GPIAAF adia para sábado divulgação de nota sobre descarrilamento do elevador da Glória

O descarrilamento do elevador da Glória em Lisboa causou 16 mortos e 23 feridos.
Um investigador precisa de dois anos para ser formado
Nelson Oliveira explica por que é que contratar novos investigadores não resolve imediatamente os constrangimentos do GPIAAF.
Mark

Por que é que o GPIAAF não conseguiu divulgar a nota informativa na sexta-feira como estava previsto?

Mimi

Porque as operações de remoção de destroços duraram a noite toda e madrugada, e depois o gabinete teve de acompanhar diligências adicionais do Ministério Público que só terminaram no final da tarde.

Luke

Mas isso é uma explicação operacional. A questão mais funda é que o GPIAAF tem apenas um investigador desde agosto de 2023.

Mark

Um investigador para todo o setor ferroviário?

Mimi

Exatamente. E desde março que aguarda aprovação para contratar um segundo.

Luke

Aguarda aprovação de quem? Do Ministério das Finanças. Portanto, não é apenas falta de vontade — é falta de autorização orçamental.

Mark

O coordenador Nelson Oliveira prometeu um relatório preliminar em 45 dias. Isso é rápido?

Mimi

É o que ele pode prometer com os meios que tem. O relatório final dependerá dos recursos que o gabinete receber entretanto.

Luke

Portanto, 45 dias é uma promessa condicional. Se não receberem mais investigadores, o relatório final pode demorar muito mais.

Mark

Oliveira disse que formar um investigador leva dois anos. Isso significa que mesmo que aprovem a contratação agora, o problema não desaparece rapidamente?

Mimi

Sim. É um constrangimento estrutural. Não é algo que se resolva com uma decisão política de um dia para o outro.

Luke

E o Ministério das Infraestruturas diz que o reforço está em fase de finalização. Mas não especifica quando, nem quantos investigadores, nem quando estarão operacionais.

Mark

Qual é o risco de uma investigação lenta num acidente que matou 16 pessoas?

Mimi

Que as causas não sejam identificadas com a profundidade necessária, que recomendações de segurança demorem mais tempo a ser implementadas, que a confiança pública na investigação seja abalada.

Luke

E também que a investigação fique dependente de um único investigador que pode estar sobrecarregado, o que aumenta o risco de erros ou omissões.

  • Um descarrilamento no coração de Lisboa matou 16 pessoas e feriu 23, abalando a cidade e declarando luto nacional e municipal.
  • O GPIAAF, único responsável pela investigação ferroviária em Portugal, opera com um único investigador há quase dois anos — um constrangimento crónico que o acidente tornou impossível de ignorar.
  • A nota informativa prometida para quinta-feira foi adiada para sábado, depois de as operações de remoção de destroços se prolongarem pela madrugada e o Ministério Público exigir diligências adicionais.
  • O coordenador Nelson Oliveira garantiu um relatório preliminar em 45 dias, mas recusou comprometer-se com um prazo final, admitindo que tudo depende dos recursos que o gabinete vier a receber.
  • A aprovação para contratar um segundo investigador aguarda o Ministério das Finanças desde março, e mesmo que chegue, a formação exige dois anos — o alívio estrutural está longe.

Na quarta-feira, o elevador da Glória descarrilou em Lisboa, ceifando 16 vidas e ferindo outras 23 num dos percursos mais simbólicos da cidade. O organismo encarregado de apurar as causas, o GPIAAF, adiou para sábado a divulgação das suas primeiras conclusões — não por falta de vontade, mas por falta de meios: desde agosto de 2023, apenas um investigador sustenta toda a capacidade do Estado em matéria de acidentes ferroviários. O atraso de um dia é o reflexo visível de uma fragilidade estrutural mais antiga, que nenhuma promessa de reforço resolverá de imediato.

Na quarta-feira, o elevador da Glória descarrilou no trajeto que liga os Restauradores ao Bairro Alto, deixando 16 mortos e 23 feridos. O acidente, num equipamento gerido pela Carris e muito frequentado por turistas, colocou imediatamente o GPIAAF — o gabinete de investigação de acidentes ferroviários — no centro das atenções.

As perícias no local decorreram na quinta-feira, em conjunto com outras entidades, e estava prevista para esse mesmo dia a divulgação de uma nota informativa com as primeiras constatações. Mas as operações de remoção dos veículos e destroços prolongaram-se pela madrugada, e o Ministério Público promoveu diligências adicionais que só terminaram ao final da tarde de sexta-feira. O GPIAAF anunciou então que adiava a nota para sábado.

O atraso de um dia iluminou uma realidade mais grave. O coordenador Nelson Oliveira revelou que, desde agosto de 2023, o gabinete conta com apenas um investigador para o setor ferroviário. Desde março aguarda aprovação do Ministério das Finanças para admitir um segundo. Em conferência de imprensa, Oliveira comprometeu-se com um relatório preliminar em 45 dias, mas recusou fixar um prazo para o relatório final, condicionando-o aos meios que o GPIAAF vier a receber.

Oliveira foi claro sobre os limites do que é possível: contratar um ou dois investigadores não resolve o problema de imediato, porque a formação leva dois anos. Ainda assim, expressou confiança de que o Estado dotaria brevemente o gabinete dos recursos necessários, por respeito às vítimas. O Ministério das Infraestruturas confirmou que o reforço de recursos humanos está em fase de finalização, recordando que o GPIAAF havia emitido, há cerca de uma semana, o relatório sobre a queda do helicóptero no Douro que matou cinco militares da GNR.

O que o acidente expôs não é apenas uma tragédia humana de enorme dimensão, mas também a fragilidade estrutural do Estado na investigação de desastres ferroviários. A promessa de reforço é bem-vinda; a sua concretização, porém, levará anos.

Na quarta-feira, o elevador da Glória em Lisboa descarrilou, deixando um saldo de 16 mortos e 23 feridos. O acidente ocorreu no equipamento que liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, um trajeto de cerca de 265 metros gerido pela Carris e muito frequentado por turistas. A investigação sobre as causas do desastre ficou imediatamente a cargo do GPIAAF, o gabinete responsável pelas investigações de acidentes ferroviários em Portugal.

Na quinta-feira, o GPIAAF concluiu as perícias no local do descarrilamento, em conjunto com outras entidades. Estava previsto que nesse mesmo dia divulgasse uma nota informativa com as constatações iniciais e a orientação que a investigação seguiria. Porém, na sexta-feira à tarde, o organismo anunciou que adiava essa divulgação para sábado. A razão era simples: as operações de remoção dos veículos e destroços prolongaram-se por toda a noite e madrugada de quinta para sexta, e o GPIAAF teve ainda de acompanhar diligências adicionais promovidas pelo Ministério Público que terminaram apenas no final da tarde.

O atraso na divulgação do relatório inicial expõe uma realidade estrutural que o coordenador do GPIAAF, Nelson Oliveira, não conseguiu contornar. Desde agosto de 2023, o gabinete dispõe apenas de um investigador para o setor ferroviário. Desde março deste ano aguarda aprovação do Ministério das Finanças para admitir um segundo investigador. Em conferência de imprensa na quinta-feira, Oliveira recusou comprometer-se com um prazo final para a conclusão da investigação completa, garantindo apenas um relatório preliminar dentro de 45 dias. O tempo para o relatório final, explicou, dependerá dos meios que o GPIAAF venha a receber.

Oliveira foi direto sobre as limitações: admitir um ou dois investigadores não resolve os problemas de imediato, porque a formação de um investigador requer dois anos. Reconheceu estar num dia de luto nacional e municipal, e expressou convicção de que o Estado, através do Governo, dotaria brevemente o GPIAAF dos recursos necessários, por respeito às vítimas. O Ministério das Infraestruturas, que tutela o gabinete, respondeu que o GPIAAF é uma instituição que tem respondido sempre que solicitada, lembrando que há cerca de uma semana havia emitido o relatório sobre a queda do helicóptero no rio Douro que matou cinco militares da GNR. Quanto ao reforço de recursos humanos, a tutela indicou que está em fase de finalização.

O que fica claro é que a investigação de um acidente que matou 16 pessoas e feriu 23 está sendo conduzida por um organismo que opera com recursos humanos insuficientes e crónicos. O atraso de um dia na divulgação da nota informativa é apenas a manifestação mais visível de um problema mais profundo: a capacidade investigativa do Estado em matéria de acidentes ferroviários está constrangida. A promessa de reforço de recursos é bem-vinda, mas a formação de novos investigadores leva anos, o que significa que as limitações atuais não desaparecerão rapidamente.

A admissão de um ou dois investigadores não resolve as situações de imediato, porque um investigador para ser formado necessita de dois anos.
— Nelson Oliveira, coordenador do GPIAAF
Seguramente o Estado, através do Governo, irá dotar muito brevemente o GPIAAF com os meios de que necessita, porque o respeito às vítimas que houve este incidente assim o exige.
— Nelson Oliveira, coordenador do GPIAAF
Contattaci Domande frequenti