O efeito Cristiano Ronaldo ao contrário: quando a estrela ofusca a seleção

Eram adeptos de um homem, não de uma equipa
A crítica ao fenómeno de Cristiano Ronaldo ofuscar a identidade coletiva da seleção portuguesa durante o Mundial.
Mark

Então o argumento é que Martínez cometeu um erro ao não dar a Ronaldo um papel secundário?

Mimi

Exatamente. Aos 41 anos, Cristiano deveria ter aceitado ser menos protagonista. Teria sido mais honroso, mais estratégico para a equipa.

Luke

Mas como é que sabemos que Ronaldo aceitaria isso? O texto diz que Martínez não teve coragem, mas não há evidência de que o treinador sequer o propôs.

Mimi

É verdade. O que sabemos é que Ronaldo jogou, Portugal foi eliminado, e o efeito foi negativo.

Mark

Qual era esse efeito negativo exatamente?

Mimi

Os estádios estavam cheios de pessoas com camisolas de Portugal, mas apoiavam apenas Cristiano. Não havia apoio real à seleção, era tudo dirigido a um homem.

Luke

Mas como é que se mede isso? O texto diz que não se ouviu gritar o nome de Portugal, mas é uma observação subjetiva de um jornalista em cinco jogos.

Mimi

É verdade, é uma impressão. Mas a impressão é forte: adeptos fake, apoio enlatado.

Mark

E a solução proposta é simples: começar novo ciclo sem Ronaldo?

Mimi

Sim. Um novo selecionador, um novo projeto, sem Cristiano. Seria mais digno para ele, mais saudável para a equipa.

Luke

Mas o texto não explica como é que Portugal constrói uma identidade sem a sua maior estrela. Isso é um vazio.

Mimi

É verdade. Mas talvez seja exatamente o ponto: Portugal precisa de encontrar-se a si próprio, não através de um homem, mas como coletivo.

  • Portugal foi eliminado na fase de grupos do Mundial 2026 de forma previsível, com uma seleção de estrelas que nunca funcionou como conjunto.
  • Roberto Martínez nunca teve coragem de atribuir a Ronaldo um papel secundário adequado à sua idade, desperdiçando assim uma das melhores gerações portuguesas.
  • Nos estádios americanos, os adeptos gritavam o nome de Cristiano e não o de Portugal — um apoio desconectado da equipa, dirigido a um homem e não a uma nação.
  • A Liga das Nações conquistada por Martínez é vista como um título menor que mascarou a incapacidade de construir um projeto coletivo sólido.
  • Um novo ciclo sem Cristiano Ronaldo é apontado como a única saída digna — tanto para Portugal encontrar uma identidade perdida, como para o próprio jogador preservar a sua grandeza.

Aos 41 anos, Cristiano Ronaldo despediu-se do Mundial 2026 sem a glória que a sua carreira merecia — não por falha sua, mas pela incapacidade de um treinador em reconhecer que o tempo pede papéis diferentes dos que a vaidade permite. Portugal saiu cedo de um torneio que deveria ter sido a celebração de uma geração, e o que ficou foi o retrato de uma equipa que nunca chegou a ser equipa, dissolvida na sombra de um único nome. A grandeza, como o futebol nos ensina, também se mede pelo momento em que se sabe partir.

Quando Cristiano Ronaldo deixou o Mundial 2026, aos 41 anos, a despedida foi sem glória. Portugal terminou a fase de grupos e a eliminação era previsível antes mesmo de o torneio começar. Uma seleção repleta de talentos que nunca brilhou em conjunto, conduzida por um treinador que, mesmo após uma exibição deplorável frente à Colômbia, insistiu em chamar-lhe um bom teste — para um Mundial que duraria apenas mais dois jogos.

Cristiano Ronaldo é um fenómeno universal. Encheu estádios na América do Norte com adeptos que o seguem religiosamente, alguns tão jovens que nunca viram a sua melhor versão. O efeito Ronaldo faz Portugal conhecido em qualquer canto do mundo. Mas este Mundial revelou o reverso dessa moeda: Roberto Martínez nunca teve a coragem de dar a Ronaldo o papel que a idade pedia. Aos 41 anos, um papel secundário teria sido, paradoxalmente, a sua maior vitória.

Nos estádios americanos havia camisolas de Portugal por toda a parte, mas não havia portugueses de coração. Os adeptos gritavam o nome de Cristiano, raramente o de Portugal. Era o apoio a um homem, não a uma equipa — desconectado, enlatado, dirigido a um jogador que estava a anos-luz do que tinha sido.

Martínez desperdiçou uma das melhores gerações que Portugal teve, tal como já fizera com a Bélgica. Não foi um construtor de projetos, mas um mero gestor de um nome. A Liga das Nações de que se vangloriou equivale à Taça da Liga das seleções — um título que mascara a incapacidade de vencer o que realmente importa.

O que vem a seguir tem de ser diferente. Um novo selecionador não pode incluir Cristiano Ronaldo — não porque ele deixou de ser grande, mas porque recomeçar com ele seria repetir o erro de Martínez e, paradoxalmente, diminuir o próprio Ronaldo. A verdadeira grandeza também se mede pela capacidade de saber quando é hora de sair. Neste Mundial, essa hora chegou. Martínez não teve coragem de o dizer. O próximo selecionador tem de ter.

Quando Cristiano Ronaldo saiu do Mundial 2026, aos 41 anos, a despedida foi sem glória. Não foi por acaso. Portugal terminou a fase de grupos e o caminho para a eliminação era tão previsível que qualquer observador atento já o via escrito antes do torneio começar. Uma seleção repleta de estrelas que não brilhavam, mal dirigida por um treinador que, mesmo depois de uma exibição deplorável contra a Colômbia, conseguiu chamar-lhe um bom teste para o que seria um Mundial que duraria apenas mais dois jogos.

Cristiano Ronaldo é um fenómeno de escala universal. Encheu estádios na América do Norte com adeptos fiéis, alguns tão jovens que nunca viram a melhor versão dele, mas que o seguem religiosamente. O efeito Cristiano Ronaldo tem o dom de fazer Portugal conhecido em qualquer canto do mundo, de servir como ponte de simpatia para o português. Mas existe um reverso dessa moeda, e este Mundial revelou-o com clareza: Roberto Martínez nunca teve a coragem de dar a Ronaldo o papel que a idade e a carreira pediam. Aos 41 anos, um papel secundário teria mais valor do que qualquer protagonismo forçado. Teria sido, paradoxalmente, a sua maior vitória.

Esse efeito contrário manifestou-se de forma concreta nos estádios americanos. Havia camisolas de Portugal por toda a parte, mas não havia portugueses. Os adeptos gritavam o nome de Cristiano, não o do país. Durante os cinco jogos, raramente se ouviu gritar Portugal. Eram adeptos de um homem, não de uma equipa. O apoio soava enlatado, desconectado, porque não era dirigido à seleção mas a um único jogador que estava a anos-luz do que tinha sido. Eram apoiantes fake de uma equipa, porque o seu coração estava noutro lugar.

Roberto Martínez desperdiçou uma das melhores gerações que Portugal teve. Já tinha feito o mesmo com a Bélgica. Um treinador que não teve a visão ou a coragem de reconhecer que o seu trabalho era construir uma equipa, não servir um homem. Martínez foi um mero selecionador, não um construtor de projetos. A Liga das Nações que ganhou e de que se vangloriou é o equivalente à Taça da Liga das seleções — um título que mascara a incapacidade de vencer o que realmente importa.

O que vem a seguir tem de ser diferente. Se chegar um novo selecionador — e há nomes em discussão que poderiam devolver a Portugal uma forma de ser que se perdeu há muito — esse novo ciclo não pode incluir Cristiano Ronaldo. Não porque ele deixou de ser grande, mas porque aos 43 anos, no Euro 2028, as condições físicas serão ainda mais limitadas. Começar de novo com ele seria repetir o erro de Martínez. Seria, paradoxalmente, diminuir Cristiano Ronaldo.

Perceber isso, aceitar isso, sairia do próprio Ronaldo uma grandeza ainda maior. Porque no futebol português não há, nunca houve e muito dificilmente voltará a haver alguém tão grande. Mas a grandeza também se mede pela capacidade de saber quando é hora de sair. Neste Mundial, essa hora chegou. Martínez não teve a coragem de o dizer. O próximo selecionador tem de ter.

Num papel secundário, CR7 até poderia ainda ganhar o Óscar, que nesta altura da carreira teria tanto ou mais valor do que o de ator principal
— Análise editorial sobre o papel apropriado para Ronaldo
Möchten Sie die ganze Geschichte? Das Original lesen bei A Bola ↗
Kontakt FAQ