando que a vigilância epidemiológica é, antes de tudo, um exercício coletivo de humildade diante da natureza.
Febre do Nilo Ocidental: Brasil confirma 4 casos e acende alerta de saúde pública
O vírus tem uma atração para o cérebro
Por que esse vírus está infectando mais pessoas agora, se já estava presente no país há anos?
O vírus circulava entre animais e mosquitos há bastante tempo, mas parecia estar contido. Agora há uma mudança no padrão — mais pessoas estão sendo infectadas. Pode ser uma questão de oportunidade: mais mosquitos, mais contato, ou simplesmente o vírus encontrando novos caminhos.
As aves são realmente tão importantes na disseminação?
São fundamentais. Quando uma ave se infecta, ela voa entre regiões diferentes, levando o vírus consigo. É assim que doenças como essa saltam de um lugar para outro sem depender apenas de mosquitos locais.
Por que o Rio Grande do Sul parou de monitorar especificamente esse mosquito?
Porque não havia casos. A vigilância é cara e exige recursos. Quando o risco parecia baixo, focaram em outras prioridades. Agora, com casos confirmados em outros estados, estão reavaliando.
Se não há vacina e não há medicamento específico, o que as pessoas podem realmente fazer?
Evitar ser picado. Repelente, roupas adequadas, eliminar criadouros de mosquito. É prevenção básica, mas é tudo o que temos.
Por que o risco é maior em idosos?
O vírus ataca o cérebro. Pessoas mais velhas têm sistemas imunológicos menos robustos e cérebros mais vulneráveis à inflamação. Uma encefalite que um jovem consegue combater pode ser fatal para alguém com 70 anos.
Isso vai virar uma epidemia como a dengue?
Improvável. A dengue é impressionante em escala. Mas o Nilo Ocidental está aqui, está circulando, e precisa ser levado a sério — especialmente porque mata.
Le Pouls
- Quatro casos confirmados em dois estados e um óbito registrado colocam o Brasil diante de uma doença que, até recentemente, parecia distante da realidade nacional.
- O mosquito Culex — o pernilongo comum, presente em quintais e bueiros de todo o país — é o elo silencioso que pode transformar um caso isolado em disseminação ampla.
- A ausência de vacina e de medicamento específico pressiona autoridades e cidadãos a apostarem no único recurso disponível: o controle do vetor e o uso de repelente.
- Pessoas acima de 60 anos enfrentam risco significativamente maior de evolução grave, com possibilidade de encefalite, coma e morte.
- Especialistas descartam uma epidemia nos moldes da dengue, mas alertam que as aves infectadas já carregam o vírus entre regiões, e o vírus parece estar infectando mais pessoas agora do que antes.
Um vírus antigo, que percorre o mundo nas asas das aves e nas picadas silenciosas do pernilongo comum, chegou com força ao Brasil em 2026: a Febre do Nilo Ocidental foi confirmada em quatro pessoas, deixando um morto em Santa Catarina. O país, já familiarizado com arboviroses, depara-se agora com um patógeno que não tem vacina nem tratamento específico, lembrando que a vigilância epidemiológica é, antes de tudo, um exercício coletivo de humildade diante da natureza.
O Brasil confirmou quatro casos de Febre do Nilo Ocidental em 2026 — dois em Santa Catarina e dois em São Paulo —, com um óbito registrado em paciente catarinense, ainda sob investigação como causa principal da morte. Há também um caso provável no Piauí. O Rio Grande do Sul não registra casos suspeitos até o momento, mas mantém vigilância ativa.
O vírus é transmitido pelo Culex, o pernilongo comum encontrado em praticamente todo o território nacional. O ciclo é direto: o mosquito pica uma pessoa infectada, adquire o vírus e o repassa a outros. Não existe vacina disponível, o que torna o controle do inseto e o uso de repelente as principais — e praticamente únicas — ferramentas preventivas, segundo o infectologista Kleber Giovani Luz, da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Os sintomas começam com febre, dor de cabeça e dores musculares e articulares. Em casos graves, o vírus ataca o sistema nervoso central, podendo causar encefalite, alterações de consciência, coma e morte. O risco de desfecho fatal, embora não frequente, cresce de forma expressiva em pessoas com mais de 60 anos. O diagnóstico é feito pela detecção do RNA viral no sangue; em casos com comprometimento neurológico, pode ser necessária análise do líquido cefalorraquidiano.
O Ministério da Saúde acompanha as investigações, presta apoio técnico aos estados e prepara orientações atualizadas. O SUS garante atendimento, diagnóstico e tratamento para casos suspeitos ou confirmados. O Rio Grande do Sul realiza monitoramento de epizootias em equinos desde 2002 e reavalia suas estratégias conforme o risco epidemiológico evolui.
Luz descarta uma epidemia na escala da dengue, mas reconhece que o vírus já circula há bastante tempo no país — com registros em cavalos no Ceará e isolamentos no norte — e parece estar alcançando mais pessoas agora. As aves infectadas são vetores de disseminação geográfica, voando entre regiões e carregando o vírus consigo, o que torna o monitoramento contínuo indispensável.
O Brasil registrou quatro infecções confirmadas por Febre do Nilo Ocidental em 2026, um marco que acendeu alertas em órgãos de saúde pública e entre especialistas. Dois casos foram identificados em Santa Catarina e dois em São Paulo. Um dos pacientes catarinenses morreu, embora investigações ainda estejam em andamento para determinar se a doença foi efetivamente a causa principal do óbito. Há também um caso provável sob investigação no Piauí. O Rio Grande do Sul, até o momento, não registra casos suspeitos ou confirmados, segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde.
O vírus é transmitido por mosquitos do gênero Culex, os pernilongos comuns encontrados em praticamente todo o território nacional. A dinâmica da transmissão é simples e preocupante: uma pessoa infectada é picada pelo inseto, que adquire o vírus e o transmite para outros indivíduos. Kleber Giovani Luz, médico infectologista e membro do comitê de arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia, enfatiza que o controle do mosquito é a ação mais importante a ser tomada. Não existe vacina contra o vírus, o que torna a prevenção ainda mais crítica. O uso de repelente também é recomendado como medida complementar.
Os sintomas iniciais incluem febre, dor de cabeça e dores musculares e articulares. Em casos mais graves, o vírus demonstra uma afinidade particular pelo sistema nervoso central, causando inflamação das membranas cerebrais e do próprio cérebro. Isso pode levar a alterações da consciência, sonolência extrema, coma e, em situações excepcionais, morte. Segundo Luz, embora o risco de morte não seja frequente, ele aumenta significativamente em pessoas com mais de 60 anos. O vírus pode afetar qualquer pessoa, independentemente de idade ou condição prévia.
Não existe medicamento específico para tratar a infecção. O atendimento médico concentra-se no controle dos sintomas. O diagnóstico é feito por meio de exame que detecta o RNA do vírus na corrente sanguínea. Em casos onde há comprometimento do nível de consciência, o médico pode solicitar coleta do líquido cefalorraquidiano para análise adicional. Pacientes devem procurar atendimento médico quando apresentarem febre, dores articulares, musculares e de cabeça, especialmente a partir do segundo dia de sintomas.
O Rio Grande do Sul mantém vigilância constante desde antes dos casos recentes. Desde 2002, a secretaria estadual realiza monitoramento de epizootias, testando equinos e outros animais com sinais compatíveis com doenças de interesse para a saúde pública. Ações de monitoramento de mosquitos Culex foram realizadas no passado, mas a secretaria considerou desnecessário manter esse monitoramento específico nos últimos anos, dado o cenário epidemiológico. Agora, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde acompanha permanentemente a situação e reavalia estratégias sempre que há mudança no risco epidemiológico.
O Ministério da Saúde informou que mantém vigilância epidemiológica e laboratorial junto a municípios e estados para identificar casos e possíveis áreas de transmissão. A pasta está acompanhando as investigações, prestando apoio técnico e preparando nota técnica com orientações atualizadas. O SUS oferece atendimento, diagnóstico e tratamento para casos suspeitos ou confirmados.
Luz descarta a possibilidade de uma epidemia na dimensão da dengue, embora reconheça que o vírus tem facilidade de se espalhar devido à ampla presença do mosquito Culex em diferentes regiões. O vírus já foi isolado em regiões do norte do país e há registros de cavalos positivos no Ceará, indicando que está presente há bastante tempo. Parece, porém, que agora está infectando mais pessoas. As aves desempenham papel crucial na disseminação, pois quando infectadas pelo vírus através dos mosquitos, voam entre diferentes regiões carregando a infecção. Equinos também podem ser atingidos pela doença. A Febre do Nilo Ocidental recebe esse nome pela região onde foi identificada pela primeira vez e costuma atingir principalmente o Hemisfério Norte, com destaque para os Estados Unidos.
Citations marquantes
Não vai ser uma epidemia na dimensão da dengue, porque a dengue é impressionante. Esse vírus já foi isolado do norte do país. Há casos de cavalos positivos no Ceará. Então, ele já está presente aí há bastante tempo. Mas parece que agora ele está infectando mais pessoas.— Kleber Giovani Luz, médico infectologista
O vírus tem uma atração para o cérebro. Então, quando ataca o cérebro, vai produzir uma encefalite, uma inflamação das membranas que recobrem o cérebro junto com a inflamação cerebral. Aí a pessoa vai ter alteração da consciência, vai ficar sonolenta, pode ficar em coma e, excepcionalmente, pode morrer.— Kleber Giovani Luz, médico infectologista