Pesquisadores descobrem fóssil completo de Baurusuchus de 85 milhões de anos em São Paulo

O resultado do trabalho compensa todo esse esforço
Reflexão do pesquisador sobre as dificuldades das expedições paleontológicas no campo.
Mark

Por que um fóssil completo de crocodilomorfo importa tanto? Não é apenas mais um osso antigo?

Mimi

Não. Um esqueleto completo é raro. A maioria dos fósseis são fragmentos — um dente aqui, um osso ali. Quando você encontra um animal inteiro, ou quase inteiro, consegue entender como ele realmente vivia, como se movia, como caçava. É a diferença entre ler uma descrição e estar lá.

Mark

E por que essa região específica do noroeste paulista tem tantos fósseis de crocodilo?

Mimi

Porque há 85 milhões de anos, aquilo não era pastagem. Era um sistema aquático rico, com rios e lagos. Os crocodilomorfos dominavam esses ambientes. Quando morriam, eram enterrados rapidamente. As condições geológicas preservaram tudo. É como encontrar um arquivo de um mundo inteiro.

Mark

Vinte e dois anos é muito tempo para um projeto de pesquisa. O que mantém as pessoas voltando?

Mimi

A região continua revelando coisas. Cada expedição traz novos achados — não só fósseis completos, mas ninhos, pegadas, até coprólitos, que são fezes fossilizadas. Cada peça conta uma história diferente. E há a satisfação de saber que você está construindo algo permanente, um museu, um arquivo para o futuro.

Mark

Como é transportar um fóssil de 200 quilogramas por 300 metros em terreno pedregoso?

Mimi

É brutal. Você está sob o sol, há insetos, há risco de cobras e escorpiões. Mas quando você segura aquele osso, sabe que tem 85 milhões de anos. Sabe que ninguém o viu desde que foi enterrado. Isso muda a perspectiva do cansaço.

Mark

O museu em Fernandópolis é novo?

Mimi

Relativamente. Ele foi criado graças ao acervo que esses pesquisadores reuniram. Começou como um projeto acadêmico e virou um espaço público. Agora atrai visitantes, educadores, outros pesquisadores. O fóssil que acabou de chegar vai para lá depois de preparado. O museu não é apenas um depósito — é um ponto de encontro entre a ciência e a comunidade.

  • Um fóssil de crocodilomorfo com 85 milhões de anos, notavelmente completo, foi escavado em Jales após décadas de pesquisa de campo sob calor, insetos e terreno acidentado.
  • A expedição também recuperou um dente isolado da mesma espécie e cascas de ovos em municípios vizinhos, ampliando o retrato de um ecossistema pré-histórico ainda pouco compreendido.
  • O fóssil de 200 quilogramas precisou ser transportado manualmente por mais de 300 metros em pastagens pedregosas e íngremes antes de seguir para o laboratório da UnB.
  • Meses de preparação laboratorial aguardam o espécime antes que ele possa ser analisado, descrito e finalmente exibido ao público no Museu de Paleontologia de Fernandópolis.
  • Vinte e dois anos de pesquisa já renderam dez artigos científicos internacionais e a criação do próprio museu, consolidando a região como referência nacional em paleontologia.

No noroeste paulista, onde há 85 milhões de anos habitavam predadores aquáticos extintos, pesquisadores da UnB e da Universidade de Fernandópolis desenterraram o esqueleto praticamente intacto de um Baurusuchus pachecoi — fruto de 22 anos de trabalho sistemático que transformou uma região comum em sítio paleontológico reconhecido. A descoberta não é apenas um achado científico; é a confirmação de que a paciência e a persistência humana podem resgatar mundos inteiros do silêncio da rocha.

No noroeste paulista, uma equipe liderada pelos professores Carlos Eduardo Maia de Oliveira e Rodrigo Miloni Santucci, da UnB, desenterrou em Jales o esqueleto praticamente intacto de um Baurusuchus pachecoi — um crocodilomorfo extinto que dominava os ambientes aquáticos da região há 85 milhões de anos. A expedição também recuperou um dente isolado da espécie em Jales e cascas de ovos possivelmente da mesma criatura em General Salgado, compondo um mosaico paleontológico raro.

O trabalho não tem nada de glamouroso: quebrar pedras sob calor intenso, enfrentar insetos agressivos, desviar de cobras e escorpiões, e carregar um fóssil de 200 quilogramas por mais de 300 metros de pastagem pedregosa e íngreme. Ainda assim, o Professor Oliveira é claro — o resultado compensa. O espécime seguiu para o laboratório da UnB, onde passará meses em preparação cuidadosa antes de ser analisado, descrito e depositado no museu para visitação pública.

A descoberta ganha peso quando vista no contexto de 22 anos de pesquisa sistemática na região. Esse esforço contínuo gerou dez artigos em revistas científicas internacionais, orientou dezenas de alunos de pós-graduação e culminou na criação do próprio Museu de Paleontologia de Fernandópolis. A doutoranda Patrícia Fabiana Rodrigues Costa, que participou da expedição, destaca a abundância de fósseis de crocodilo, ninhos e icnofósseis como coprólitos — evidências de uma região extraordinariamente viva há 75 milhões de anos.

Quando o fóssil finalmente retornar a Fernandópolis e ocupar seu lugar no museu, não será apenas mais um objeto em vitrine. Será a culminação visível de duas décadas de dedicação científica — um mundo extinto devolvido, pedaço por pedaço, à memória humana.

No noroeste paulista, numa região que há 85 milhões de anos era um ecossistema aquático repleto de predadores antigos, pesquisadores acabam de desenterrar um achado que resume duas décadas de trabalho de campo: o esqueleto praticamente intacto de um Baurusuchus pachecoi, um crocodilomorfo extinto que dominava aqueles ambientes primitivos.

A descoberta aconteceu em Jales, município onde uma equipe liderada pelo Professor Carlos Eduardo Maia de Oliveira, curador voluntário do Museu de Paleontologia de Fernandópolis, e pelo Professor Rodrigo Miloni Santucci, da Universidade Federal de Brasília, realizava escavações junto com seus alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica. Além do fóssil principal — um espécime notavelmente completo — a expedição recuperou um dente isolado de Baurusuchus também em Jales e cascas de ovos, possivelmente da mesma espécie, encontradas em General Salgado. Esses achados não são meramente curiosidades de museu. Eles são peças de um quebra-cabeça paleontológico que revela como era a vida naquela região há dezenas de milhões de anos.

O trabalho que levou a essa descoberta não é glamouroso. O Professor Oliveira descreve a realidade das expedições com clareza: quebrar pedras sob calor intenso, lidar com insetos agressivos, correr o risco de encontrar cobras e escorpiões, e transportar um fóssil de 200 quilogramas por mais de 300 metros através de pastagens pedregosas e íngremes. Mas, como ele observa, o resultado compensa o esforço. O fóssil agora segue para o laboratório da UnB, onde passará meses em preparação cuidadosa antes de ser analisado, descrito e finalmente depositado no museu para que o público possa apreciá-lo.

O que torna essa descoberta particularmente significativa é o contexto em que ela ocorre. Há 22 anos, o Professor Oliveira e o Professor Santucci começaram a trabalhar sistematicamente na região, coletando fósseis, orientando dezenas de alunos de pós-graduação e publicando dez artigos em revistas científicas internacionais. Esse esforço consistente transformou Fernandópolis em um sítio paleontológico reconhecido e levou à criação do próprio museu que agora abrigará esse novo achado. O acervo reunido ao longo de duas décadas não é apenas um conjunto de ossos antigos — é a documentação de um mundo perdido.

Patrícia Fabiana Rodrigues Costa, estudante de doutorado em geologia na UnB que participou da expedição, expressa admiração pela abundância de material na região. Ela destaca a quantidade impressionante de fósseis de crocodilo, além de ninhos, icnofósseis como bioturbações e coprólitos — evidências de que a região era extraordinariamente rica em vida há 75 milhões de anos. Para ela, cada retorno ao local de escavação é gratificante, uma confirmação de que o investimento em pesquisa de longo prazo produz resultados concretos.

O Museu de Paleontologia de Fernandópolis, que Patrícia visitou após a expedição, oferece uma experiência imersiva com três salas expositivas que documentam a história do planeta. Seus painéis nas paredes transportam os visitantes para os ambientes antigos, apresentando não apenas fósseis como o Pterossauro Tupuxuara, o Irritator e peixes, mas também contextualizando como era viver naquele mundo. O Professor Santucci, ao visitar o museu, expressou satisfação em ver o espaço se consolidar como fonte importante de conhecimento e ponto turístico da cidade.

O que acontece agora é um processo que levará meses. O fóssil de 85 milhões de anos, que permaneceu enterrado sob camadas de rocha, será cuidadosamente preparado, analisado e descrito antes de retornar a Fernandópolis. Quando finalmente for depositado no museu, ele não será apenas um objeto em uma vitrine — será a culminação de duas décadas de dedicação científica, um testemunho de como a pesquisa persistente em paleontologia continua revelando os segredos de mundos extintos.

É um trabalho árduo, pesado, quebrar pedras sob o sol escaldante, suportar picadas de insetos, correr o risco de ser picado por cobras e escorpiões, transportar um fóssil de 200 kg por mais de 300 metros no meio da pastagem em solo pedregoso e íngreme, mas o resultado do trabalho compensa todo esse esforço
— Professor Carlos Eduardo Maia de Oliveira
É impressionante a quantidade de fósseis de crocodilo na região, além de ninhos, icnofósseis como bioturbações e coprólitos. É sempre muito gratificante voltar e coletar mais material, o que mostra o quanto era rica a região há 75 milhões de anos
— Patrícia Fabiana Rodrigues Costa, estudante de doutorado em geologia na UnB
Vuoi la storia completa? Leggi l'originale su OExtra.net ↗
Contattaci Domande frequenti