Em toda instituição que detém poder sobre os outros, há uma tensão permanente entre a função de proteger e a tentação de explorar. No 1º Distrito Policial de Barueri, essa tensão se materializou em quarenta e nove celulares escondidos num saco de lixo, dinheiro sem explicação num cofre e dois agentes que, quando a Corregedoria chegou, simplesmente não estavam lá. A operação deflagrada em agosto de 2026 pelo Gaeco não é apenas a história de dois policiais suspeitos — é o lembrete de que a vigilância sobre quem vigia é uma necessidade permanente das sociedades democráticas.
Corregedoria encontra 49 celulares em lixo de delegacia; policiais são presos
Luzes acesas, computador ligado, ninguém lá
Como é que quarenta e nove celulares lacrados acabam num saco de lixo dentro de uma delegacia?
Não foi descuido. A Corregedoria estava investigando porque havia denúncia de que uma carga havia sido apreendida mas não registrada formalmente. Quando chegaram lá, encontraram os aparelhos já descartados, mais outros seis sobre a mesa de um dos agentes.
Mas por que jogar fora? Se o esquema era roubar a carga, por que não vender?
Talvez porque a Corregedoria já estava investigando. Pode ter sido destruição de evidência. Ou talvez o esquema fosse mesmo pedir dinheiro para devolver — encontraram dezenove mil e quinhentos reais num cofre sem justificativa.
E os agentes simplesmente desapareceram quando a Corregedoria chegou?
Um forneceu a senha remotamente sem aparecer. O outro não estava lá, as luzes da sala estavam acesas, o computador ligado. Parecia que tinham saído às pressas.
Mas isso é interpretação. Eles poderiam ter saído por qualquer razão naquele dia.
Verdade. Mas junto com o dinheiro sem explicação, os aparelhos, as armas, e o padrão de apreensões não registradas, o Ministério Público viu um esquema.
Qual é o risco agora que estão presos?
Os promotores disseram que não havia razão para supor que apenas o processo os dissuadiria. Que eles continuariam fazendo a mesma coisa.
Isso é especulação sobre intenção futura. O que sabemos é o que fizeram no passado.
Sim. E o que fizeram foi usar a função pública para facilitar contrabando, não registrar apreensões e pedir dinheiro de volta.
Quantas vezes isso aconteceu?
A reportagem não diz. Sabemos de uma carga. Pode ter sido mais, mas não está confirmado.
O Gaeco descreveu um modus operandi — um padrão. Isso sugere que não foi isolado.
E agora?
Estão presos preventivamente. A investigação continua.
The Pulse
- A Corregedoria abriu uma sala trancada em Barueri e encontrou o que não deveria existir: celulares apreendidos em rodovia que jamais foram formalmente registrados, guardados num saco de lixo como se pudessem simplesmente desaparecer.
- Quando os investigadores chegaram, nenhum dos dois agentes suspeitos estava presente — um forneceu a senha remotamente, o outro deixou o computador ligado e as luzes acesas, mas não apareceu.
- O cofre da unidade guardava dois revólveres e quase vinte mil reais em espécie sem qualquer justificativa registrada, compondo um quadro que os promotores descreveram como esquema organizado de corrupção e lavagem de dinheiro.
- O Ministério Público argumentou que os agentes usaram o próprio aparato estatal para cometer crimes — abordando cargas, omitindo registros e cobrando dinheiro para devolver mercadorias apreendidas.
- O juiz da Vara das Garantias de Osasco autorizou a prisão preventiva de Marcos Vinícius de Souza Melo e Vagner Ramalho, concluindo que mantê-los em liberdade representaria risco grave à comunidade e ao Estado.
Em toda instituição que detém poder sobre os outros, há uma tensão permanente entre a função de proteger e a tentação de explorar. No 1º Distrito Policial de Barueri, essa tensão se materializou em quarenta e nove celulares escondidos num saco de lixo, dinheiro sem explicação num cofre e dois agentes que, quando a Corregedoria chegou, simplesmente não estavam lá. A operação deflagrada em agosto de 2026 pelo Gaeco não é apenas a história de dois policiais suspeitos — é o lembrete de que a vigilância sobre quem vigia é uma necessidade permanente das sociedades democráticas.
Em outubro de 2024, investigadores da Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo chegaram ao 1º Distrito Policial de Barueri com uma denúncia específica: uma carga de celulares apreendida em rodovia por policiais da unidade nunca havia sido completamente registrada. Quando abriram uma sala trancada, encontraram quarenta e nove aparelhos lacrados dentro de um saco de lixo. Sobre a mesa de um dos suspeitos, Marcos Vinícius de Souza Melo, havia mais seis celulares lacrados. Ele não estava presente — forneceu a senha de acesso remotamente. O outro investigado, Vagner Ramalho, também não apareceu; um servidor precisou buscar a chave da sala com o próprio agente, que se recusou a comparecer pessoalmente.
O que os investigadores encontraram naquele dia foi mais do que aparelhos desviados. Num cofre da unidade havia dois revólveres calibre .38 e quase vinte mil reais em espécie sem qualquer registro que os justificasse. Na sala de Ramalho, mais quatro mil reais e três celulares adicionais. O padrão era claro: abordagem de veículos de carga com documentação incompleta, omissão de registros formais de apreensão e cobrança de valores para devolução das mercadorias.
Em 28 de agosto de 2026, o Gaeco deflagrou operação para apurar o esquema. Os promotores Carlos Gaya, Luiz Fernando Bugiga, Juliano Atoji, Danilo Pugliesi e Yuri Fisberg descreveram como os agentes teriam se valido da função pública para facilitar o contrabando no estado. Argumentaram que não havia razão para crer que a simples tramitação do processo os impediria de continuar. O juiz Djalma Moreira Gomes Júnior, da Vara das Garantias de Osasco, concordou e autorizou a prisão preventiva dos dois, afirmando que mantê-los em liberdade colocaria a comunidade e o próprio Estado em grave risco. A defesa dos agentes não foi localizada pela reportagem.
Em outubro de 2024, investigadores da Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo abriram uma sala trancada no 1º Distrito Policial de Barueri e encontraram quarenta e nove celulares lacrados dentro de um saco de lixo. A descoberta não foi acidental. A Corregedoria estava ali porque havia denúncia de que uma carga de aparelhos celulares havia sido apreendida na rodovia por policiais da unidade, mas parte dela nunca havia sido formalmente registrada no boletim de apreensão.
Os suspeitos eram dois agentes: Marcos Vinícius de Souza Melo e Vagner Ramalho. Quando a Corregedoria chegou, encontrou mais seis celulares lacrados sobre a mesa de Melo. Ele não compareceu pessoalmente à unidade. Em vez disso, forneceu remotamente a senha eletrônica de acesso à sua sala. Na sala de Ramalho, as luzes estavam acesas e o computador ligado, mas ele não estava lá e não se apresentou. Um servidor precisou buscar a chave da porta com o próprio Ramalho, que não compareceu.
O que os investigadores apreenderam durante aquela ação revelou um padrão. Num cofre da unidade, encontraram dois revólveres calibre .38 e dezenove mil e quinhentos reais em espécie — dinheiro para o qual não havia qualquer justificativa registrada. Na sala de Ramalho havia mais quatro mil reais em espécie e três aparelhos celulares adicionais. O cenário todo — a pressa, a ausência dos agentes, o dinheiro sem explicação, os aparelhos guardados — apontava para algo organizado.
Nesta sexta-feira, 28 de agosto de 2026, o Ministério Público deflagrou uma operação para apurar um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro facilitando contrabando no estado. Melo e Ramalho foram presos preventivamente. Os promotores do Gaeco — Carlos Gaya, Luiz Fernando Bugiga, Juliano Atoji, Danilo Pugliesi e Yuri Fisberg — descreveram o modus operandi: abordagem de veículos de carga parcialmente desacompanhados de notas fiscais, ausência de registro formal completo do boletim de apreensão, e solicitação de quantias substanciais em dinheiro para devolver os produtos apreendidos.
Os promotores argumentaram que os agentes se valeram da função pública e do próprio aparato estatal para cometer crimes, e que não havia razão para supor que a mera tramitação do processo os dissuadiria de continuar. O juiz Djalma Moreira Gomes Júnior, da Vara das Garantias de Osasco, concordou. Em sua decisão autorizando a operação, escreveu que manter os investigados em liberdade colocaria a comunidade e o próprio Estado em grave risco, sendo imprescindível a prisão para evitar que crimes graves voltassem a ocorrer e para cessar a atividade criminosa da organização. A Folha não conseguiu identificar as defesas dos agentes.
Notable Quotes
Não há razão para supor que a mera tramitação do presente feito os dissuadirá de continuar fazendo o mesmo— Promotores do Gaeco ao pedir a prisão dos agentes
A manutenção da liberdade colocará a comunidade e o próprio Estado em grave risco— Juiz Djalma Moreira Gomes Júnior ao autorizar a operação