Aparecida expande monitoramento da dengue com 248 novas armadilhas

Quanto mais pontos de coleta, mais preciso o diagnóstico
A expansão das ovitrampas permite que a cidade identifique com maior precisão onde o mosquito está se reproduzindo.
Mark

Por que triplicar o número de armadilhas agora? O que mudou?

Mimi

Os dados. Desde setembro, coletaram 290 mil ovos. Isso mostrou que o método funciona e que há muito mosquito circulando. Quando você vê números assim, a resposta lógica é expandir para entender melhor onde está o problema.

Mark

Mas armadilhas não matam mosquito. O que elas fazem?

Mimi

Elas contam uma história. Dizem aos gestores onde o Aedes está se reproduzindo com mais intensidade. Com essa informação, as equipes sabem para onde ir, em qual bairro concentrar o trabalho, qual rua precisa de mais atenção.

Mark

E se as pessoas não deixarem os agentes entrar nas casas?

Mimi

Aí a rede de armadilhas fica incompleta. Você pode ter 353 ovitrampas, mas se não conseguir acessar os quintais, os terrenos, os lugares onde a água realmente se acumula, o monitoramento vira apenas metade do trabalho.

Mark

Qual é o custo disso tudo?

Mimi

Baixo. As ovitrampas são simples de fazer e de instalar. Não exigem equipamentos caros. Por isso a prefeitura consegue expandir sem quebrar o orçamento.

Mark

Então o desafio real é convencer as pessoas a participar?

Mimi

Exatamente. A armadilha é só um instrumento. O verdadeiro combate ao Aedes acontece quando alguém limpa uma calha, elimina um pneu velho, não deixa água parada. Sem isso, nenhuma quantidade de monitoramento resolve.

  • A dengue não espera: com mais de 290 mil ovos coletados desde setembro, os dados revelam uma circulação intensa do Aedes aegypti em Aparecida de Goiânia, pressionando o município a agir com mais precisão.
  • A expansão de 105 para 353 ovitrampas representa uma ruptura na escala do monitoramento — não mais pontos isolados, mas uma rede capaz de revelar padrões de reprodução do mosquito em 15 bairros simultaneamente.
  • Três equipes de agentes de saúde entrarão em campo na segunda-feira, distribuindo 248 novas armadilhas em regiões que antes ficavam fora do radar epidemiológico da cidade.
  • A superintendente de Vigilância em Saúde afirma que a iniciativa responde a uma determinação do prefeito de ampliar a prevenção, mas reconhece que o diagnóstico mais preciso só se converte em resultado se as equipes souberem onde concentrar esforços.
  • O coordenador da Vigilância Ambiental alerta: as armadilhas identificam o problema, mas a solução ainda depende de portas abertas e quintais limpos — sem participação comunitária, a rede de monitoramento é apenas metade da resposta.

Em Aparecida de Goiânia, a multiplicação de armadilhas para capturar ovos do Aedes aegypti não é apenas um gesto técnico — é o reconhecimento de que combater doenças invisíveis exige, antes de tudo, aprender a enxergá-las. A partir de 17 de agosto, a cidade amplia sua rede de monitoramento de 105 para 353 ovitrampas, triplicando sua capacidade de mapear onde o mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya realmente se instala. O dado mais revelador, porém, não está nos equipamentos: desde setembro de 2025, as armadilhas já existentes coletaram mais de 290 mil ovos — um espelho silencioso da presença constante do vetor entre as casas e os quintais da cidade.

Na próxima segunda-feira, Aparecida de Goiânia dará um salto no combate ao Aedes aegypti: 248 novas ovitrampas serão instaladas a partir das 9 da manhã, elevando a rede municipal de 105 para 353 armadilhas espalhadas pelos bairros. Mais do que um aumento numérico, a expansão representa uma mudança qualitativa — a capacidade de identificar, com muito mais precisão, onde o mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya está se reproduzindo e em que intensidade.

As ovitrampas funcionam capturando ovos do Aedes aegypti, permitindo que técnicos avaliem não apenas a presença do mosquito, mas sua densidade em cada região. Desde setembro de 2025, as armadilhas já instaladas coletaram mais de 290 mil ovos — um número que evidencia a circulação persistente do vetor e justifica a urgência da ampliação. Esses dados orientam diretamente o trabalho das equipes de saúde, indicando onde os esforços devem ser concentrados.

A operação será conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde em três frentes simultâneas, cobrindo bairros como Independência Mansões, Garavelo, Cidade Vera Cruz, Jardim Alto Paraíso e Vila Brasília, entre outros. Os agentes de combate às endemias — profissionais que já conhecem o território pelas visitas domiciliares — serão os responsáveis pela instalação e supervisão das novas armadilhas.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Hérica Leguizamon, enquadra a iniciativa como resposta direta a uma determinação do prefeito Leandro Vilela de fortalecer a prevenção. Já o coordenador da Vigilância Ambiental, Edson Fernandes da Silva, é enfático ao lembrar que o monitoramento, por mais sofisticado que seja, não substitui a ação da população: eliminar água parada, abrir as portas para os agentes e manter quintais limpos continuam sendo peças insubstituíveis da equação. A rede de 353 ovitrampas amplia o diagnóstico — mas a cura ainda passa pela comunidade.

Na próxima segunda-feira, 17 de agosto, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia vai colocar em campo 248 novas armadilhas para monitorar o Aedes aegypti — o mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya. A operação, que começa às 9 da manhã, é um salto significativo: a cidade passará de 105 para 353 ovitrampas espalhadas por seus bairros. Não é apenas um número maior de equipamentos. É uma mudança na capacidade de ver onde o mosquito está realmente se reproduzindo e, a partir daí, concentrar os esforços de prevenção onde mais importa.

As ovitrampas funcionam de forma simples. São armadilhas que capturam ovos do Aedes aegypti e permitem que os técnicos analisem não só se o mosquito está presente, mas com que intensidade ele está se reproduzindo em cada região. Desde setembro de 2025, as armadilhas já instaladas no município coletaram mais de 290 mil ovos — um número que fala por si sobre a circulação do vetor. Esses dados não são apenas curiosidade epidemiológica. Eles dizem aos gestores de saúde exatamente onde as equipes devem trabalhar com mais afinco.

A Secretaria Municipal de Saúde vai organizar o trabalho em três equipes. A primeira instalará 95 armadilhas, a segunda 74 e a terceira 79. O mapa de cobertura inclui bairros como Independência Mansões, Jardim Alto Paraíso, Garavelo, Cidade Vera Cruz, Veiga Jardim, Mansões Paraíso, Cidade Satélite São Luiz, Jardim Monte Serrat, Vila Maria, Jardim Miramar, Rosa dos Ventos, Parque Trindade, Jardim Olímpico, Vila Brasília e Jardim Rosa do Sul, entre outras regiões. A operação envolverá agentes de combate às endemias e supervisores que já trabalham nas visitas domiciliares — profissionais que conhecem o terreno e as dinâmicas locais.

Hérica Leguizamon, superintendente de Vigilância em Saúde, enquadra a expansão como resposta a uma determinação do prefeito Leandro Vilela de ampliar as ações de prevenção. Segundo ela, as novas ovitrampas permitem conhecer melhor a realidade de cada região e direcionar o trabalho das equipes de forma mais estratégica. A lógica é clara: quanto mais pontos de coleta de dados, mais preciso o diagnóstico; quanto mais preciso o diagnóstico, mais eficaz a resposta.

Mas há um detalhe que os gestores não deixam passar. Edson Fernandes da Silva, coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, é direto: a participação da população continua essencial. As armadilhas identificam onde o mosquito está. O que mata o mosquito é a eliminação dos lugares onde ele se reproduz — água parada em quintais, terrenos, calhas, caixas-d'água. A expansão do monitoramento é um instrumento poderoso, mas só funciona se as casas estiverem abertas para os agentes e se os moradores fizerem sua parte na limpeza e na prevenção. A rede de 353 ovitrampas é apenas metade da equação.

A expansão das ovitrampas nos permite conhecer melhor a realidade de cada região e direcionar o trabalho das nossas equipes de forma mais estratégica
— Hérica Leguizamon, superintendente de Vigilância em Saúde
O controle do Aedes aegypti também depende da eliminação de locais que acumulem água e sirvam de criadouro
— Edson Fernandes da Silva, coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental
Contact Us FAQ