Espanha encerra o "mau Mundial" de Portugal com vitória nos descontos

Cristiano Ronaldo terminou jogo com lágrimas, emocionalmente afetado pela eliminação e possível despedida do Mundial.
Portugal defendia recuado, incapaz de respirar
A seleção nunca encontrou forma de jogar contra uma Espanha que controlava completamente o jogo.
Mark

Como é que uma seleção com tanto talento — Ronaldo, Bruno Fernandes, Vitinha, Bernardo Silva — fica tão presa, tão incapaz de jogar?

Mimi

Porque o talento individual não é suficiente sem uma ideia coletiva. Portugal defendia recuado, o que significava que nunca tinha espaço para contra-atacar. Estava abafado. Martínez nunca encontrou a forma de libertar estes jogadores.

Mark

Diogo Costa foi o destaque. Mas um guarda-redes não ganha jogos sozinho.

Mimi

Exatamente. Ele evitou a derrota ser maior, mas Portugal nunca criou o suficiente. Uma ocasião num canto curto, um remate de Cristiano, um cabeceio de João Félix. Isso é pouco contra uma Espanha que tocava a bola com propósito.

Mark

Lamine Yamal testou constantemente Nuno Mendes. O que mudou quando Nuno saiu?

Mimi

Tudo. Nuno era impávido, continha o miúdo. Quando saiu aos 56 minutos, Portugal perdeu uma fatia da sua capacidade de sair para o ataque. Semedo entrou, mas a Espanha acelerou. A segunda parte foi dominação pura.

Mark

O golo chegou nos descontos. Parecia inevitável?

Mimi

Parecia. A Espanha tentou, tentou, tentou até conseguir. Merino furou um buraco deixado por Oyarzabal. João Neves não compensou. Os centrais não encurtaram. Foi um golo de uma equipa que realmente tentou.

Mark

Cristiano Ronaldo terminou com lágrimas. O que significa isso para Portugal?

Mimi

Significa que uma geração de talento fica eliminada sem convencer. Ronaldo terá 45 anos em 2030. A seleção tem de aprender com isto, tem de mudar estruturalmente. Se não aprender, o feeling é que isto, assim, é pouco.

  • A Espanha dominou o jogo desde o primeiro minuto, sufocando Portugal com pressão constante e posse intencional que nunca deixou a seleção nacional respirar.
  • Diogo Costa foi o único português a elevar-se à altura do momento, com defesas decisivas que adiaram o inevitável durante quase noventa minutos.
  • A saída lesionada de Nuno Mendes aos 56 minutos retirou a Portugal a sua principal via de saída para o ataque, acelerando o colapso tático da segunda parte.
  • O golo espanhol nasceu de uma distração coletiva portuguesa num livre rápido — um erro de concentração que condensou todas as fragilidades da equipa numa única jogada fatal.
  • Cristiano Ronaldo saiu em lágrimas, Roberto Martínez anunciou a sua demissão, e uma geração de talento fica agora diante do espelho das suas próprias insuficiências.

Em Dallas, sob as luzes de um estádio construído para celebrar campeões, Portugal despediu-se do Mundial de 2026 com uma derrota por 0-1 frente à Espanha, decidida por Mikel Merino nos descontos. Não foi apenas uma eliminação desportiva — foi o retrato de uma geração de talento que ainda não encontrou a linguagem coletiva capaz de traduzir o seu brilho individual em jogo de conjunto. Roberto Martínez partiu com a equipa, e Cristiano Ronaldo saiu de campo com lágrimas, carregando o peso de uma possível despedida de um torneio que sempre lhe escapou na hora mais alta.

O estádio dos Dallas Cowboys encheu-se de promessas antes do apito inicial, mas o jogo que se seguiu foi morno e cauteloso, com a Espanha a tomar conta desde o primeiro minuto. Rodri e Pedri funcionavam como bússolas humanas, dirigindo o tráfego, enquanto Portugal defendia recuado e nunca encontrava espaço para contra-atacar — abafado pela pressão espanhola assim que perdia a posse.

Diogo Costa foi o grande destaque português, com defesas decisivas que evitaram o golo em momentos de grande perigo. Nuno Mendes conteve Lamine Yamal até ao intervalo num duelo que foi talvez o único espetáculo real da partida. Portugal criou pouco: um remate ao travessão de bola parada e uma oportunidade desperdiçada por Cristiano Ronaldo foram os momentos mais próximos do golo.

Aos 56 minutos, a lesão de Nuno Mendes mudou o jogo. Com ele fora, Portugal perdeu a sua principal capacidade de sair para o ataque, e a Espanha passou a dominar ainda mais. As substituições de Martínez — Leão, Francisco Conceição, Bernardo Silva — não alteraram o equilíbrio. A bola ficou nos pés espanhóis.

O golo chegou aos 90+1 minutos, numa falta executada rapidamente enquanto os portugueses ainda discutiam com o árbitro. Combinações curtas enganaram a atenção da defesa, e Mikel Merino apareceu no espaço certo para desviar para a baliza. Nos minutos finais, Bernardo Silva quase resgatou o prolongamento com um desvio que roçou a barra, mas não chegou.

Roberto Martínez anunciou a saída no final. Cristiano Ronaldo terminou com os olhos em lágrimas, consolado por Lamine Yamal. Esta geração de talento, que chegará em peso ao Mundial de 2030, fica agora com o peso de aprender as lições que este torneio lhe deve dar — sem o seu selecionador, e em breve sem o seu capitão histórico.

O estádio dos Dallas Cowboys, auto-intitulado campeão do mundo noutro desporto, encheu-se de promessas antes do apito inicial. Roberto Martínez elogiou o adversário espetacular. Luis de La Fuente gabou-se de ter o melhor meio-campo do mundo. Cristiano Ronaldo falou dos seus sentimentos. Lamine Yamal sussurrou respeito por Nuno Mendes. Depois o jogo começou, e tudo aquilo desapareceu.

O que se viu foi uma partida morna, cautelosa, onde a Espanha tomou conta desde o primeiro minuto e Portugal nunca encontrou forma de respirar. Os espanhóis tocavam a bola com propósito, movimentavam-se com intenção, pressionavam os centrais portugueses Rúben Dias e Renato Veiga através de Dani Olmo e Mikel Oyarzabal, forçando-os a jogar onde queriam. Rodri e Pedri funcionavam como bússolas humanas, dirigindo o tráfego. João Neves e Bruno Fernandes colaram-se a eles como lapas, tentando limitar opções, mas sem conseguir impedir que os espanhóis gozassem da bola. Portugal defendia recuado, com as linhas afastadas da baliza, o que significava uma coisa: nunca teria espaço para contra-atacar. Era abafado pela pressão espanhola assim que perdia a posse.

Diogo Costa tornou-se o melhor de Portugal naquela noite. Quando Álex Baena rematou com força e Lamine Yamal curvara a bola antes com o seu esquerdo, o guarda-redes português pairou na gravidade para desviar com a palma. Noutra ocasião, num canto curto mastigado para o lado oposto, Pedri cruzou para o contrapé e Olmo esperava, mas Costa saiu impecável com a chuteira, pequena área, evitando o golo. Os adeptos gemeram de espanto quando viram as repetições nos ecrãs gigantes pendurados sobre o relvado. Enquanto isso, Nuno Mendes continha Lamine Yamal até ao intervalo, impávido ou suado, num duelo que foi talvez o único espetáculo real daquele jogo.

Portugal criou pouco. A melhor ocasião surgiu de bola parada: João Félix e Nuno Mendes combinaram num canto curto, Félix enganou, passou ao segundo, a sua bujarda ricocheteou numa cabeça — a de Pedro Porro — e esbarrou contra o travessão. Cristiano Ronaldo teve uma oportunidade quando Bruno Fernandes roubou a bola a Pedri e o lançou na corrida, mas o capitão desviou para o pé forte e Unai Simón defendeu. João Félix cabeceou também para as mãos do espanhol. Vitinha nunca foi libertado nas posses. Portugal não tinha opções para combinar, não tinha forma de jogar que correspondesse a este talento que transbordava sem saber para onde ir.

Aos 56 minutos, Nuno Mendes sofreu uma lesão e saiu. Nélson Semedo entrou para enfrentar Lamine Yamal. A segunda parte trouxe mais Espanha, muito mais. Com Nuno fora, Portugal perdeu uma fatia generosa da sua capacidade de sair para o ataque. A bola ficou nos pés espanhóis. Os portugueses atrasaram-se e viram. Roberto Martínez fez substituições — Diogo Dalot por Cancelo, Rafael Leão pela esquerda para desafiar Porro, depois Francisco Conceição por Pedro Neto, depois Bernardo Silva por Vitinha, esperando que a sua canhota pudesse conter a avalanche. Nada funcionou. A Espanha jogava, tocava passes curtos, fingia que ia por um lado para ir pelo outro. Os seus jogadores atuavam conforme a valia que tinham.

O golo chegou aos 90+1 minutos, numa falta banal perto da área. Os portugueses ainda refilavam com o árbitro, olhavam em volta, aprontavam-se para um livre, quando a Espanha não foi de modas. Apressada, tocou logo a bola, mastigou-a ali com toques curtos — engodo para a atenção portuguesa — enquanto Oyarzabal se afastava dos centrais. A equipa acelerou uma combinação e Mikel Merino furou o buraco deixado pelo movimento do avançado. João Neves não compensou. Nem Dalot ou Renato Veiga encurtaram os seus posicionamentos. O passe entrou no médio vindo de trás, que na área passou à baliza. Diogo Costa viu a bola flanquear a sua mancha.

Nos minutos finais, Portugal desencantou do seu desespero. Bernardo Silva, tentacular no núcleo do Manchester City mas sem quem o sintonizasse no volante da seleção, quase resgatou o prolongamento: em suspensão no ar, desviou a solicitação de Francisco Conceição e rasou a barra por pouco. Depois caíram joelhos à relva. Mãos cobriram cabeças. O desalento puxou queixos para baixo. Cristiano Ronaldo terminou com os olhos empapados em lágrimas, desolado. Lamine Yamal, um dos mais novos, consolou-o com um abraço.

Roberto Martínez anunciou a sua saída no final da partida. Pedro Proença, antes do torneio, havia definido que tudo o que não fosse chegar às meias-finais seria mau. Portugal caiu nos oitavos. Esta geração transbordante de talento, cuja maior fatia chegará a tempo de 2030, fica agora com o peso de aprender as lições que este Mundial lhe deve dar. Sem Martínez, sem Cristiano em breve — terá 45 anos daqui por quatro — a seleção terá de andar para a frente com os seus fantasmas, as suas devoções, os seus erros. O feeling que fica é que assim, daquela forma, é pouco.

Pedro Proença havia definido antes do torneio que tudo o que não fosse chegar às meias-finais seria mau
— Contexto editorial
Roberto Martínez lamentou faltar a Portugal a sorte
— Análise do treinador
Contact Us FAQ