Há décadas, o Stars and Stripes serve como testemunha independente da vida militar americana — um jornal financiado pelo Pentágono, mas protegido por lei e tradição da interferência governamental. Na última sexta-feira, três de seus jornalistas foram demitidos por insubordinação após defenderem publicamente essa mesma independência em entrevista à CBS. O que se passa não é apenas uma disputa trabalhista: é um confronto entre a lógica do controle institucional e a vocação fundamental do jornalismo, travado no interior das próprias Forças Armadas.
Pentágono demite editor e repórteres do Stars and Stripes por defenderem independência editorial
Demitir um editor por defender a independência editorial é profundamente preocupante
Por que o Pentágono demitiu essas três pessoas especificamente? Eles violaram alguma lei ou regulamento real?
Não. Eles foram acusados de insubordinação, mas o motivo real foi terem falado publicamente em defesa da independência editorial. Slavin e Korte deram uma entrevista à CBS dizendo que censura seria uma linha vermelha. Isso foi o suficiente.
Mas o Stars and Stripes é financiado pelo Pentágono, certo? Não deveria o Pentágono ter algum controle sobre o que é publicado?
Essa é exatamente a tensão. O jornal é financiado pelo Pentágono, mas a lei e as próprias normas do departamento exigem que ele mantenha independência editorial. Não é um veículo de propaganda — é um jornal para os militares. A diferença importa.
E por que agora? Por que essa pressão está aumentando neste momento?
A administração Trump quer remodelar o jornal. Quer focar em combate, armas, força física — eliminar o que chama de conteúdo "woke". Já demitiu a ombudsman que protegia a independência editorial. Está instalando militares da ativa em posições de liderança. É um processo sistemático.
Os militares em geral apoiam isso? Eles querem um jornal menos independente?
Não sabemos ainda. Mas senadores democratas já questionaram a nomeação do novo vice-diretor. E o National Press Club alertou que os próprios militares dependem de cobertura independente para entender o que está acontecendo em suas instituições. Essa é a ironia — censurar o jornal prejudica os militares, não os ajuda.
Então o que vem a seguir?
Isso depende. Pode haver pressão do Congresso, ações legais, ou simplesmente mais demissões enquanto o Pentágono consolida controle. O que está claro é que essa não é uma batalha isolada — faz parte de um padrão maior de pressão sobre a imprensa em geral.
El Pulso
- O Pentágono demitiu o editor-chefe Erik Slavin, a repórter Lara Korte e o diretor Max Lederer após declarações públicas em defesa da independência editorial do jornal militar Stars and Stripes.
- As demissões seguem um padrão deliberado: em abril, a ombudsman do jornal já havia sido afastada, e um militar da ativa foi instalado como vice-diretor sem consulta prévia à liderança existente.
- O secretário Pete Hegseth e seu porta-voz Sean Parnell sinalizaram abertamente que querem reformular o veículo para eliminar conteúdo considerado 'woke' e focar em combate, armas e letalidade.
- O National Press Club e três senadores democratas condenaram as demissões como tentativa de subordinar a cobertura jornalística militar aos interesses políticos da administração Trump.
- Os demitidos responderam com clareza: Slavin disse estar sendo punido por defender uma linha vermelha contra censura; Korte afirmou trabalhar para o Stars and Stripes — não para o Pentágono, não para o governo.
Há décadas, o Stars and Stripes serve como testemunha independente da vida militar americana — um jornal financiado pelo Pentágono, mas protegido por lei e tradição da interferência governamental. Na última sexta-feira, três de seus jornalistas foram demitidos por insubordinação após defenderem publicamente essa mesma independência em entrevista à CBS. O que se passa não é apenas uma disputa trabalhista: é um confronto entre a lógica do controle institucional e a vocação fundamental do jornalismo, travado no interior das próprias Forças Armadas.
Na última sexta-feira, o Pentágono demitiu três profissionais do jornal militar Stars and Stripes sob a acusação formal de insubordinação. O editor-chefe Erik Slavin, a repórter Lara Korte e o diretor Max Lederer haviam concedido entrevista à CBS na qual defenderam a independência editorial do veículo e alertaram que qualquer tentativa de censura constituiria uma linha vermelha. Lederer, que dirigia o jornal há três décadas, já havia anunciado sua aposentadoria dias antes, depois que o Pentágono nomeou um militar da ativa como vice-diretor sem consultá-lo.
O Stars and Stripes é parcialmente financiado pelo Pentágono, mas possui proteção legal e histórica contra interferência editorial. Essa proteção está sendo sistematicamente desmontada. Em abril, a ombudsman do jornal — cuja função era precisamente salvaguardar essa independência — já havia sido demitida. O porta-voz do Pentágono Sean Parnell declarou publicamente que o veículo seria reformulado para focar em combate e letalidade, eliminando o que chamou de 'distrações woke'.
Slavin afirmou estar sendo punido por defender princípios editoriais que a própria lei exige. Korte escreveu nas redes sociais que trabalha para o Stars and Stripes — não para o governo nem para formuladores de políticas. Lederer, em memorando à equipe, descreveu uma divergência fundamental entre sua visão de liderança e o rumo que o Departamento de Defesa pretende impor ao jornal.
A reação foi imediata. O National Press Club classificou as demissões como 'mais uma tentativa descarada de ditar a cobertura jornalística das Forças Armadas' e pediu a reversão da decisão. Três senadores democratas enviaram carta ao secretário Pete Hegseth questionando a nomeação do novo vice-diretor sem aviso prévio. O que acontece no Stars and Stripes é um teste de força entre uma tradição de independência e uma administração determinada a controlá-la — e seu desfecho dependerá de quanto jornalistas, legisladores e os próprios militares estão dispostos a resistir.
Na sexta-feira, o Pentágono demitiu três pessoas do Stars and Stripes — o editor-chefe Erik Slavin, a repórter Lara Korte e o diretor Max Lederer — acusando-os de insubordinação. O motivo real era simples: todos haviam falado publicamente contra a possibilidade de censura militar sobre o jornal. Slavin concedeu uma entrevista à CBS na qual defendeu explicitamente a independência editorial do veículo, dizendo que qualquer tentativa de censura constituiria uma linha vermelha. Korte participou da mesma entrevista. Lederer, que dirigia o jornal há três décadas e ocupava o cargo desde 2007, havia anunciado sua aposentadoria apenas dias antes, depois que o Pentágono instalou um novo vice-diretor — um militar da ativa, o capitão William Urban — sem consultá-lo previamente.
O Stars and Stripes é um jornal parcialmente financiado pelo Pentágono, mas possui uma longa tradição de independência editorial. Essa tradição agora está sob pressão. A administração Trump, em seu segundo mandato, vem adotando uma postura cada vez mais agressiva em relação à imprensa em geral. O Pentágono restringiu significativamente o acesso de jornalistas que cobrem o Departamento de Defesa. O governo também entrou em confronto com The Wall Street Journal, a Associated Press e The New York Times, usando políticas governamentais, ações judiciais e até mesmo a Comissão Federal de Comunicações para pressionar redes de televisão.
O secretário de Defesa Pete Hegseth e seu porta-voz Sean Parnell deixaram claro qual é a visão deles para o jornal. Em janeiro, Parnell escreveu nas redes sociais que o Stars and Stripes seria reformulado para focar em combate, sistemas de armas, condicionamento físico e letalidade — eliminando o que chamou de "distrações woke". Parnell criticou a reprodução de colunas de Washington e textos da Associated Press. Em abril, o Pentágono já havia demitido Jacqueline Smith, a ombudsman do jornal, cuja função era proteger precisamente a independência editorial que agora está sendo desmantelada.
Slavin respondeu à sua demissão com clareza. Ele afirmou estar sendo punido "por declarar, em uma entrevista à CBS, que uma eventual censura das notícias destinadas aos integrantes das Forças Armadas constituiria uma linha vermelha". Em comunicado, reafirmou seu compromisso: "Defendo o princípio de que o Stars and Stripes deve permanecer editorialmente independente, conforme exigem a lei e as próprias normas do departamento". Korte, por sua vez, escreveu nas redes sociais que havia sido demitida por insubordinação após dizer a uma repórter da CBS que trabalha para o Stars and Stripes — não para o Pentágono, não para o governo, não para nenhum formulador de políticas públicas.
O National Press Club condenou as demissões imediatamente. Seu presidente, Mark Schoeff Jr., chamou a ação de "mais uma tentativa descarada do Pentágono de ditar a cobertura jornalística das Forças Armadas" e pediu que a decisão fosse revertida. Schoeff alertou que demitir um editor por defender publicamente a independência editorial de sua redação deveria inquietar todos os jornalistas e todos os integrantes das Forças Armadas que dependem de cobertura independente. Três senadores democratas também enviaram uma carta ao secretário Hegseth questionando por que o novo vice-diretor havia sido nomeado sem aviso prévio.
Lederer, em um memorando à equipe, explicou sua saída de forma contida mas clara. Escreveu que havia "ficado claro que minha filosofia de liderança e minha compreensão sobre o valor e a missão do Stars and Stripes diferem de maneira fundamental do rumo que a direção do Departamento de Defesa pretende dar à organização". Urban, o novo vice-diretor, respondeu com uma carta publicada no próprio jornal, afirmando estar comprometido com "jornalismo editorialmente independente". Mas sua carta também revelou a mudança de tom: mencionou trabalhar há mais de 20 anos como profissional de comunicação e porta-voz militar, e falou sobre a necessidade de melhorar a presença digital para alcançar mais integrantes das Forças Armadas.
O que está acontecendo no Stars and Stripes é um teste de força. De um lado, há uma tradição de independência editorial e profissionais dispostos a perder seus empregos para defendê-la. Do outro, há uma administração determinada a exercer controle editorial sobre um veículo que chega diretamente aos militares. As demissões desta semana não são um incidente isolado — são parte de um padrão claro de pressão sobre a imprensa, tanto dentro quanto fora das instituições militares. O que acontece a seguir dependerá de quanto a comunidade jornalística, o Congresso e os próprios militares estão dispostos a resistir.
Citas Notables
Defendo o princípio de que o Stars and Stripes deve permanecer editorialmente independente, conforme exigem a lei e as próprias normas do departamento— Erik Slavin, editor-chefe demitido
Demitir o editor de um jornal depois de ele defender publicamente a independência editorial de sua redação é profundamente preocupante e deveria inquietar todos os jornalistas— Mark Schoeff Jr., presidente do National Press Club