Em política, a lealdade raramente é vertical: ela se dobra às geometrias do poder local antes de obedecer às diretrizes nacionais. O diretório do Republicanos em Pernambuco, liderado por Silvio Costa Filho, declarou apoio à reeleição de Lula e a João Campos, contrariando abertamente as negociações da cúpula nacional com Flávio Bolsonaro. O gesto revela que, por trás de qualquer aliança partidária, existem ambições, ressentimentos e territórios que nenhuma executiva nacional consegue domesticar por decreto.
Republicanos de Pernambuco apoiam Lula enquanto nacional negocia aliança com Flávio
Independente da posição nacional, Pernambuco votará em Lula
Por que Pernambuco se move contra a cúpula do partido? Isso é rebeldia ou estratégia?
É os dois. Costa Filho foi preterido na chapa estadual, então há ressentimento pessoal. Mas também reflete uma verdade: o Republicanos não é monolítico. Diferentes estados têm diferentes interesses.
Mas precisamos ser claros: a nota diz que o diretório estadual apoia Lula. Isso é uma decisão formal do partido em Pernambuco, ou é Costa Filho falando em nome de um grupo?
A nota foi publicada nas redes sociais do partido e assinada por Costa Filho como presidente estadual. Então formalmente é o diretório.
E a negociação nacional com Flávio? Isso continua?
Continua, mas agora condicionada. O Republicanos quer resolver impasses em estados como Mato Grosso antes de confirmar apoio formal a Flávio.
Qual é o tamanho dessa divergência? Quantos estados estão com Lula, quantos com Flávio, quantos querem independência?
A fonte não especifica números. Sabemos que Pernambuco está com Lula, que Mato Grosso é ponto de tensão, que Minas Gerais está mais avançada na negociação com o PL. Mas não temos um mapa completo.
Então isso pode desabar antes das convenções?
É possível. Tudo depende de como essas negociações estaduais se resolvem nos próximos meses.
E se não se resolverem?
Então o Republicanos pode entrar em convenção dividido, ou a cúpula pode impor uma decisão que deixa alguns estados insatisfeitos.
O Pulso
- A cúpula nacional do Republicanos negocia uma aliança com Flávio Bolsonaro — incluindo a indicação de um vice na chapa presidencial —, mas os estados resistem em ritmos e direções distintas.
- Silvio Costa Filho, preterido por João Campos na composição da chapa majoritária estadual, responde declarando apoio a Lula e a Campos e anunciando sua própria candidatura à reeleição na Câmara.
- Mato Grosso concentra o maior impasse: o Republicanos exige que o PL abandone Wellington Fagundes e apoie o governador Otaviano Pivetta, condição para qualquer avanço no acordo nacional.
- Minas Gerais e Espírito Santo também acumulam tensões semelhantes, embora o cenário mineiro seja considerado o mais próximo de uma solução após reunião entre Marcos Pereira e Valdemar Costa Neto.
- Com as convenções partidárias se aproximando, o Republicanos enfrenta uma equação sem solução uniforme: o que resolve Brasília não resolve Recife, e o que funciona em Minas não funciona no Mato Grosso.
Em política, a lealdade raramente é vertical: ela se dobra às geometrias do poder local antes de obedecer às diretrizes nacionais. O diretório do Republicanos em Pernambuco, liderado por Silvio Costa Filho, declarou apoio à reeleição de Lula e a João Campos, contrariando abertamente as negociações da cúpula nacional com Flávio Bolsonaro. O gesto revela que, por trás de qualquer aliança partidária, existem ambições, ressentimentos e territórios que nenhuma executiva nacional consegue domesticar por decreto.
Silvio Costa Filho, ex-ministro dos Portos e Aeroportos e presidente estadual do Republicanos em Pernambuco, publicou uma nota que colocou seu diretório em rota de colisão com a executiva nacional do partido. Enquanto a cúpula negociava uma possível aliança com o senador Flávio Bolsonaro — com promessa de indicação de vice na chapa presidencial —, Pernambuco declarava apoio explícito à reeleição de Lula e ao pré-candidato ao governo estadual João Campos.
O comunicado reconhecia o debate interno: havia estados favoráveis ao PT, grupos que preferiam independência e outros pressionando por uma aliança com o PL. Mas a posição pernambucana era inequívoca — independentemente da decisão nacional, o estado votaria em Lula e em Campos. Por trás da divergência estratégica havia também um ressentimento pessoal: Costa Filho havia sinalizado interesse em integrar a chapa majoritária estadual, mas foi preterido por Campos em favor de Humberto Costa e Marília Arraes. A resposta foi anunciar sua própria candidatura à reeleição na Câmara.
O movimento expunha fraturas mais profundas. A negociação nacional com Flávio Bolsonaro estava condicionada à resolução de impasses estaduais e a compromissos de participação em um eventual governo. O principal ponto de tensão era Mato Grosso, onde o Republicanos exigia que o PL retirasse o apoio a Wellington Fagundes e passasse a apoiar o governador Otaviano Pivetta. Minas Gerais e Espírito Santo também acumulavam disputas semelhantes, embora o cenário mineiro fosse considerado mais avançado após uma reunião entre Marcos Pereira e Valdemar Costa Neto.
Com as convenções se aproximando, a declaração de Pernambuco deixava claro que o acordo nacional estava longe do consenso. Cada estado carregava seus próprios interesses, suas próprias lideranças e suas próprias ambições — e nenhuma geometria traçada em Brasília conseguia acomodar todas elas ao mesmo tempo.
Silvio Costa Filho, ex-ministro dos Portos e Aeroportos e presidente estadual do Republicanos em Pernambuco, assinou uma nota que colocou seu diretório em rota de colisão com a cúpula nacional do partido. Enquanto a executiva nacional negocia uma possível aliança com o senador Flávio Bolsonaro — incluindo a indicação de um vice para sua chapa presidencial — o diretório pernambucano declarou apoio explícito à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva e ao pré-candidato ao governo estadual João Campos.
O comunicado publicado nas redes sociais reconhecia a existência de um debate interno sobre os rumos do partido. Havia, segundo o texto, estados defendendo uma coligação com o PT, grupos buscando independência, e outros pressionando por uma aliança com o PL. Mas em Pernambuco, a posição era clara: independentemente do que a executiva nacional decidisse, o estado votaria em Lula e em Campos. A decisão refletia não apenas uma divergência estratégica, mas também ressentimentos pessoais. Costa Filho havia sinalizado interesse em integrar a chapa majoritária estadual, mas foi preterido por Campos em favor de uma composição que incluía o senador Humberto Costa, do PT, e a ex-deputada Marília Arraes, recém-filiada ao PDT. Em resposta, Costa Filho anunciou que buscaria sua própria reeleição na Câmara dos Deputados.
O movimento de Pernambuco expunha fraturas mais profundas dentro do Republicanos. A negociação nacional com Flávio Bolsonaro não era simples nem linear. A direção do partido havia começado a condicionar o apoio formal à pré-candidatura do senador à resolução de uma série de impasses em disputas estaduais e a compromissos sobre participação em um eventual governo. Não era apenas uma questão de alinhamento ideológico ou eleitoral; era também uma questão de poder, de quem ganharia o quê em cada estado.
Mato Grosso era o principal ponto de tensão. O Republicanos queria que o PL retirasse o apoio já anunciado ao senador Wellington Fagundes, também do PL, e passasse a apoiar o governador Otaviano Pivetta, do Republicanos, que disputaria a reeleição. As mesmas negociações se desenrolavam em Minas Gerais e Espírito Santo, embora o cenário mineiro fosse considerado mais avançado. Em uma reunião realizada no fim de maio, o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, junto com dirigentes das duas legendas em Minas, haviam explorado diferentes alternativas para manter a aliança.
O que tornava a situação particularmente delicada era o calendário. As convenções partidárias se aproximavam, e o Republicanos precisava tomar decisões sobre suas candidaturas e alianças. A declaração de Pernambuco não era um ato isolado de rebeldia; era um sinal de que a negociação nacional estava longe de ser consensual. Alguns estados queriam o PT, outros queriam independência, e ainda outros queriam o PL. A cúpula nacional tentava costurar um acordo que satisfizesse a maioria, mas cada estado tinha seus próprios interesses, suas próprias disputas locais, seus próprios líderes com ambições próprias. O que funcionava em Minas Gerais não funcionava em Mato Grosso. E o que funcionava em Brasília não funcionava em Recife.
Citações Notáveis
Neste momento existe um debate sobre os rumos que o partido vai tomar no processo eleitoral— Comunicado do diretório do Republicanos em Pernambuco
Independente da posição que a Executiva Nacional venha tomar, em Pernambuco estaremos votando no presidente Lula e no pré-candidato ao governo João Campos— Silvio Costa Filho