Vale enfrenta escassez de engenheiros em expansão de megaprojetos

Isso não é adequado. A gente deveria ser capaz de cobrir tudo com os recursos internos.
CEO da Vale sobre a necessidade de contratar engenheiros estrangeiros para seus projetos de expansão.
Mark

Por que a Vale está tendo dificuldade em encontrar engenheiros? Não há oferta no mercado?

Mimi

Há oferta, mas não no volume que a empresa precisa. A Vale está acelerando R$140 bilhões em investimentos até 2030, e isso exige muitos profissionais qualificados. O problema é que a formação de engenheiros no Brasil não acompanha essa demanda.

Luke

Mas Pimenta não deu números específicos. Quantos engenheiros a Vale precisa? Quantos está conseguindo? Sem isso, é difícil saber se é uma crise real ou uma reclamação de negócio.

Mimi

Verdade. O que sabemos é que a empresa já está recorrendo a engenheiros estrangeiros, o que sugere que o problema é real. Mas você tem razão — faltam números concretos.

Mark

E quanto às parcerias que a Vale está fazendo com escolas técnicas? Isso está funcionando?

Mimi

Pimenta não deu detalhes sobre resultados. Disse que estão fazendo parcerias, mas não mencionou se essas parcerias estão resolvendo o problema ou apenas amenizando.

Luke

Exatamente. Ele identificou o problema, mas as soluções que mencionou — parcerias com escolas, apelo aos jovens sobre a atratividade da mineração — são genéricas. Não há evidência de que estejam funcionando.

Mark

E esse apelo para o Brasil retomar megaprojetos de US$15 a US$20 bilhões? Isso está conectado ao problema de engenheiros?

Mimi

Está, mas de forma indireta. Pimenta está dizendo que o Brasil poderia fazer projetos maiores, mas para isso precisaria de mais engenheiros. É um argumento de que o país está deixando oportunidades na mesa porque não tem capacidade de execução.

Luke

Mas novamente, ele não explicou por que os jovens não estão escolhendo engenharia de mineração. É falta de interesse? Salários baixos? Falta de oportunidades? Sem entender a raiz, é difícil avaliar se as soluções que a Vale está propondo vão funcionar.

  • A Vale tem capital para crescer, mas não tem engenheiros suficientes para executar projetos bilionários — e o relógio da expansão já está correndo.
  • O CEO Gustavo Pimenta admitiu publicamente que a empresa foi forçada a contratar engenheiros estrangeiros, algo que ele mesmo classificou como inadequado para uma mineradora do porte da Vale.
  • A indústria de mineração enfrenta um problema de imagem entre os jovens: poucos estudantes enxergam o setor como destino de carreira atraente, agravando a escassez de talentos no longo prazo.
  • A Vale já firmou parcerias com escolas técnicas e faculdades, mas as soluções ainda correm atrás de uma demanda que cresce mais rápido do que a formação consegue acompanhar.
  • Pimenta fez um apelo ao país para retomar megaprojetos de US$15 a US$20 bilhões, sinalizando que a ambição da empresa depende de uma transformação mais ampla no ecossistema de engenharia brasileiro.

Em um momento em que a Vale compromete R$140 bilhões para expandir suas operações até 2030, emerge uma contradição reveladora: o capital existe, mas os engenheiros capazes de transformá-lo em realidade escasseiam. O CEO Gustavo Pimenta nomeou publicamente esse paradoxo — a indústria que move montanhas não consegue formar, em ritmo suficiente, os profissionais que a fazem funcionar. É um lembrete de que o verdadeiro gargalo do desenvolvimento raramente é o dinheiro, mas sim o talento humano cultivado ao longo de gerações.

A Vale tem dinheiro para crescer. O que falta são as pessoas capazes de transformar esse investimento em realidade. Com R$140 bilhões comprometidos em novos projetos até 2030 — entre a expansão de Carajás e os ativos em Minas Gerais —, a mineradora se viu diante de um obstáculo que o capital sozinho não resolve: a escassez de engenheiros qualificados.

O CEO Gustavo Pimenta foi direto ao nomear o problema em conversa com líderes empresariais. Para ele, a formação e a capacitação representam "o calcanhar de Aquiles da indústria hoje". A Vale acelerou seu ritmo de crescimento, anunciou dois grandes pacotes de investimentos no ano passado, e de repente percebeu que não havia engenheiros — nem empresas de engenharia — suficientemente fortes para sustentar essa expansão.

A empresa já tenta contornar o gargalo com parcerias em escolas técnicas e faculdades. Mas em alguns casos precisou recorrer a profissionais estrangeiros — solução que o próprio Pimenta reconhece como insatisfatória. "A gente deveria ser capaz de cobrir tudo com os recursos internos", disse ele.

Além do problema imediato, Pimenta fez um apelo mais amplo: o Brasil deveria retomar megaprojetos de mineração na casa dos US$15 a US$20 bilhões, e a Vale tem capital para isso. Mas para que esse horizonte se torne possível, o setor precisa mudar sua imagem entre os jovens — mostrar que trabalhar com mineração é relevante, que transforma o mundo. Sem atrair novos talentos, o dinheiro continuará esperando por mãos que ainda não chegaram.

A Vale está investindo pesadamente em seu futuro — R$140 bilhões em novos projetos até 2030, divididos entre a expansão das minas de Carajás e os ativos em Minas Gerais. Mas há um problema que o dinheiro não resolve sozinho: a empresa não consegue encontrar engenheiros suficientes para executar esses empreendimentos.

Gustavo Pimenta, CEO da mineradora, foi direto ao ponto em conversa com líderes empresariais na sexta-feira. "Estamos com dificuldades de formar novos líderes, formar novos engenheiros. Para a Vale, isso é uma dor", disse ele. O executivo não estava sendo dramático — a capacitação em engenharia é essencial para projetos de mineração complexos, e a indústria brasileira simplesmente não está produzindo profissionais no ritmo que a demanda exige.

O desafio surgiu justamente quando a Vale acelerou seu ritmo de crescimento. A empresa voltou a expandir, anunciou dois grandes pacotes de investimentos no ano passado, e de repente se viu diante de uma realidade incômoda: não havia engenheiros e empresas de engenharia suficientemente fortes para ajudar a levar esses projetos adiante. Pimenta identificou o problema como "o calcanhar de Aquiles da indústria hoje" — formação e capacitação.

A Vale já está tentando resolver isso. Fez parcerias com escolas técnicas e turmas de faculdades de formação. Mas em alguns casos, a empresa foi obrigada a recorrer a engenheiros de fora do Brasil. Pimenta deixou claro que isso não é o ideal. "Isso não é adequado. A gente deveria ser capaz de cobrir tudo com os recursos internos."

O CEO também usou a ocasião para fazer um apelo mais amplo ao país. Pimenta disse que o Brasil deveria voltar a realizar megaprojetos de mineração na faixa de US$15 bilhões a US$20 bilhões — e que a Vale tem capital para isso. Mas para que isso aconteça, a indústria precisa resolver um problema de percepção. Os jovens estudantes não estão vendo a mineração como atrativa. Pimenta acredita que o setor precisa mostrar que "a indústria real" pode ser interessante, que o trabalho em mineração muda o mundo.

Em paralelo, Pimenta também expressou otimismo sobre a possibilidade de um decreto que trata das cavidades no setor de mineração. Se aprovado, poderia acelerar o licenciamento ambiental e liberar novos investimentos. É mais um sinal de que a Vale está tentando remover obstáculos — tanto os que envolvem regulação quanto os que envolvem gente.

Estamos com dificuldades de formar novos líderes, formar novos engenheiros. Para a Vale, isso é uma dor.
— Gustavo Pimenta, CEO da Vale
Este é o calcanhar de Aquiles da indústria hoje: formação e capacitação.
— Gustavo Pimenta, CEO da Vale
Envie de l'histoire complète ? Lire l'original sur InfoMoney ↗
Nous contacter FAQ