Passos Coelho pondera regresso à política se PSD não cumprir promessas

Muita coisa vai ter de mudar e eu não vejo nada a mudar
Coelho sobre o estado do Serviço Nacional de Saúde e a falta de transformação no país.
Mark

Quando Passos Coelho diz que vai ponderar um regresso, está a falar de quê exatamente? De voltar a ser primeiro-ministro, ou de algo mais vago?

Mimi

A entrevista não especifica. Ele diz que ponderará "essa iniciativa" se o PSD não for bem-sucedido, mas não detalha a forma. Pode ser candidatura a primeiro-ministro, pode ser um papel diferente. O que fica claro é que ele vê uma responsabilidade que sente que pode cumprir.

Luke

Mas isso é condicional a quê, exatamente? "Se o PSD não for bem-sucedido" — segundo quem? Segundo Coelho? Segundo os eleitores? A entrevista não define o critério. É uma porta aberta, mas sem marcos claros.

Mark

Ele critica a dependência do Governo do Chega e do PS. Mas o PSD ganhou as eleições — não era suposto ter maioria?

Mimi

Não teve maioria absoluta. Por isso precisa de apoios parlamentares caso a caso. Coelho vê isso como uma "armadilha", uma posição frágil que impede mudanças rápidas.

Luke

Verdade, mas a crítica dele é sobre a estratégia — que o PSD deveria ter negociado com Chega e Iniciativa Liberal. Isso é opinião política dele, não um facto sobre o que o Governo fez ou deixou de fazer. A lentidão nas mudanças é real, mas atribuir-lhe uma causa única é especulação.

Mark

E quanto à imigração? Ele diz que se perdeu um ano. Há números sobre isso?

Mimi

Não. Ele questiona por que razão se perdeu um ano até começar a trabalhar nestas matérias, e observa que a demora foi associada à influência do Chega. Mas a entrevista não diz quando o Governo começou efetivamente a trabalhar nisto, nem que medidas foram tomadas ou não.

Luke

Exato. É uma crítica de timing, mas sem contexto sobre o que realmente aconteceu ou deixou de acontecer. A perceção de demora é documentada; o impacto dessa demora, não.

  • Passos Coelho quebra o silêncio e admite publicamente que poderá regressar à política se o PSD falhar — uma declaração que agita o campo da direita portuguesa.
  • O atual Governo é acusado de ter caído numa armadilha de dependência alternada entre Chega e PS, alimentando a frustração de quem esperava mudanças mais rápidas após 2024.
  • A imigração e a nacionalidade surgem como exemplo de resposta tardia e politicamente mal gerida, com Coelho a questionar um ano perdido sem ação concreta.
  • O Serviço Nacional de Saúde é descrito como um sistema em colapso de credibilidade — os profissionais já não acreditam nele e o Estado, segundo Coelho, já não tem autoridade para o salvar.
  • Sem ambições presidenciais e sem busca de protagonismo declarado, Coelho posiciona um eventual regresso como oferta de 'algo diferente' — uma promessa vaga que pesa sobre o presente do PSD.

Pedro Passos Coelho, antigo primeiro-ministro de Portugal, emergiu do silêncio pós-governativo para lançar um aviso velado ao PSD e ao país: quem abandona o poder não abandona necessariamente a responsabilidade. Numa entrevista à SIC Notícias, admitiu ponderar um regresso à política caso o partido não concretize as transformações que os portugueses aguardam, colocando-se não como figura em busca de protagonismo, mas como alguém que se sente ainda vinculado a um destino coletivo. A declaração chega num momento em que o Governo enfrenta críticas pela sua dependência parlamentar e pela lentidão das reformas, e reacende o debate sobre liderança, legado e o que significa servir o interesse público.

Pedro Passos Coelho regressou ao espaço público numa entrevista de cerca de 45 minutos à jornalista Maria João Avillez, transmitida na SIC Notícias. Foi a sua primeira intervenção significativa desde que deixou funções governativas, e não passou despercebida: admitiu que ponderará um regresso à política ativa caso o PSD não seja bem-sucedido. Disse não procurar protagonismo, mas reconheceu manter responsabilidades perante o país que não terminaram com o fim do seu mandato. Caso regresse, será, nas suas palavras, "para oferecer algo diferente".

As críticas ao Governo atual foram diretas. Coelho considerou que o executivo caiu numa armadilha ao depender alternadamente do Chega e do PS no parlamento, e que essa instabilidade tem alimentado a insatisfação dos portugueses. Defendeu que o PSD deveria ter explorado mais ativamente entendimentos com o Chega e a Iniciativa Liberal, e alertou que os três partidos poderão ser penalizados eleitoralmente se não promoverem as mudanças esperadas.

Sobre imigração e nacionalidade, questionou por que razão se perdeu um ano sem agir, considerando que a demora foi lida pelos portugueses como reflexo do peso político do Chega. Mais grave ainda foi o diagnóstico sobre o Serviço Nacional de Saúde: um sistema onde os próprios profissionais já não acreditam e onde o Estado, na sua perspetiva, perdeu a autoridade para intervir como deveria. "Muita coisa vai ter de mudar e eu não vejo nada a mudar", resumiu.

Quanto ao presidente da República, pediu que lhe seja dado tempo, lembrando que foi eleito recentemente e tem adotado uma postura cautelosa. Coelho aproveitou ainda para esclarecer que nunca ambicionou a presidência, descrevendo-se como "um executivo" — alguém feito para governar, não para representar.

Passos Coelho, que deixou o cargo de primeiro-ministro há pouco tempo, abriu a porta a um regresso à política ativa numa entrevista à jornalista Maria João Avillez, transmitida na SIC Notícias. A declaração surge como resposta a questões sobre o desempenho do atual Governo do PSD e marca a sua primeira intervenção pública após sair de funções governativas.

"Espero que o PSD seja bem-sucedido. Se não, eu ponderarei e tomarei essa iniciativa", afirmou durante a conversa, que durou cerca de 45 minutos. Coelho deixou claro que não está à procura de "protagonismo político", mas argumentou que mantém responsabilidades perante o país que não se esgotaram com o fim do seu mandato. Referiu que é frequentemente abordado na rua por pessoas que gostariam que intervisse mais nos assuntos públicos, e que continua atento à evolução nacional a médio e longo prazo. Caso um dia equacione um regresso, disse, será "para oferecer algo diferente".

O antigo líder do PSD dirigiu críticas contundentes ao Governo atual, acusando-o de ter caído "numa armadilha" ao depender alternadamente do apoio parlamentar do Chega e do PS. Na sua perspetiva, essa instabilidade e a lentidão na concretização de mudanças têm alimentado a insatisfação dos portugueses, que esperavam uma transformação mais rápida após a vitória social-democrata nas eleições de 2024. Coelho considerou que o PSD deveria ter tentado entendimentos com o Chega e a Iniciativa Liberal, explorando essa possibilidade de forma mais ativa. Alertou que os três partidos políticos poderão ser penalizados — "uns mais do que os outros" — se não conseguirem promover as mudanças esperadas.

No que respeita a imigração e nacionalidade, Coelho questionou por que razão o país perdeu um ano até começar a trabalhar nestas matérias. Considerou que a resposta tardia foi associada à influência do Chega, e que muitos portugueses interpretaram a demora como reflexo do peso político daquele partido. Manifestou também preocupação com a falta de uma visão política de médio e longo prazo, dizendo que "as pessoas não percebem porque é que as suas perspetivas são tão modestas".

A crítica mais severa de Coelho incidiu sobre o Serviço Nacional de Saúde. Considerou que o Estado já não tem autoridade para o reabilitar como deveria e que os próprios profissionais já não acreditam no sistema. "Muita coisa vai ter de mudar e eu não vejo nada a mudar", declarou. Sobre o presidente da República, António José Seguro, defendeu que é necessário dar-lhe tempo antes de avaliar a sua atuação, lembrando que foi eleito há pouco tempo e tem procurado assumir uma posição "cautelosa". Coelho clarificou ainda que nunca pensou em ser presidente da República, descrevendo-se como "um executivo".

Espero que o PSD seja bem-sucedido. Se não, eu ponderarei e tomarei essa iniciativa
— Passos Coelho
Acho que tenho algumas responsabilidades, que não se esgotaram depois de ter deixado de ser governante
— Passos Coelho
Möchten Sie die ganze Geschichte? Das Original lesen bei Jornal de Notícias ↗
Kontakt FAQ