Nos mercados internacionais de café, o alívio técnico desta quarta-feira encontrou respaldo em algo mais antigo e persistente: a vulnerabilidade das colheitas diante do clima. Com 20% da safra brasileira ainda no campo e o El Niño projetado até fevereiro de 2027, os preços do arábica em Nova Iorque e do robusta em Londres subiram não apenas por recomposição de posições, mas como reflexo de uma incerteza que o mercado aprendeu a precificar. Estoques certificados em mínimas históricas lembram que, quando a oferta é escassa, cada chuva fora de hora tem peso de notícia.
Café sobe em NY e Londres; robusta atinge máximas semanais em clima volátil
El Niño paira sobre nossas cabeças até fevereiro de 2027
Por que o café subiu hoje se a colheita brasileira está avançando? Não deveria cair?
Deveria, em teoria. Mas o mercado é mais complexo. Houve uma recuperação técnica — operadores que apostaram na queda agora recompõem posições. E há preocupações reais: chuvas degradaram a qualidade, El Niño persiste até fevereiro, e os estoques certificados estão historicamente baixos.
Então o piso de preços é determinado pelos estoques?
Em grande parte, sim. Quando os estoques são apertados, o mercado não consegue cair muito, porque não há oferta suficiente para atender a demanda. É um freio natural.
E o robusta em Londres? Por que subiu se o Vietnã está exportando bastante?
Porque as preocupações climáticas no Vietnã — a redução de chuvas no Planalto Central — assustam mais do que as exportações atuais tranquilizam. O mercado olha para frente, não para trás.
O que muda se o tempo ficar mais seco no Brasil?
Tudo. A colheita acelera, os grãos secam mais rápido, o transporte fica mais fácil. Mais café entra no mercado, e os preços podem cair. É por isso que os traders estão atentos às previsões.
Então o mercado está esperando por más notícias?
Não exatamente. Está esperando por clareza. A volatilidade existe porque ninguém sabe ao certo o que o clima fará nos próximos meses. Quando souber, o mercado se acalma — para cima ou para baixo, mas acalma.
The Pulse
- Arábica sobe entre 265 e 280 pontos em Nova Iorque, com setembro fechando a 326,90 cents/lb — operadores que apostaram na queda correm para recompor posições.
- Chuvas no Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Alta Mogiana não apenas atrasaram a colheita: degradaram a qualidade dos grãos ainda presos ao campo.
- El Niño permanece ativo até fevereiro de 2027, mantendo a volatilidade como condição estrutural do mercado, não como exceção passageira.
- Estoques certificados de arábica em níveis historicamente baixos funcionam como piso de preços, limitando quedas mesmo diante de notícias mais favoráveis.
- No Vietnã, menor probabilidade de chuvas no Planalto Central impulsiona o robusta em Londres, mas exportações aquecidas do país freiam os ganhos da variedade.
- Previsões de tempo mais seco no Brasil nos próximos dias podem acelerar a colheita e pressionar os futuros para baixo — o mercado aguarda a confirmação.
Nos mercados internacionais de café, o alívio técnico desta quarta-feira encontrou respaldo em algo mais antigo e persistente: a vulnerabilidade das colheitas diante do clima. Com 20% da safra brasileira ainda no campo e o El Niño projetado até fevereiro de 2027, os preços do arábica em Nova Iorque e do robusta em Londres subiram não apenas por recomposição de posições, mas como reflexo de uma incerteza que o mercado aprendeu a precificar. Estoques certificados em mínimas históricas lembram que, quando a oferta é escassa, cada chuva fora de hora tem peso de notícia.
Os mercados futuros de café abriram a quarta-feira com ganhos firmes nas duas principais praças internacionais. Em Nova Iorque, o arábica subiu entre 265 e 280 pontos, levando setembro a 326,90 centavos por libra-peso. Em Londres, o robusta tocou suas máximas semanais. O movimento combina recuperação técnica — operadores recompondo posições vendidas — com preocupações reais sobre o que virá das lavouras.
O Brasil ainda colhe. Vinte por cento da safra permanece no campo, e as chuvas recentes sobre o Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Alta Mogiana não apenas atrasaram o trabalho: comprometeram a qualidade dos grãos. O analista Haroldo Bonfá, da Pharos Consultoria, destaca que o El Niño seguirá influenciando as regiões produtoras até fevereiro de 2027, tornando a volatilidade uma condição estrutural do mercado, não um episódio isolado.
Os estoques certificados de arábica estão em níveis historicamente baixos, o que limita quedas mais acentuadas — o mercado não tem margem de manobra quando a oferta global já está apertada. No Vietnã, a redução na probabilidade de chuvas no Planalto Central alimentou os ganhos do robusta em Londres, embora as exportações aquecidas do país coloquem bastante café no mercado e contenham o avanço da variedade.
No mercado físico brasileiro, o ritmo é moderado: produtores aguardam melhores preços para vender, enquanto compradores já estão abastecidos pela safra em andamento. Os próximos dias trarão um teste — previsões de tempo mais seco nas principais regiões produtoras podem acelerar colheita e secagem, pressionando os futuros para baixo. Até lá, o mercado oscila entre o alívio de hoje e as incertezas que o amanhã climático reserva.
Os mercados futuros de café acordaram nesta quarta-feira com ganhos firmes em ambas as praças internacionais, um alívio depois de semanas de pressão. Em Nova Iorque, o arábica subiu entre 265 e 280 pontos, levando o contrato de setembro a 326,90 centavos por libra-peso e dezembro a 311,45 centavos. Em Londres, o robusta tocou suas máximas da semana. O movimento reflete uma recuperação técnica — operadores que haviam apostado na queda agora recompõem posições — mas também algo mais profundo: a incerteza sobre o que virá das lavouras.
O Brasil ainda colhe. Vinte por cento da safra aguarda os cortadores, e esse percentual remanescente não está seguro. As chuvas que caíram sobre o Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Alta Mogiana e interior de São Paulo não apenas atrasaram o trabalho no campo; degradaram a qualidade dos grãos. Haroldo Bonfá, analista da Pharos Consultoria, aponta para um fator que mantém o mercado em tensão: o fenômeno El Niño permanecerá presente até fevereiro de 2027, e cada região responderá de forma diferente às suas influências. Isso significa que a volatilidade não é um acidente — é a condição normal até que o inverno brasileiro termine e as ameaças climáticas se dissipem.
Os traders monitoram com atenção a disponibilidade de cafés arábica de melhor qualidade. Os estoques certificados estão em níveis historicamente baixos, um fator que funciona como um piso para os preços. Quedas mais acentuadas ficam limitadas porque o mercado simplesmente não tem muita margem de manobra; a oferta global está apertada, e qualquer sinal de redução na disponibilidade reacende as preocupações.
Em Vietnã, a maior produtora de robusta do mundo, as previsões climáticas apontam para redução da probabilidade de chuvas no Planalto Central, a região que sustenta a produção do país. Isso alimentou os ganhos do robusta em Londres, onde a variedade também se beneficiou do acompanhamento do desempenho do arábica e da busca por recomposição de posições. Mas há um contrapeso: as exportações vietnamitas de robusta estão aquecidas, colocando bastante café no mercado internacional e limitando os ganhos da variedade.
No Brasil, o mercado físico segue cauteloso. Produtores não têm pressa em vender; aguardam melhores oportunidades de preço. Compradores, por sua vez, já estão abastecidos pela entrada da safra, o que reduz a urgência nas compras. O ritmo das negociações permanece moderado, pontual, sem o calor que poderia vir de uma demanda pressionada.
Os próximos dias trarão um teste. As previsões indicam tempo mais seco nas principais áreas de produção brasileiras — exatamente o que faltava para acelerar a colheita, a secagem e o transporte. Se isso se confirmar, pode pesar sobre os futuros do arábica, já que favoreceria o avanço dos trabalhos e a entrada de mais café no mercado. Mas até lá, o mercado segue em seu estado natural de incerteza, oscilando entre o alívio técnico de hoje e as preocupações que virão amanhã.
Notable Quotes
O fenômeno El Niño paira sob as nossas cabeças até janeiro, fevereiro de 2027, e cada região deve reagir de uma maneira— Haroldo Bonfá, analista de mercado e diretor da Pharos Consultoria