Governo Lula avalia propor novo pleito na Venezuela com segundo turno

Se não comprovar vitória, não pode reclamar de ser chamado ditador
Lula criticou Maduro durante reunião ministerial, sinalizando que a paciência brasileira com o regime está se esgotando.
Mark

Por que o governo Lula está considerando sugerir novas eleições na Venezuela agora, depois de quinze dias?

Mimi

Porque a estratégia de pressionar Maduro para divulgar as atas eleitorais não está funcionando. O Brasil reconhece que essa abordagem tradicional provavelmente não vai surtir efeito, então está explorando alternativas mais criativas.

Luke

Mas há uma questão fundamental aqui: ambos os lados — Maduro e González — dizem ter vencido. Por que aceitariam um novo pleito? A fonte não responde isso.

Mark

Qual seria o papel dos observadores internacionais nessa nova eleição?

Mimi

Seriam muito mais presentes e robustos do que foram em julho. A ideia é que sua participação ampliada desse legitimidade ao processo e tornasse mais difícil contestar o resultado.

Luke

Mas quem garantiria que Maduro permitiria observadores reais? O CNE já está sob seu controle. Isso é uma suposição não testada.

Mark

E quanto às sanções? Por que o Brasil estaria negociando a suspensão delas?

Mimi

Seria um incentivo para Maduro aceitar o novo pleito. Se ele concordasse, haveria alívio das pressões econômicas impostas pelos EUA e pela UE.

Luke

Isso pressupõe que Maduro vê as sanções como um problema maior do que perder uma eleição. Não sabemos se é verdade.

Mark

Lula criticou Maduro publicamente. Isso enfraquece a proposta?

Mimi

Não necessariamente. Mostra que o Brasil está perdendo a paciência, o que pode ser um sinal de que a diplomacia tradicional não está funcionando. É um aviso.

Luke

Ou é um sinal de que o Brasil está frustrado porque não tem alavancagem real sobre Maduro. A crítica pode ser mais sobre a audiência doméstica do que sobre influência real.

  • A crise pós-eleitoral venezuelana se aprofunda: quinze dias após o pleito, o Conselho Eleitoral chavista declara Maduro vencedor, mas a oposição reivindica a vitória e as atas que provariam o resultado seguem retidas.
  • A estratégia brasileira de pressionar pela divulgação dos boletins de urna começa a ser reconhecida, internamente, como insuficiente — e o governo Lula busca uma saída mais ousada.
  • A proposta de um novo turno eleitoral exigiria concessões de múltiplos atores: observadores internacionais reforçados, negociações de anistia para o governo chavista e possível suspensão de sanções americanas e europeias.
  • O principal obstáculo é que tanto Maduro quanto González se declaram vencedores legítimos, o que reduz o incentivo de ambos para aceitar um novo escrutínio.
  • Lula pretende alinhar a proposta com os presidentes do México e da Colômbia, mas a conversa trilateral ainda não ocorreu — e a janela diplomática permanece incerta.

Diante do impasse que se instalou na Venezuela após as eleições contestadas de 28 de julho, o Brasil considera dar um passo incomum em sua tradição diplomática: propor um novo pleito presidencial entre Nicolás Maduro e Edmundo González. A ideia, gestada nos bastidores do Palácio do Planalto pelo assessor Celso Amorim, reflete tanto a crescente impaciência do governo Lula com o regime chavista quanto a consciência de que pressões convencionais, como a exigência de divulgação das atas eleitorais, parecem ter chegado ao seu limite. O que está em jogo não é apenas o destino político da Venezuela, mas a capacidade das democracias latino-americanas de encontrar, juntas, saídas para crises que a diplomacia tradicional já não consegue resolver sozinha.

O governo brasileiro estuda uma saída inédita para a crise que tomou conta da Venezuela após as eleições de 28 de julho: propor um novo pleito presidencial, essencialmente um segundo turno entre Nicolás Maduro e o opositor Edmundo González. A ideia foi levada informalmente ao presidente Lula pelo assessor especial Celso Amorim e ainda circula nos bastidores do Palácio do Planalto, longe de qualquer anúncio oficial.

A proposta não é simples. Para viabilizá-la, seria necessário garantir maior presença de observadores internacionais, negociar anistia para membros do governo chavista e articular a suspensão de sanções impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia — um conjunto de concessões que, por enquanto, permanece no campo da especulação.

Há um obstáculo central: tanto Maduro quanto González afirmam ter vencido as eleições de julho. Nenhum dos dois teria incentivo óbvio para aceitar um novo escrutínio. Enquanto isso, a estratégia oficial do Brasil — pressionar pela divulgação das atas eleitorais com dados desagregados — começa a ser reconhecida, internamente, como uma via sem saída.

A frustração de Lula veio à tona em reunião ministerial no dia 8 de agosto, quando ele disse que Maduro não teria como reclamar de ser chamado de ditador caso não conseguisse comprovar sua vitória. O recado foi direto e sinalizou que a paciência brasileira com o regime chavista tem limites.

A proposta de novas eleições deverá ser discutida com os presidentes Andrés Manuel López Obrador, do México, e Gustavo Petro, da Colômbia. Uma conversa telefônica entre os três estava prevista para esta semana, mas não aconteceu por incompatibilidades de agenda. Quando ocorrer, o tema estará entre os principais da pauta. Por ora, o Brasil se move com cautela — mas considera ir além do que sua tradição diplomática normalmente permitiria.

O governo brasileiro está explorando uma saída para a crise eleitoral que tomou conta da Venezuela após o pleito de 28 de julho. A ideia, levada informalmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por seu assessor especial Celso Amorim, é propor uma nova eleição presidencial no país vizinho — essencialmente um segundo turno entre o presidente Nicolás Maduro e o opositor Edmundo González. O Conselho Nacional Eleitoral, controlado pelo governo chavista, declarou Maduro vencedor, mas a oposição contesta o resultado e afirma ter vencido.

A proposta que circula nos bastidores do Palácio do Planalto não é simples. Ela dependeria de mudanças estruturais significativas: maior presença de observadores internacionais, negociações sobre anistia para membros do governo atual e possível suspensão das sanções impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia. Trata-se, em outras palavras, de um acordo que exigiria concessões de múltiplas partes — um cenário que, por enquanto, permanece no campo da especulação.

Há, porém, um obstáculo fundamental. Tanto Maduro quanto González declaram-se vencedores das eleições de julho. Ambos têm incentivos para rejeitar um novo pleito, já que cada um acredita — ou pelo menos afirma acreditar — que já conquistou legitimidade nas urnas. A possibilidade de que ambos concordem em submeter-se a um novo escrutínio permanece em aberto.

Oficialmente, o Brasil mantém uma posição mais modesta. A diplomacia brasileira continua pressionando Maduro para que divulgue as atas eleitorais com dados desagregados — os boletins de urna que permitiriam verificar, de forma independente, quem realmente venceu. Quinze dias após o pleito, porém, assessores de Lula já reconhecem que essa estratégia provavelmente não funcionará. Mesmo assim, o governo pretende mantê-la por enquanto, pelo menos publicamente.

Lula deixou clara sua frustração durante uma reunião ministerial na quinta-feira, 8 de agosto. Disse que, se Maduro não conseguir comprovar sua vitória eleitoral, não terá base para reclamar quando outros países o chamarem de ditador. A crítica foi direta e sinaliza que a paciência brasileira com o regime chavista está se esgotando.

A ideia de um novo pleito deverá ser discutida com os presidentes do México, Andrés Manuel López Obrador, e da Colômbia, Gustavo Petro — ambos de esquerda, como Lula. Uma conversa telefônica entre os três estava prevista para esta semana, mas não ocorreu devido a incompatibilidades de agenda e discussões internas em cada país. Quando a ligação acontecer, a proposta de novas eleições será uma das pautas centrais.

O que está em jogo é a credibilidade das instituições democráticas na região e a capacidade de países vizinhos de influenciar a resolução de uma crise que afeta toda a América Latina. O Brasil, historicamente relutante em intervir nos assuntos internos de vizinhos, está agora considerando uma proposta que vai além da pressão diplomática tradicional. Se a ideia avançar, ela representaria uma mudança significativa na abordagem brasileira à crise venezuelana — mas, por enquanto, permanece no terreno das conversas privadas e das avaliações internas.

Se o venezuelano não comprovar que foi de fato o vencedor da eleição, não poderá reclamar de ser chamado de ditador por outros países
— Lula, durante reunião ministerial em 8 de agosto
Vuoi la storia completa? Leggi l'originale su Poder360 ↗
Contattaci Domande frequenti