Títulos de longo prazo indexados ao IPCA lideram rentabilidade em julho

Quanto mais longo o prazo, melhor foi o retorno
Títulos indexados ao IPCA com vencimento acima de cinco anos lideraram a rentabilidade em julho.
Mark

Por que exatamente os títulos de longo prazo ligados ao IPCA tiveram esse desempenho tão superior em julho?

Mimi

Basicamente porque duas coisas boas aconteceram ao mesmo tempo. O governo anunciou medidas de congelamento de gastos, o que tranquilizou o mercado sobre a inflação futura, e simultaneamente começou a crescer a expectativa de que os juros americanos cairiam. Quando você tem essas duas forças, títulos de longo prazo ganham muito.

Luke

Mas espera — o Marcelo Cidade da Anbima menciona que "incertezas fiscais permanecem". Então o mercado realmente acredita que essas medidas vão funcionar, ou está apenas apostando que funcionarão?

Mimi

Acho que é mais a segunda opção. O desempenho de julho reflete otimismo, mas não certeza. Por isso ele deixa claro que as incertezas ainda estão lá.

Mark

E os títulos mais curtos? Por que renderam tão menos?

Mimi

Porque títulos curtos são menos sensíveis a mudanças nas expectativas de inflação futura. Eles já estão mais "presos" à taxa de juros de hoje. Quando o mercado fica otimista sobre o futuro, os títulos longos ganham mais.

Luke

Uma pergunta: esses números de rentabilidade de julho — eles já incorporam o que aconteceu depois? Ou é só o que realmente aconteceu naquele mês?

Mimi

É só o que aconteceu em julho. A Anbima divulgou isso no dia 6 de agosto, então é um retrato do mês anterior.

Mark

E no ano todo, como ficou?

Mimi

Os títulos públicos acumulam 3,81% de rentabilidade no ano. As debêntures com DI, que são muito curtas, já estão em 8,28%.

Luke

Mas aí tem uma coisa importante: as debêntures com DI rendem bem porque acompanham a taxa de juros, que estava alta. Não é a mesma história dos títulos longos indexados ao IPCA.

Mimi

Exato. São dinâmicas completamente diferentes.

  • Títulos públicos atrelados ao IPCA com prazo acima de cinco anos saltaram 3,24% em julho, o melhor desempenho entre todos os papéis públicos do período.
  • Duas forças simultâneas criaram esse ambiente favorável: o congelamento de gastos anunciado pelo governo e a expectativa crescente de corte de juros pelo Federal Reserve americano.
  • O mercado corporativo também reagiu positivamente, com debêntures incentivadas indexadas ao IPCA rendendo 2,23%, superando os demais papéis privados no mês.
  • Apesar da recuperação, o economista da Anbima alertou que incertezas fiscais persistem e podem reverter rapidamente o otimismo caso o controle das contas públicas vacile.
  • A hierarquia do mês foi clara: quanto mais longo o prazo e mais atrelado à inflação, maior o retorno — uma lógica que premia quem apostou na paciência.

Em julho de 2024, o mercado brasileiro de renda fixa viveu um momento de recuperação guiado por duas forças distantes, mas convergentes: o anúncio de contenção de gastos pelo governo federal e a expectativa de que o Federal Reserve americano iniciaria um ciclo de corte de juros. Nesse ambiente, os títulos públicos indexados ao IPCA com vencimentos superiores a cinco anos lideraram a rentabilidade, crescendo 3,24% — um lembrete de que, nos mercados, o tempo e a confiança caminham juntos. A euforia, porém, permanece contida: as incertezas fiscais seguem como uma sombra sobre o otimismo.

Julho foi um mês de alívio para investidores que mantinham posições em títulos de longo prazo. Segundo dados divulgados pela Anbima, os papéis públicos indexados ao IPCA com vencimento superior a cinco anos cresceram 3,24% no período — o melhor resultado entre todos os títulos públicos. O movimento foi impulsionado por dois fatores que, juntos, reforçaram a confiança do mercado: o anúncio de medidas de congelamento de gastos pelo governo federal e a expectativa de que o Federal Reserve americano iniciaria em breve um ciclo de redução de juros.

Marcelo Cidade, economista da Anbima, explicou que o ajuste foi especialmente favorável para os papéis mais longos porque os investidores passaram a acreditar com mais firmeza no controle da inflação futura. Ainda assim, ele fez questão de ressalvar que as incertezas fiscais não desapareceram — e que qualquer sinal de descontrole nas contas públicas pode reverter esse otimismo rapidamente.

Os títulos prefixados também avançaram, mas com menor intensidade: os de prazo superior a um ano renderam 1,55%, enquanto os de curto prazo e o Tesouro Selic ficaram em 0,94%. No agregado, o IMA — índice que reflete a dívida pública brasileira — registrou rentabilidade de 1,36% em julho e 3,81% no acumulado do ano.

No mercado corporativo, as debêntures incentivadas indexadas ao IPCA lideraram com 2,23%, superando as debêntures sem incentivo fiscal (1,94%) e as remuneradas pela taxa DI (1,25%). Estas últimas, apesar da exposição mais curta, acumularam o maior retorno no ano: 8,28%. O IDA, índice geral das debêntures, fechou julho com 1,64% e 6,84% no ano. A mensagem do mês foi direta: prazo longo e indexação à inflação foram a combinação vencedora — mas o mercado sabe que essa equação depende de um fio frágil chamado confiança fiscal.

Julho foi um mês de recuperação para quem apostava em títulos de longo prazo. Os papéis públicos indexados ao IPCA com vencimento superior a cinco anos cresceram 3,24%, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) na terça-feira passada. Foi o melhor desempenho entre todos os títulos públicos no período, um resultado que refletiu duas forças convergentes: o anúncio de medidas de congelamento de gastos pelo governo federal e a expectativa crescente de que o Federal Reserve americano começaria a reduzir suas taxas de juros nos meses seguintes.

Essas duas notícias criaram um ambiente favorável para títulos de prazo mais longo. Marcelo Cidade, economista da Anbima, explicou que o ajuste foi "mais favorável" justamente porque investidores ganharam confiança de que a inflação futura seria controlada — tanto pela contenção de despesas no Brasil quanto pela possível flexibilização monetária nos Estados Unidos. Ainda assim, ele ressalvou que incertezas fiscais continuavam pairando sobre o mercado, impedindo uma euforia completa.

Os títulos prefixados, que refletem expectativas sobre juros futuros, também subiram, mas com menos intensidade. Aqueles com prazo superior a um ano renderam 1,55% em julho, enquanto os de curto prazo (até um ano) avançaram 0,94%. O Tesouro Selic, que acompanha a taxa básica de juros, fechou o mês com a mesma rentabilidade dos títulos prefixados curtos: 0,94%. A carteira mais curta de papéis indexados ao IPCA, com vencimentos de até cinco anos, cresceu 0,91%.

No agregado, os títulos públicos que formam a dívida pública brasileira, refletidos no IMA (Índices de Mercados da Anbima), renderam 1,36% em julho. Acumulado no ano, esses mesmos papéis já somavam 3,81% de rentabilidade. O desempenho mensal pode parecer modesto, mas para quem carrega posições de longo prazo, representa uma reversão bem-vinda após meses de pressão.

No mercado de títulos privados, as debêntures incentivadas indexadas ao IPCA lideraram a rentabilidade entre os papéis corporativos. O índice que as acompanha cresceu 2,23% em julho, superando as debêntures sem incentivo fiscal, que renderam 1,94%. As debêntures remuneradas pela taxa DI, por sua vez, avançaram 1,25% no mês. Esse segmento, apesar de ter a duração mais curta (apenas um dia de exposição), foi o que mais rentabilizou no ano: 8,28% acumulado. No geral, o IDA, que reflete todas as debêntures marcadas a mercado, registrou rentabilidade de 1,64% em julho e 6,84% no ano.

O que esses números revelam é uma hierarquia clara de desempenho em julho: quanto mais longo o prazo e quanto mais atrelado à inflação, melhor foi o retorno. Isso faz sentido econômico — títulos de longo prazo são mais sensíveis a mudanças nas expectativas de inflação e juros futuros, então quando essas expectativas melhoram, eles ganham mais. Mas a ressalva de Cidade permanece relevante: o mercado segue atento às contas públicas, e qualquer sinal de que o governo não conseguirá manter o controle fiscal pode reverter rapidamente esse otimismo.

O anúncio das medidas de congelamento de recursos e a expectativa de redução de juros nos EUA permitiram um ajuste mais favorável dos títulos com prazos mais longos, ainda que permaneçam incertezas fiscais no mercado
— Marcelo Cidade, economista da Anbima
Quieres la nota completa? Lee el original en Valor Investe ↗
Contáctanos FAQ