Projeto de 700 mil euros para vedar Jardim do Morro cai após três dias de contestação

A ideia não vai avançar porque percebi que a polémica se instalou
Firmino Pereira explica o recuo na proposta de vedação do Jardim do Morro após três dias de contestação pública.
Mark

Por que é que uma proposta de melhoramento de um jardim público gerou tanta resistência em apenas três dias?

Mimi

Porque não era apenas sobre melhorar um jardim. Era sobre quem decide, como se decide, e se as pessoas têm voz nessas decisões. A vedação, o horário, as entradas controladas — tudo isto sugeria que um espaço público estava a ser fechado sem que ninguém tivesse sido consultado.

Mark

Mas a autarquia disse que o acesso seria gratuito. Qual era então o verdadeiro problema?

Mimi

O problema era a forma. Quando anuncias uma mudança radical num espaço que as pessoas usam livremente, sem as ouvires primeiro, elas sentem-se desrespeitadas. A gratuidade não resolve isso. É como alguém entrar na tua casa e dizer "vou mudar tudo, mas não te vou cobrar".

Mark

Firmino Pereira disse que a ideia era sua e que o executivo ainda estava a ponderar. Isso muda alguma coisa?

Mimi

Muda tudo. Significa que ele anunciou publicamente algo que ainda não tinha sido decidido internamente. Criou uma situação onde parecia que a decisão já estava tomada, quando na verdade ainda estava em discussão. Isso alimentou a desconfiança.

Mark

E agora? O jardim fica como estava?

Mimi

Não exatamente. A vedação desaparece, mas a segurança continua a ser uma preocupação real. Vão reforçar a polícia e as câmaras. É uma solução diferente para o mesmo problema — menos visível, mas presente.

Mark

Qual é a lição aqui para outros autarcas?

Mimi

Que a participação pública não é um obstáculo à governança. É uma parte essencial dela. Quando saltas esse passo, mesmo com boas intenções, as pessoas reagem. E têm razão em reagir.

  • Uma proposta de vedação e horário controlado para um jardim público gerou alarme imediato: moradores temeram perder o acesso livre a um espaço que consideram seu.
  • Em poucos dias, mais de mil pessoas assinaram uma petição exigindo a suspensão do projeto e um processo formal de participação pública antes de qualquer decisão.
  • A oposição socialista e residentes criticaram não o desejo de melhorar o jardim, mas a ausência total de consulta e transparência no modo como a proposta foi anunciada.
  • O próprio vice-presidente admitiu que o restante executivo ainda ponderava a ideia quando ele a tornou pública, expondo uma iniciativa pessoal apresentada como política municipal.
  • Perante a pressão, Firmino Pereira cancelou a proposta, mas a autarquia mantém o foco na segurança do espaço através de reforço policial e videovigilância — sem barreiras físicas.

Em Vila Nova de Gaia, uma proposta de 700 mil euros para vedar o Jardim do Morro durou apenas três dias antes de ser retirada — tempo suficiente para revelar quanto os cidadãos valorizam os espaços públicos como patrimônio coletivo e irrestrito. O vice-presidente Firmino Pereira, autor solitário da ideia, recuou perante uma petição com mais de mil assinaturas e uma contestação que atravessou redes sociais, partidos e vizinhança. O episódio recorda que, nas democracias locais, a legitimidade de uma decisão não nasce apenas do cargo de quem a anuncia, mas do diálogo com quem vive o espaço em causa.

Três dias foi tudo o que durou a proposta de Firmino Pereira, vice-presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, para transformar o Jardim do Morro num espaço vedado e com horário de funcionamento definido. O projeto, orçado em cerca de 700 mil euros, previa vedação com entradas reguladas, instalações sanitárias, zonas de lazer remodeladas e câmaras de videovigilância, com obras previstas para arrancar em fevereiro de 2027.

A reação foi imediata. Nas redes sociais, a contestação alastrou rapidamente, alimentada por dúvidas sobre uma eventual cobrança de entrada — hipótese que a câmara desmentiu, garantindo acesso gratuito. Uma petição pública contra a vedação e o horário de encerramento ultrapassou mil assinaturas em poucos dias, exigindo a suspensão do procedimento e um processo formal de participação pública.

O Partido Socialista de Gaia juntou-se às críticas, não à requalificação em si, mas à forma como tudo foi anunciado: sem deliberação formal, sem consulta aos moradores, sem transparência. A vedação e o horário tornaram-se os principais pontos de fricção.

Perante a pressão, Pereira recuou com uma franqueza que deixou transparecer alguma frustração. Explicou que, sendo a ideia exclusivamente sua e tendo percebido a polémica instalada, optou por não avançar. Revelou ainda que o restante executivo estava em fase de ponderação quando os prazos foram tornados públicos — um detalhe que expôs a iniciativa como pessoal, não como política concertada.

A vedação foi cancelada, mas a preocupação com a segurança no jardim permanece. A autarquia, a oposição e os moradores reconhecem que o espaço tem problemas que precisam de resposta. O caminho agora passa pelo reforço do policiamento e da videovigilância — uma abordagem menos intrusiva, que mantém o foco na segurança sem as barreiras que geraram tanta contestação.

Três dias. Foi tudo o que durou a proposta de Firmino Pereira, vice-presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, para transformar o Jardim do Morro numa zona vedada e controlada. O projeto, orçado em cerca de 700 mil euros, previa a instalação de uma vedação com duas entradas reguladas, horário de funcionamento definido, construção de instalações sanitárias, zonas de lazer remodeladas, um parque infantil renovado e recuperação da gruta existente. Estava também prevista a presença de forças de segurança no local e a colocação de câmaras de videovigilância. O cronograma era ambicioso: lançar o concurso até outubro, começar as obras em fevereiro de 2027 e terminar em maio.

Mas a reação foi imediata e contundente. Nas redes sociais, a contestação multiplicou-se. Surgiram dúvidas sobre se a autarquia pretenderia cobrar entrada no jardim — uma suspeita que a Câmara Municipal apressou-se a desmentir, garantindo que o acesso permaneceria gratuito. Uma petição pública contra a vedação e a imposição de horário de funcionamento recolheu mais de mil assinaturas em poucos dias. Os subscritores pediam a suspensão imediata do procedimento e exigiam um processo formal de participação pública antes de qualquer decisão.

O Partido Socialista de Gaia também se posicionou contra a proposta, embora reconhecesse a necessidade de requalificação do espaço. A crítica não era ao melhoramento do jardim em si, mas à forma como tudo tinha sido anunciado — sem deliberação formal conhecida, sem consulta aos moradores, sem transparência no processo de decisão. A vedação, o horário de encerramento, a falta de diálogo prévio: estes eram os pontos de fricção.

Perante a pressão, Firmino Pereira recuou. Numa declaração ao Observador na quinta-feira, o vice-presidente explicou a sua mudança de posição com uma franqueza que sugeria alguma frustração pessoal. "Como foi uma ideia minha e como percebi que a polémica se instalou, e como eu não pretendo estar na política com polémica e com a agressividade da nossa sociedade, a ideia não vai avançar", disse. Reconheceu que os moradores da zona envolvente não tinham acolhido bem a proposta e insistiu que ela partira exclusivamente dele, que o restante executivo municipal ainda estava em fase de ponderação quando tudo foi tornado público.

Essa última observação é reveladora. Pereira sublinhou que o executivo "ouviu a minha opinião, respeitou a minha opinião e estava em fase de ponderação", sugerindo que os seus colegas não estavam ainda envolvidos na definição dos prazos que tinha anunciado. O vice-presidente defendeu o seu direito de "tomar iniciativas" destinadas a responder aos "problemas dos munícipes", mas a realidade era que a iniciativa tinha gerado mais problemas do que soluções.

Apesar do recuo na vedação, a autarquia não abandona completamente a questão da segurança no Jardim do Morro. Tanto o executivo municipal como a oposição e os moradores identificaram problemas de segurança no espaço que precisam de resposta. O plano agora é reforçar o policiamento e a videovigilância, uma abordagem menos intrusiva do que a vedação e o controlo de acesso, mas que mantém o foco na preocupação original: tornar o jardim um lugar mais seguro. A requalificação do espaço continua na agenda, apenas sem as barreiras que tinham gerado tanta contestação.

Como foi uma ideia minha e como percebi que a polémica se instalou, e como eu não pretendo estar na política com polémica e com a agressividade da nossa sociedade, a ideia não vai avançar
— Firmino Pereira, vice-presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia
Quieres la nota completa? Lee el original en ZAP Notícias ↗
Contáctanos FAQ