Viga das Torres Gémeas aguarda há 20 anos exposição pública em Vila Franca de Xira

Os atentados de 11 de Setembro de 2001 mataram 2.977 pessoas nas Torres Gémeas, Pentágono e Shanksville, afetando também famílias portuguesas e emigrantes.
O sacrifício que nós tivemos. Quanto custa ser emigrante
Ernesto Cabeça explica o significado simbólico da viga que transportou de Nova Iorque para Portugal.
Mark

Por que razão Ernesto Cabeça decidiu trazer esta viga específica para Portugal, entre tantos outros fragmentos disponíveis?

Mimi

Porque estava lá. Estava em Nova Iorque, preparava o regresso, e quando lhe ofereceram a possibilidade de levar um pedaço daquilo que tinha destruído tantas vidas, viu nela um significado que ia além do objeto. Era um testemunho do que tinha vivido como emigrante.

Mark

Vinte anos é muito tempo para uma peça estar à espera de um lugar público. O que explica este atraso?

Mimi

Burocracia, falta de decisão, falta de recursos. A Junta de Freguesia sabia que a viga existia, mas não tinha um plano claro. Cabeça tentou várias vezes, mas ninguém assumiu a responsabilidade de avançar. Entretanto, a peça envelheceu na quinta.

Mark

A Junta diz que está disponível agora. Acredita que desta vez é diferente?

Mimi

Há sinais positivos — o presidente mencionou rotundas, jardins, até uma data possível para inauguração. Mas sem verba para compensar Cabeça pelos gastos, é difícil saber se é apenas retórica ou compromisso real.

Mark

E o monumento que Cabeça quer construir? Como é que isso muda a história?

Mimi

Transforma a viga de um objeto isolado num símbolo estruturado. Em vez de ser apenas um pedaço de ferro, torna-se parte de uma narrativa visual — as duas torres em silhueta, a viga no meio. É a forma de Cabeça dizer: isto importa, isto significa algo.

Mark

O que é que esta história nos diz sobre a emigração portuguesa?

Mimi

Que os portugueses estavam lá, que foram afetados, que carregam essa memória. E que às vezes essa memória fica suspensa, à espera de um lugar onde possa ser honrada publicamente.

  • Uma viga de aço retirada dos escombros do 11 de Setembro permanece há duas décadas numa propriedade privada em Alverca, sem placa, sem contexto e sem reconhecimento oficial.
  • Ernesto Cabeça investiu oito mil euros do próprio bolso para trazer a peça a Portugal, mas vinte anos de contactos com a Junta de Freguesia não produziram qualquer solução concreta.
  • A burocracia e a falta de verba bloquearam repetidamente a transformação da viga num memorial público, deixando o homem e o ferro presos numa espera resignada.
  • A Junta de Freguesia de Alverca confirmou recentemente disponibilidade para encontrar um espaço — uma rotunda ou jardim — e sugeriu uma inauguração para o 11 de Setembro do ano seguinte.
  • Cabeça já imagina o monumento final: uma silhueta em ferro e chapa das duas torres, com a viga original no centro, projetado com a ajuda de um arquiteto.

Há vinte anos, um emigrante português chamado Ernesto Cabeça trouxe do coração destruído das Torres Gémeas uma viga de aço de 2,5 toneladas — não como troféu, mas como testemunho do custo humano da emigração e do luto que atravessa oceanos. A peça repousa numa quinta em Alverca, em silêncio e sem inscrição, à espera de um espaço público que lhe dê o nome que merece. É a história de um objeto que carrega o peso de uma civilização ferida e de um homem que recusou deixar essa ferida ser esquecida.

Numa quinta em Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, uma viga de aço de 2,5 toneladas descansa há vinte anos à entrada de uma propriedade privada. A peça pertenceu ao piso 51 ou 52 das Torres Gémeas e chegou a Portugal poucos meses depois do ataque de 11 de Setembro de 2001.

Ernesto Cabeça, hoje com 66 anos, estava em Nova Iorque naquele ano a preparar o regresso a Portugal. Quando soube que os Estados Unidos ofereciam fragmentos dos destroços, pediu um camião emprestado ao irmão, transportou a viga até ao porto e pagou cerca de oito mil euros para a trazer de barco. Para ele, o ferro nunca foi apenas um resquício histórico — era o símbolo do sacrifício dos emigrantes portugueses, do custo invisível de viver entre dois mundos. "Quanto custa ser emigrante", disse à agência Lusa, em pé junto à peça.

Durante duas décadas, Cabeça tentou encontrar um espaço público para a viga, contactando repetidamente a Junta de Freguesia de Alverca. A burocracia não avançou. A peça ficou sem inscrição, sem placa, sem contexto oficial. "Se for preciso está aqui mais 10 anos", admitiu com resignação.

Recentemente, a situação começou a mover-se. Carlos Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia, confirmou disponibilidade para encontrar um local público — talvez uma rotunda ou jardim — e sugeriu uma inauguração para o 11 de Setembro seguinte. O obstáculo permanece: a autarquia não tem verba para compensar Cabeça pelos oito mil euros gastos nem pelos vinte anos de manutenção.

Entretanto, Cabeça já desenha mentalmente o futuro: um monumento em ferro e chapa com a silhueta das duas torres e a viga original no centro, um projeto que já discutiu com um arquiteto. Uma forma de transformar um fragmento em testemunho — e a espera em memória.

Numa quinta privada em Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, repousa há duas décadas uma viga de aço com 2,5 toneladas. Não é um objeto qualquer. Pertenceu ao piso 51 ou 52 das Torres Gémeas, antes de 11 de Setembro de 2001 as reduzir a escombros em Nova Iorque.

Ernesto Cabeça, agora com 66 anos, estava em Nova Iorque naquele ano, preparando o regresso a Portugal depois de anos como emigrante. Quando soube que os Estados Unidos ofereciam fragmentos dos destroços às nações interessadas, não hesitou. Pediu um camião emprestado ao irmão, transportou a viga até ao porto, e pagou cerca de oito mil euros para a trazer por barco até à Península Ibérica. A peça chegou à Quinta do Barco poucos meses depois do ataque.

Para Cabeça, o ferro não era apenas um resquício histórico. Era um símbolo — do sacrifício dos portugueses que viviam nos Estados Unidos, do custo invisível da emigração, da perda que atravessou o Atlântico. "Já tem um simbolismo. Isto é para simbolizar os nossos portugueses. O sacrifício que nós tivemos. Quanto custa ser emigrante", explicou à agência Lusa, em pé junto à viga que permanecia exposta à entrada da sua propriedade.

Durante vinte anos, Cabeça tentou enquadrar o objeto num espaço público. Contactou a Junta de Freguesia de Alverca repetidas vezes, buscando um local onde a viga pudesse ser vista, honrada, transformada em memorial. Mas a burocracia não avançou. A peça continuou na quinta, sem inscrição, sem placa, sem contexto oficial — apenas o ferro, o tempo, e a espera. "Ela, para já, é minha e está aqui. Nem pus nada escrito por causa desta indecisão, se vai para aqui ou para ali. Então estamos à espera. A peça está aqui e se for preciso está aqui mais 10 anos", disse com resignação.

Recentemente, a situação começou a mudar. Carlos Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de Alverca, confirmou que tomou conhecimento da viga e que a autarquia está disponível para encontrar um local público — talvez uma rotunda, talvez um jardim. Gonçalves sugeriu que o memorial poderia estar inaugurado no 11 de Setembro do ano seguinte. Mas havia um obstáculo: a Junta não tinha verba para compensar Cabeça pelos oito mil euros gastos no transporte e pela manutenção de duas décadas.

Mentalmente, Cabeça já estava a desenhar o futuro. Tinha uma ideia: criar um monumento em ferro e chapa que reproduzisse a silhueta das duas torres, com a viga original no centro. Já tinha falado com um arquiteto sobre o projeto. Era uma forma de dar contexto histórico ao fragmento, de transformá-lo de simples resto em testemunho estruturado.

O 11 de Setembro de 2001 matou 2.977 pessoas em três locais: nas Torres Gémeas de Nova Iorque, no Pentágono em Arlington, Virgínia, e num campo em Shanksville, Pensilvânia. Dezenove terroristas pilotaram os quatro aviões. Mas entre os mortos e os afetados estavam também portugueses e emigrantes portugueses — pessoas cujas histórias, como a de Cabeça, ficaram presas entre dois continentes, entre a memória e a espera.

Já tem um simbolismo. Isto é para simbolizar os nossos portugueses. O sacrifício que nós tivemos. Quanto custa ser emigrante
— Ernesto Cabeça
Queremos efetivar isso brevemente. Podia ser colocada numa rotunda ou num jardim. Quem sabe no 11 de Setembro do próximo ano esteja a ser inaugurada
— Carlos Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de Alverca
Contact Us FAQ