Estrangeiros investem R$ 10 bi na Bolsa após primeiro turno das eleições

O otimismo do mercado é real, mas condicional
Investidores estrangeiros apostam em mudanças fiscais que ainda não foram implementadas.
Mark

Por que os bancos internacionais mudaram de posição tão rápido depois do primeiro turno?

Mimi

Porque viram uma possibilidade de mudança na política fiscal. Se a dívida pública começar a cair, o risco do Brasil cai junto, e aí as ações ficam mais baratas em termos de risco.

Luke

Mas nenhuma política foi implementada ainda, certo? Eles estão apostando em promessas.

Mimi

Exatamente. É uma aposta. Os bancos acreditam que uma eventual mudança de governo teria apoio no Congresso para passar medidas de controle de gastos e privatizações.

Mark

E quanto ao dinheiro que entrou? R$ 10 bilhões é muito?

Mimi

É bastante, especialmente porque superou todo o fluxo de setembro em um único dia. Mas os bancos estimam que pode entrar muito mais — entre US$ 40 e US$ 60 bilhões adicionais.

Luke

Esses números são previsões ou apenas potencial teórico?

Mimi

Potencial teórico. Representam quanto dinheiro poderia vir se o cenário esperado se confirmar. Não é garantido.

Mark

E se não se confirmar?

Luke

Então o dinheiro sai tão rápido quanto entrou. Parte dessa entrada é alocação tática — investidores movem capital rapidamente quando veem oportunidade, mas saem rápido se o risco voltar a crescer.

Mimi

Exatamente. O mercado está otimista, mas é um otimismo condicional. Tudo depende de medidas que ainda não foram implementadas.

Mark

Economistas acham que as propostas são suficientes?

Luke

Não. Reuters ouviu economistas que dizem que as medidas apresentadas até agora podem não ser suficientes para estabilizar a dívida pública.

Mimi

Então há um risco real de decepção quando as propostas ficarem mais claras.

  • O Ibovespa disparou 7,7% e o real se valorizou na segunda-feira pós-eleição, sinalizando que Wall Street leu o resultado como uma abertura para reformas fiscais no Brasil.
  • J.P. Morgan, Morgan Stanley e Citi elevaram recomendações e exposição ao país em questão de horas, apostando em controle de gastos, privatizações e desregulamentação associados a Flávio Bolsonaro.
  • O fluxo estrangeiro em outubro já superou todo o mês de setembro em poucos dias, com projeções que chegam a R$ 270 bilhões caso investidores retornem às médias históricas de participação na Bolsa.
  • Nenhuma medida fiscal foi implementada, nenhuma equipe econômica definida — o mercado reagiu a expectativas, e economistas alertam que as propostas apresentadas podem não ser suficientes para estabilizar a dívida pública.
  • O capital que entrou rapidamente pode sair com a mesma velocidade: analistas classificam parte do fluxo como alocação tática, sensível a qualquer mudança na percepção de risco ou no resultado do segundo turno.

Na manhã seguinte ao primeiro turno das eleições presidenciais brasileiras, o capital estrangeiro encontrou na Bolsa um espelho de suas esperanças: R$ 10 bilhões entraram em um único dia, impulsionados não por mudanças concretas, mas pela possibilidade delas. É um fenômeno antigo nos mercados — a antecipação vale tanto quanto o fato, até o momento em que o fato precisa chegar.

Na segunda-feira após o primeiro turno das eleições presidenciais, investidores estrangeiros injetaram cerca de R$ 10 bilhões na Bolsa brasileira — volume suficiente para superar todo o fluxo registrado em setembro e empurrar o Ibovespa a uma alta de 7,7%. O gatilho foi o desempenho de Flávio Bolsonaro, que terminou o primeiro turno à frente do presidente Lula, levando Wall Street a interpretar o resultado como uma possível virada na política fiscal do país.

Os grandes bancos internacionais responderam rapidamente. J.P. Morgan e Morgan Stanley elevaram suas recomendações para ações brasileiras; o Citi ampliou sua exposição. A lógica era direta: um eventual governo comprometido com controle de gastos, privatizações e desregulamentação reduziria o risco percebido, pressionaria os juros longos para baixo e tornaria as empresas brasileiras mais atrativas. O avanço de candidatos de direita e centro-direita no Legislativo reforçou a aposta, sinalizando que uma agenda econômica reformista teria mais facilidade no Congresso a partir de 2027.

As projeções são ambiciosas. O Morgan Stanley estima entradas potenciais entre US$ 40 bilhões e US$ 60 bilhões de fundos globais e dedicados a emergentes. O Itaú BBA vai além: calcula um potencial de R$ 270,2 bilhões caso a participação de investidores na Bolsa retorne às médias históricas, dos quais R$ 123,1 bilhões poderiam vir do exterior.

Mas o otimismo repousa sobre fundações ainda não construídas. Nenhuma medida fiscal foi implementada, nenhuma equipe econômica anunciada. Economistas alertam que as propostas apresentadas até agora podem não ser suficientes para estabilizar a dívida pública — justamente o problema central que o mercado está apostando que será resolvido. E parte relevante do capital que chegou é classificada como alocação tática: entra rápido quando o cenário melhora, sai com a mesma velocidade se a percepção de risco voltar a crescer. O entusiasmo é real, mas inteiramente condicional.

Na segunda-feira após o primeiro turno das eleições presidenciais, investidores estrangeiros movimentaram cerca de R$ 10 bilhões na Bolsa brasileira. O fluxo acompanhou uma disparada de 7,7% do Ibovespa e a valorização do real, sinais de um mercado que reagia ao resultado eleitoral com otimismo. Flávio Bolsonaro havia terminado o primeiro turno à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e Wall Street interpretou essa possibilidade como uma abertura para mudanças na política fiscal do país.

Os grandes bancos internacionais não demoraram a traduzir essa leitura em recomendações concretas. J.P. Morgan e Morgan Stanley elevaram suas avaliações sobre as ações brasileiras. O Citi também aumentou sua exposição ao país. A lógica por trás desses movimentos era direta: se uma eventual mudança de governo implementasse políticas de controle de gastos e redução da dívida pública, o risco percebido pelos investidores cairia, os juros de longo prazo poderiam recuar, e as empresas brasileiras ficariam mais atrativas para compra. As promessas associadas a Flávio — controle orçamentário, privatizações, desregulamentação — apontavam exatamente nessa direção. Além disso, o avanço de candidatos de direita e centro-direita no Legislativo sinalizava que uma eventual agenda econômica a partir de 2027 teria mais facilidade para tramitar no Congresso.

O volume de R$ 10 bilhões que entrou na segunda-feira foi expressivo o suficiente para superar todo o fluxo estrangeiro registrado em setembro. Com isso, o saldo positivo de capital externo na Bolsa em outubro chegou a R$ 12,61 bilhões em apenas alguns dias. Mas os analistas veem espaço para muito mais. O Morgan Stanley estima um potencial de entrada entre US$ 10 bilhões e US$ 20 bilhões de fundos dedicados a mercados emergentes, mais US$ 30 bilhões a US$ 40 bilhões de investidores globais — cifras que representariam uma realocação significativa caso o cenário esperado se confirme. O Itaú BBA trabalha com números ainda maiores: um potencial de R$ 270,2 bilhões caso a participação dos investidores na Bolsa volte às médias históricas, dos quais R$ 123,1 bilhões poderiam vir de estrangeiros.

Essas projeções, porém, repousam em fundações frágeis. O mercado reagiu a expectativas, não a fatos consumados. Nenhuma medida fiscal foi implementada. Nenhuma equipe econômica foi definida. Os investidores aguardam propostas mais detalhadas sobre as contas públicas e clareza sobre quem estaria à frente da política econômica em um eventual governo Flávio. Economistas ouvidos pela Reuters apontam que as medidas fiscais apresentadas até agora podem não ser suficientes para estabilizar a dívida pública — um problema central que o mercado está apostando que será resolvido.

Há também a questão da volatilidade do capital estrangeiro. Parte significativa da entrada é caracterizada por analistas como uma alocação tática: investidores aumentam rapidamente a exposição quando percebem uma melhora do cenário, mas podem retirar os recursos com a mesma velocidade se a percepção de risco voltar a crescer. Os R$ 10 bilhões que chegaram na segunda-feira podem sair rapidamente se as promessas não se materializarem ou se o resultado do segundo turno apontar em outra direção. O otimismo do mercado é real, mas condicional — e essa condição ainda não foi cumprida.

As medidas fiscais apresentadas até agora podem não ser suficientes para estabilizar a dívida pública
— Economistas ouvidos pela Reuters
Contattaci Domande frequenti