Anvisa libera importação de 6 milhões de doses da CoronaVac do Butantan

A fábrica está parada aguardando a matéria-prima
Diretor do Butantan explicou o verdadeiro gargalo para a produção local da CoronaVac.
Mark

Por que a Anvisa liberou a importação se a vacina ainda não foi aprovada?

Mimi

A liberação foi apenas para o produto acabado vindo da China — 6 milhões de doses prontas. Não é autorização para usar, é autorização para trazer. A vacina segue em testes.

Luke

Mas qual é o ponto prático de trazer doses prontas se não pode aplicar? Estão apenas estocando?

Mimi

Provavelmente é para ter o produto disponível assim que os testes terminarem e a Anvisa der o aval. Ganha tempo na logística.

Mark

E as outras 40 milhões de doses? Como funcionam?

Mimi

Vêm como matéria-prima, envasadas e rotuladas aqui no Butantan. Mas a importação dessa matéria-prima ainda não tinha sido liberada quando essa notícia saiu.

Luke

Então havia dois pedidos diferentes à Anvisa — um para doses prontas, outro para insumos. Só um foi aprovado?

Mimi

Exatamente. E o diretor do Butantan disse que a fábrica estava parada esperando a matéria-prima. Então o gargalo real era outro.

Mark

Quantas pessoas estavam sendo testadas naquele momento?

Mimi

Nove mil voluntários, todos profissionais de saúde. Cada um recebeu duas doses. Com os novos centros, a meta era chegar a 13 mil.

Luke

E como se mede se funciona?

Mimi

Quando pelo menos 61 voluntários forem naturalmente contaminados, comparam quantos adoeceram no grupo que recebeu a vacina versus o grupo que recebeu placebo.

Mark

Isso pode levar tempo.

Luke

Pode. Depende de quantas pessoas se expõem ao vírus naturalmente durante o estudo. Não é algo que se controla.

  • A Anvisa liberou a importação de 6 milhões de doses prontas da CoronaVac, criando uma janela logística antes mesmo de qualquer aprovação para uso.
  • A vacina segue em fase 3 de testes — sem resultados divulgados, sem eficácia comprovada e sem permissão para ser aplicada em nenhum brasileiro.
  • A linha de produção no Butantan estava parada aguardando matéria-prima importada, e a questão dos insumos para envasamento local permanecia sem solução clara após a decisão da agência.
  • São Paulo expandiu os centros de pesquisa de 16 para 22, buscando alcançar 13 mil voluntários — todos profissionais de saúde em alto risco de exposição.
  • A eficácia só poderá ser determinada quando ao menos 61 voluntários forem naturalmente infectados, tornando o tempo e o acaso parte essencial do processo científico.

Em um momento em que o mundo inteiro busca respostas contra a pandemia, a Anvisa autorizou nesta sexta-feira a importação de 6 milhões de doses da CoronaVac — não como sinal de aprovação, mas como um passo cauteloso dentro de um processo ainda incompleto. A vacina, desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, permanece em fase 3 de testes clínicos, sem eficácia comprovada e sem autorização para uso. É a antecipação logística de uma esperança que ainda precisa ser confirmada pela ciência.

A Anvisa abriu caminho nesta sexta-feira para a chegada de 6 milhões de doses da CoronaVac ao Brasil, vindas prontas da China. A autorização, porém, diz respeito apenas à importação do produto acabado — não ao seu uso. A vacina, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, segue na terceira fase de testes clínicos, sem resultados divulgados e sem qualquer permissão para aplicação.

O governo paulista contratou 46 milhões de doses no total: as primeiras 6 milhões chegarão envasadas da China, enquanto as outras 40 milhões serão produzidas no próprio Butantan a partir de matéria-prima importada. No entanto, a questão dos insumos para a produção local permanecia em aberto — o diretor do Butantan, Dimas Covas, havia alertado que a linha de produção estava parada aguardando essa matéria-prima, mesmo enquanto a agência negava qualquer entrave.

Na mesma data, São Paulo anunciou a criação de seis novos centros de pesquisa, elevando de 16 para 22 o número de locais onde os testes são conduzidos no país. Até então, 15 mil vacinações haviam sido aplicadas em 9 mil voluntários — todos profissionais de saúde. A meta era ampliar a pesquisa para 13 mil participantes.

Na fase 3, metade dos voluntários recebe a vacina e a outra metade recebe placebo. Para medir a eficácia, é preciso que pelo menos 61 participantes sejam naturalmente infectados pelo coronavírus — só assim será possível comparar os resultados entre os grupos. Se os índices de segurança e eficácia forem satisfatórios, a vacina será submetida à Anvisa para registro formal. A agência já simplificou o processo, permitindo o envio de dados conforme os estudos avançam. Por ora, a CoronaVac segue com importação autorizada, mas sem eficácia comprovada e sem permissão para ser aplicada.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária abriu caminho nesta sexta-feira para que 6 milhões de doses da CoronaVac chegassem ao Brasil vindas prontas da China, mas a vacina em si permanece longe de estar pronta para qualquer braço. O imunizante, desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan de São Paulo, segue na terceira fase de testes clínicos — aquela em que se mede de verdade se a vacina funciona, testando-a em milhares de voluntários. Nenhum resultado foi divulgado. Nenhuma autorização para aplicação foi concedida. O que a Anvisa liberou foi apenas a importação do produto acabado, não a autorização para seu uso.

O governo paulista havia fechado contrato com a Sinovac para adquirir 46 milhões de doses no total. Dessas, as primeiras 6 milhões chegarão já prontas e envasadas da China. As outras 40 milhões serão produzidas aqui mesmo, no Butantan, a partir de matéria-prima importada que será envasada e rotulada nas instalações paulistas. A decisão da Anvisa nesta sexta não tratava do pedido paralelo do governo de São Paulo para liberar a importação dos insumos necessários à produção local — essa questão permanecia em aberto, e o diretor do Butantan, Dimas Covas, havia alertado horas antes que a linha de produção estava parada justamente aguardando a chegada dessa matéria-prima.

Covas afirmou que o cronograma estabelecido pelo governo paulista para a produção da CoronaVac se manteria de pé, independentemente de qualquer atraso da Anvisa. No mesmo dia em que fez essa declaração, a agência negou que houvesse entrave e liberou a compra das doses prontas — embora a questão da matéria-prima para envasamento continuasse sem solução clara. A sequência de eventos deixava em aberto qual seria o gargalo real para a produção em larga escala.

O governo de São Paulo anunciou também nesta sexta a criação de seis novos centros de pesquisa para os testes da CoronaVac em voluntários. Com essa expansão, o número de locais onde a pesquisa era conduzida no país subiria de 16 para 22. Até aquele momento, 15 mil vacinações haviam sido aplicadas em 9 mil voluntários — cada um recebendo duas doses. A meta com os novos centros era ampliar a pesquisa para um total de 13 mil voluntários.

Na terceira fase dos testes, metade dos participantes recebe a vacina de verdade e a outra metade recebe placebo. Para que a eficácia da CoronaVac pudesse ser determinada, era necessário que pelo menos 61 dos participantes fossem naturalmente contaminados pelo coronavírus durante o período de acompanhamento — só assim seria possível comparar quantos adoeceram em cada grupo. Os voluntários recrutados eram exclusivamente profissionais de saúde, população de alto risco de exposição.

Se o imunizante atingisse os índices necessários de eficácia e segurança, seria então submetido à avaliação formal da Anvisa para registro e posterior liberação para uso na população geral. Para acelerar esse processo, a agência havia reduzido a exigência de documentação inicial e simplificado o procedimento de registro, permitindo que dados dos estudos fossem enviados conforme os trabalhos avançavam, em vez de apenas ao final.

Até aquele momento, apenas dados parciais sobre a segurança da vacina haviam sido apresentados pelo governo de São Paulo, mas eles não tinham sido enviados formalmente à Anvisa nem publicados em revistas científicas revisadas por pares. A vacina seguia, portanto, em desenvolvimento — com importação autorizada, mas sem eficácia comprovada e sem qualquer permissão para ser aplicada em pessoas.

No momento o que nos importa é a matéria-prima, exatamente porque a fábrica, nossa linha de produção, está nesse momento parada aguardando a chegada dessa matéria-prima
— Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan
Quieres la nota completa? Lee el original en G1 ↗
Contáctanos FAQ