Na quarta-feira, o elevador da Glória descarrilou em Lisboa, ceifando 16 vidas e ferindo outras 23 num dos percursos mais simbólicos da cidade. O organismo encarregado de apurar as causas, o GPIAAF, adiou para sábado a divulgação das suas primeiras conclusões — não por falta de vontade, mas por falta de meios: desde agosto de 2023, apenas um investigador sustenta toda a capacidade do Estado em matéria de acidentes ferroviários. O atraso de um dia é o reflexo visível de uma fragilidade estrutural mais antiga, que nenhuma promessa de reforço resolverá de imediato.
GPIAAF adia para sábado divulgação de nota sobre descarrilamento do elevador da Glória
Um investigador precisa de dois anos para ser formado
Por que é que o GPIAAF não conseguiu divulgar a nota informativa na sexta-feira como estava previsto?
Porque as operações de remoção de destroços duraram a noite toda e madrugada, e depois o gabinete teve de acompanhar diligências adicionais do Ministério Público que só terminaram no final da tarde.
Mas isso é uma explicação operacional. A questão mais funda é que o GPIAAF tem apenas um investigador desde agosto de 2023.
Um investigador para todo o setor ferroviário?
Exatamente. E desde março que aguarda aprovação para contratar um segundo.
Aguarda aprovação de quem? Do Ministério das Finanças. Portanto, não é apenas falta de vontade — é falta de autorização orçamental.
O coordenador Nelson Oliveira prometeu um relatório preliminar em 45 dias. Isso é rápido?
É o que ele pode prometer com os meios que tem. O relatório final dependerá dos recursos que o gabinete receber entretanto.
Portanto, 45 dias é uma promessa condicional. Se não receberem mais investigadores, o relatório final pode demorar muito mais.
Oliveira disse que formar um investigador leva dois anos. Isso significa que mesmo que aprovem a contratação agora, o problema não desaparece rapidamente?
Sim. É um constrangimento estrutural. Não é algo que se resolva com uma decisão política de um dia para o outro.
E o Ministério das Infraestruturas diz que o reforço está em fase de finalização. Mas não especifica quando, nem quantos investigadores, nem quando estarão operacionais.
Qual é o risco de uma investigação lenta num acidente que matou 16 pessoas?
Que as causas não sejam identificadas com a profundidade necessária, que recomendações de segurança demorem mais tempo a ser implementadas, que a confiança pública na investigação seja abalada.
E também que a investigação fique dependente de um único investigador que pode estar sobrecarregado, o que aumenta o risco de erros ou omissões.
Der Puls
- Um descarrilamento no coração de Lisboa matou 16 pessoas e feriu 23, abalando a cidade e declarando luto nacional e municipal.
- O GPIAAF, único responsável pela investigação ferroviária em Portugal, opera com um único investigador há quase dois anos — um constrangimento crónico que o acidente tornou impossível de ignorar.
- A nota informativa prometida para quinta-feira foi adiada para sábado, depois de as operações de remoção de destroços se prolongarem pela madrugada e o Ministério Público exigir diligências adicionais.
- O coordenador Nelson Oliveira garantiu um relatório preliminar em 45 dias, mas recusou comprometer-se com um prazo final, admitindo que tudo depende dos recursos que o gabinete vier a receber.
- A aprovação para contratar um segundo investigador aguarda o Ministério das Finanças desde março, e mesmo que chegue, a formação exige dois anos — o alívio estrutural está longe.
Na quarta-feira, o elevador da Glória descarrilou em Lisboa, ceifando 16 vidas e ferindo outras 23 num dos percursos mais simbólicos da cidade. O organismo encarregado de apurar as causas, o GPIAAF, adiou para sábado a divulgação das suas primeiras conclusões — não por falta de vontade, mas por falta de meios: desde agosto de 2023, apenas um investigador sustenta toda a capacidade do Estado em matéria de acidentes ferroviários. O atraso de um dia é o reflexo visível de uma fragilidade estrutural mais antiga, que nenhuma promessa de reforço resolverá de imediato.
Na quarta-feira, o elevador da Glória descarrilou no trajeto que liga os Restauradores ao Bairro Alto, deixando 16 mortos e 23 feridos. O acidente, num equipamento gerido pela Carris e muito frequentado por turistas, colocou imediatamente o GPIAAF — o gabinete de investigação de acidentes ferroviários — no centro das atenções.
As perícias no local decorreram na quinta-feira, em conjunto com outras entidades, e estava prevista para esse mesmo dia a divulgação de uma nota informativa com as primeiras constatações. Mas as operações de remoção dos veículos e destroços prolongaram-se pela madrugada, e o Ministério Público promoveu diligências adicionais que só terminaram ao final da tarde de sexta-feira. O GPIAAF anunciou então que adiava a nota para sábado.
O atraso de um dia iluminou uma realidade mais grave. O coordenador Nelson Oliveira revelou que, desde agosto de 2023, o gabinete conta com apenas um investigador para o setor ferroviário. Desde março aguarda aprovação do Ministério das Finanças para admitir um segundo. Em conferência de imprensa, Oliveira comprometeu-se com um relatório preliminar em 45 dias, mas recusou fixar um prazo para o relatório final, condicionando-o aos meios que o GPIAAF vier a receber.
Oliveira foi claro sobre os limites do que é possível: contratar um ou dois investigadores não resolve o problema de imediato, porque a formação leva dois anos. Ainda assim, expressou confiança de que o Estado dotaria brevemente o gabinete dos recursos necessários, por respeito às vítimas. O Ministério das Infraestruturas confirmou que o reforço de recursos humanos está em fase de finalização, recordando que o GPIAAF havia emitido, há cerca de uma semana, o relatório sobre a queda do helicóptero no Douro que matou cinco militares da GNR.
O que o acidente expôs não é apenas uma tragédia humana de enorme dimensão, mas também a fragilidade estrutural do Estado na investigação de desastres ferroviários. A promessa de reforço é bem-vinda; a sua concretização, porém, levará anos.
Na quarta-feira, o elevador da Glória em Lisboa descarrilou, deixando um saldo de 16 mortos e 23 feridos. O acidente ocorreu no equipamento que liga os Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, um trajeto de cerca de 265 metros gerido pela Carris e muito frequentado por turistas. A investigação sobre as causas do desastre ficou imediatamente a cargo do GPIAAF, o gabinete responsável pelas investigações de acidentes ferroviários em Portugal.
Na quinta-feira, o GPIAAF concluiu as perícias no local do descarrilamento, em conjunto com outras entidades. Estava previsto que nesse mesmo dia divulgasse uma nota informativa com as constatações iniciais e a orientação que a investigação seguiria. Porém, na sexta-feira à tarde, o organismo anunciou que adiava essa divulgação para sábado. A razão era simples: as operações de remoção dos veículos e destroços prolongaram-se por toda a noite e madrugada de quinta para sexta, e o GPIAAF teve ainda de acompanhar diligências adicionais promovidas pelo Ministério Público que terminaram apenas no final da tarde.
O atraso na divulgação do relatório inicial expõe uma realidade estrutural que o coordenador do GPIAAF, Nelson Oliveira, não conseguiu contornar. Desde agosto de 2023, o gabinete dispõe apenas de um investigador para o setor ferroviário. Desde março deste ano aguarda aprovação do Ministério das Finanças para admitir um segundo investigador. Em conferência de imprensa na quinta-feira, Oliveira recusou comprometer-se com um prazo final para a conclusão da investigação completa, garantindo apenas um relatório preliminar dentro de 45 dias. O tempo para o relatório final, explicou, dependerá dos meios que o GPIAAF venha a receber.
Oliveira foi direto sobre as limitações: admitir um ou dois investigadores não resolve os problemas de imediato, porque a formação de um investigador requer dois anos. Reconheceu estar num dia de luto nacional e municipal, e expressou convicção de que o Estado, através do Governo, dotaria brevemente o GPIAAF dos recursos necessários, por respeito às vítimas. O Ministério das Infraestruturas, que tutela o gabinete, respondeu que o GPIAAF é uma instituição que tem respondido sempre que solicitada, lembrando que há cerca de uma semana havia emitido o relatório sobre a queda do helicóptero no rio Douro que matou cinco militares da GNR. Quanto ao reforço de recursos humanos, a tutela indicou que está em fase de finalização.
O que fica claro é que a investigação de um acidente que matou 16 pessoas e feriu 23 está sendo conduzida por um organismo que opera com recursos humanos insuficientes e crónicos. O atraso de um dia na divulgação da nota informativa é apenas a manifestação mais visível de um problema mais profundo: a capacidade investigativa do Estado em matéria de acidentes ferroviários está constrangida. A promessa de reforço de recursos é bem-vinda, mas a formação de novos investigadores leva anos, o que significa que as limitações atuais não desaparecerão rapidamente.
Bemerkenswerte Zitate
A admissão de um ou dois investigadores não resolve as situações de imediato, porque um investigador para ser formado necessita de dois anos.— Nelson Oliveira, coordenador do GPIAAF
Seguramente o Estado, através do Governo, irá dotar muito brevemente o GPIAAF com os meios de que necessita, porque o respeito às vítimas que houve este incidente assim o exige.— Nelson Oliveira, coordenador do GPIAAF