AGU pede ao STF mais 120 dias de suspensão de lei que restringe benefícios fiscais

Sem a moratória e sem um substituto pronto, o risco ambiental seria imediato
A AGU argumenta que remover incentivos fiscais pode levar empresas a abandonarem acordo de 20 anos que protege a Amazônia.
Mark

Por que a AGU está pedindo mais tempo? Não deveria estar defendendo a lei de Mato Grosso?

Mimi

A AGU está em posição difícil. Tecnicamente, a lei estadual pode estar certa — proibir benefícios a empresas que participam de acordos privados. Mas na prática, se você tira os incentivos, as empresas podem sair da Moratória, e aí o desmatamento volta.

Luke

Espera. A Moratória da Soja é um acordo privado. Por que o Estado deveria dar benefícios fiscais para empresas que participam dela? Isso não é subsídio disfarçado?

Mimi

É, tecnicamente. Mas é um subsídio que protege a Amazônia. A questão é: sem ele, a moratória cai?

Mark

E se cair, o que acontece?

Mimi

Segundo a AGU, desmatamento imediato. Porque não há lei federal forte o suficiente para substituir o acordo.

Luke

Mas a AGU não apresentou dados sobre isso. É uma previsão, não uma certeza.

Mimi

Verdade. É um risco que eles estão nomeando, não provando.

Mark

Então o que a AGU quer fazer nos 120 dias?

Mimi

Criar um modelo institucional novo. Um jeito de o Estado trabalhar com acordos privados de sustentabilidade sem violar concorrência.

Luke

Em 120 dias? Isso parece otimista.

Mimi

Muito otimista. Mas é o que pediram.

  • Uma lei de Mato Grosso que proíbe incentivos fiscais a empresas da Moratória da Soja entrou em vigor em janeiro, ameaçando romper um acordo ambiental que resistiu por 20 anos.
  • A AGU alerta que, sem os benefícios fiscais, as grandes exportadoras podem simplesmente abandonar o acordo — e não há substituto institucional pronto para ocupar esse vazio.
  • O pedido de 120 dias de suspensão é uma corrida contra o tempo: a União precisa construir um modelo legal que permita ao Estado participar de acordos privados de sustentabilidade sem violar a legislação concorrencial.
  • O ministro Flávio Dino, relator da ADI, já havia determinado o retorno da lei em novembro, decisão confirmada pelo plenário — tornando a solicitação da AGU um movimento de última hora com peso ambiental imediato.
  • O STF decide agora se concede o prazo, equilibrando a integridade das regras de concorrência com o risco concreto de retrocesso ambiental na Amazônia Legal.

No último dia útil do ano, a Advocacia-Geral da União dirigiu-se ao Supremo Tribunal Federal com um pedido que revela uma tensão raramente visível: a de que instrumentos privados de proteção ambiental podem ser mais frágeis do que parecem. A AGU solicita 120 dias adicionais de suspensão de uma lei mato-grossense que, ao proibir benefícios fiscais a empresas da Moratória da Soja, ameaça desmantelar um acordo voluntário de duas décadas que protege a Amazônia do desmatamento. O que está em jogo não é apenas uma norma estadual, mas a pergunta de como o Estado pode sustentar pactos privados de sustentabilidade sem ferir as regras que garantem a livre concorrência.

A Advocacia-Geral da União apresentou ao STF, na última terça-feira de 2025, um pedido de prorrogação de 120 dias na suspensão de uma lei de Mato Grosso que proíbe concessões de benefícios fiscais e terrenos públicos a empresas participantes da Moratória da Soja. O pedido foi dirigido ao ministro Flávio Dino, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade que questiona a validade do acordo. Em novembro, Dino já havia determinado que a norma voltaria a vigorar a partir de 1º de janeiro — decisão referendada pelo plenário da corte.

A Moratória da Soja é um acordo privado com duas décadas de existência que restringe a comercialização de soja produzida em áreas desmatadas da Amazônia Legal após 2008. Seus signatários são grandes traders do setor, e sua efetividade sempre dependeu, em parte, de incentivos econômicos. A lei estadual, questionada por PCdoB, PSOL, Verde e Rede Sustentabilidade, criou um impasse: ao proibir esses incentivos, pode estar violando a legislação concorrencial nacional — mas ao retirá-los, pode inviabilizar o próprio acordo ambiental.

O argumento da AGU é direto: sem os benefícios fiscais, as exportadoras podem abandonar a moratória, e sem ela — e sem um substituto já construído — o risco ambiental seria imediato e sem resposta institucional. O pedido partiu do Ministério do Meio Ambiente, que propõe usar os 120 dias para criar um framework legal que permita ao Estado brasileiro acompanhar acordos privados de sustentabilidade sem gerar conflitos concorrenciais.

A decisão que o STF terá de tomar vai além de Mato Grosso ou da soja. É sobre como o Brasil pode trabalhar com atores privados em questões ambientais sem que a busca pela concorrência perfeita destrua acordos que, apesar de imperfeitos, funcionam. O tempo pedido pela AGU é o tempo necessário para desenhar essa resposta.

A Advocacia-Geral da União apresentou ao Supremo Tribunal Federal, na última terça-feira do ano, um pedido que coloca em tensão dois objetivos que raramente entram em conflito direto: a proteção ambiental e as regras de concorrência. O órgão solicita 120 dias adicionais de suspensão de uma lei de Mato Grosso que proíbe concessões de benefícios fiscais e terrenos públicos a empresas participantes da Moratória da Soja — um acordo privado de duas décadas que funciona como barreira contra a comercialização de soja produzida em áreas desmatadas da Amazônia Legal após 2008.

O pedido foi dirigido ao ministro Flávio Dino, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade que questiona a validade desse acordo ambiental. A lei estadual em questão, questionada pelos partidos PCdoB, PSOL, Verde e Rede Sustentabilidade, criou um impasse: ao proibir incentivos fiscais para empresas da moratória, ela buscava forçar o cumprimento de critérios ambientais, mas simultaneamente pode estar violando legislação concorrencial nacional. Em novembro, Dino já havia determinado que a norma voltaria a vigorar a partir de 1º de janeiro, decisão referendada pelo plenário da corte.

O argumento da AGU é direto e preocupante. Remover os incentivos fiscais, sustenta o órgão, pode levar as grandes exportadoras a abandonarem o acordo que, apesar de suas limitações legais, mantém há 20 anos uma restrição voluntária sobre a expansão do desmatamento amazônico. Sem essa moratória e sem um substituto institucional já pronto, o risco ambiental seria imediato. A AGU afirma que tal esvaziamento resultaria em prejuízos diretos ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável das regiões produtoras, especialmente na Amazônia.

O que a AGU propõe é um caminho intermediário: manter a lei suspensa enquanto se constrói um modelo institucional mais amplo. Não se trata apenas de salvar a Moratória da Soja, mas de criar um framework geral que permita ao Estado brasileiro acompanhar e participar de acordos privados voluntários de sustentabilidade sem violar regras concorrenciais. O pedido partiu do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que vê nessa construção institucional a saída para um dilema que não tem solução simples.

O que está em jogo é mais amplo que uma lei estadual. A Moratória da Soja, embora privada, tornou-se um instrumento de política ambiental de facto. Seus signatários — grandes traders que compram e vendem soja — criaram uma restrição que nenhuma lei federal conseguiu impor com a mesma efetividade. Mas essa efetividade repousa em incentivos econômicos que agora uma lei estadual quer retirar, criando uma contradição: como manter um acordo ambiental se os participantes perdem as vantagens fiscais que o tornaram viável?

O STF terá de decidir se concede os 120 dias solicitados. A decisão não é apenas sobre Mato Grosso ou sobre soja. É sobre como o Estado brasileiro pode trabalhar com atores privados em questões ambientais sem criar conflitos com legislação concorrencial — e sem deixar que a busca pela concorrência perfeita destrua acordos que, apesar de imperfeitos, funcionam. O tempo que a AGU pede é o tempo para desenhar essa resposta.

O esvaziamento da Moratória da Soja sem que, em paralelo, haja um desenho institucional adequado poderá resultar em prejuízos imediatos ao meio ambiente
— AGU, em manifestação ao STF
Contact Us FAQ