Na manhã de 19 de outubro de 2020, no bairro do Catumbi, zona central do Rio de Janeiro, Caio Gomes Soares — 23 anos, formado em Educação Física — foi atingido por uma bala na cabeça enquanto pegava um suco dentro de sua própria casa, durante um confronto entre policiais militares e criminosos no Morro da Coroa. Ele não havia escolhido estar naquele conflito; o conflito chegou até ele. Sua morte é mais um capítulo de uma história que o Rio repete com frequência dolorosa: a de vidas interrompidas por balas que não têm dono assumido, mas sempre têm um destino.
Jovem de 23 anos morre atingido por bala perdida dentro de casa no Rio
Roubaram a felicidade de uma família inteira
Como é que uma bala perdida entra numa casa assim, sem aviso?
Estava acontecendo um confronto entre polícia e criminosos no morro acima. A polícia foi chamada por uma denúncia que depois não se confirmou. Enquanto trocavam tiros, a bala atravessou a parede de uma casa embaixo.
Mas a gente sabe de onde veio o disparo? A família diz que foi do morro, mas a polícia não confirma isso explicitamente.
Não. A polícia só diz que revidou os ataques. A família aponta para o Morro da Coroa, mas não há confirmação oficial de quem disparou.
E o Caio? Quem era ele?
Um rapaz de 23 anos, formado em Educação Física, trabalhava enquanto estudava. A mãe dele veio do interior da Paraíba, criou os filhos com educação. Ele era querido por todo mundo.
A gente tem alguma informação sobre o que a polícia estava fazendo lá naquela hora? Por que foram chamados?
Havia uma denúncia de que um policial tinha sido abordado e levado para dentro da comunidade. Mas depois que o confronto terminou, isso não se confirmou.
Então a polícia foi lá por uma denúncia que era falsa?
Ou era verdadeira e foi resolvida, ou era falsa desde o começo. A nota da polícia não deixa claro. O que sabemos é que houve tiros, e um jovem dentro de casa morreu.
A mãe dele disse que roubaram a felicidade da família. Ela trabalhou a vida toda para dar educação aos filhos, e agora um deles se foi assim.
Il Polso
- Uma denúncia não confirmada — de que um policial havia sido levado para dentro da comunidade — foi o gatilho que mobilizou o 4º BPM e desencadeou o confronto que custou a vida de Caio.
- A bala que o matou atravessou as paredes de sua casa enquanto ele simplesmente acordava para começar o dia, transformando um gesto cotidiano em tragédia irreversível.
- A família afirma que o disparo veio do alto do morro, enquanto a PM descreve a operação como resposta legítima a criminosos armados — e o abismo entre essas versões permanece sem resolução.
- Maria José, mãe de Caio, paraibana que trabalhou a vida inteira para dar educação aos filhos, viu o sentido desse esforço ser destruído em segundos por uma bala perdida.
- A Polícia Civil abriu investigação, mas o debate sobre segurança em comunidades do Rio segue sem respostas estruturais, enquanto confrontos como esse continuam sendo descritos como 'rotina'.
Na manhã de 19 de outubro de 2020, no bairro do Catumbi, zona central do Rio de Janeiro, Caio Gomes Soares — 23 anos, formado em Educação Física — foi atingido por uma bala na cabeça enquanto pegava um suco dentro de sua própria casa, durante um confronto entre policiais militares e criminosos no Morro da Coroa. Ele não havia escolhido estar naquele conflito; o conflito chegou até ele. Sua morte é mais um capítulo de uma história que o Rio repete com frequência dolorosa: a de vidas interrompidas por balas que não têm dono assumido, mas sempre têm um destino.
Caio Gomes Soares tinha 23 anos, era formado em Educação Física pela UERJ e trabalhava enquanto estudava. Naquela manhã de outubro, no Catumbi, levantou-se para pegar um suco. Uma bala atravessou sua cabeça. Ele morreu dentro de casa.
A Polícia Militar havia sido acionada após denúncia de que um agente teria sido levado para dentro do Morro da Coroa, comunidade acima do bairro. Policiais do 4º BPM foram ao local, criminosos atiraram, e houve confronto. Quando tudo terminou, a denúncia original não se confirmou. Segundo relatos, um baile funk havia ocorrido na região durante toda a madrugada.
A família de Caio afirma que o disparo veio do alto do morro. Sua mãe, Maria José Gomes de Andrade, paraibana que veio de outro estado e trabalhou em casas de família para criar os filhos com educação, falou à televisão com a voz partida. Tinha uma filha formada em fonoaudiologia e um filho que ela descreveu como 'um menino todo do bem'. 'De repente, isso', disse ela.
A Polícia Civil abriu investigação. A PM descreveu a operação em linguagem institucional — confronto, revidação, rotina. Nenhuma dessas palavras devolve Caio ao dia que ele não chegou a completar.
Caio Gomes Soares acordou cedo naquela manhã de outubro no Catumbi, bairro da zona central do Rio de Janeiro. Tinha 23 anos, era formado em Educação Física pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e trabalhava enquanto estudava. Quando se levantou para pegar um suco, uma bala atravessou sua cabeça. Ele morreu dentro de casa, atingido por um disparo que ninguém na família havia disparado.
A polícia militar recebeu uma denúncia na madrugada: um agente teria sido abordado e levado para dentro da comunidade do Morro da Coroa, que fica acima do bairro. Policiais do 4º BPM, de São Cristóvão, foram acionados. Quando chegaram, criminosos começaram a atirar. Os policiais revidaram. Depois que o confronto terminou, a denúncia original não se confirmou — nenhum policial havia sido levado.
A família de Caio afirma que o disparo veio do alto do morro. Segundo informações de televisão, os policiais haviam sido chamados porque um baile funk acontecia na região durante toda a madrugada. Enquanto isso, dentro de uma casa no Catumbi, um jovem que havia estudado, trabalhado e era querido por todos acordava para o dia que não completaria.
Maria José Gomes de Andrade, mãe de Caio, falou à televisão com a voz quebrada. Ela é paraibana, veio de outro estado, trabalhou em casas de família e deu educação aos filhos. Tem uma filha formada em fonoaudiologia. Disse que a morte do filho roubou a felicidade da família. "Tinha 23 anos, fazia faculdade, estudava, trabalhava, era querido por todo mundo. Era um menino todo do bem. De repente, isso", disse ela.
A Polícia Civil abriu investigação. A Polícia Militar, em nota, descreveu o que chamou de confronto com criminosos, revidação de tiros, operação de rotina em uma comunidade. Nenhuma dessas palavras traz de volta um jovem que acordou para pegar um suco e não voltou a beber.
Citazioni salienti
Roubaram a felicidade de uma família, a família está quebrada. Tinha 23 anos, fazia faculdade, estudava, trabalhava, era querido por todo mundo. Era um menino todo do bem.— Maria José Gomes de Andrade, mãe de Caio