No bairro Boqueirão, em Rio Bonito, o crime organizado encontrou uma nova forma de exercer controle territorial: não pela força bruta visível, mas pelo domínio silencioso sobre serviços essenciais. Há dois meses, técnicos de telecomunicações são ameaçados de morte e queimadura quando tentam trabalhar na região, forçando operadoras a suspender serviços e deixando moradores desconectados — reféns de uma extorsão disfarçada de mercado. O episódio revela como a violência pode se tornar invisível e ao mesmo tempo absoluta, quando passa a governar não apenas corpos, mas o acesso à vida moderna.
Ameaças a técnicos deixam bairro do Rio sem internet e operadoras suspendem serviços
Vou para quase dois meses sem internet. É um absurdo a gente viver com medo
Por que as operadoras simplesmente não continuam trabalhando na região? Não têm segurança própria?
Elas não têm como. Um técnico sozinho em um bairro controlado por criminosos é vulnerável demais. A ameaça de queimar pessoas e equipamentos não é vaga — é específica, documentada, feita por alguém com poder de executar.
E por que um criminoso se importaria tanto com qual empresa de internet opera lá?
Porque internet é dinheiro. Se você controla qual empresa pode trabalhar, você controla quanto as pessoas pagam. A empresa que está sendo forçada cobra mais caro. É extorsão, mas disfarçada de preferência do mercado.
Os moradores não podem simplesmente escolher outra empresa?
Não, porque as outras foram embora. Quando uma operadora suspende o serviço por medo, ela cria um vácuo. Aí entra a empresa que o crime quer — e ela é a única opção.
A polícia não consegue resolver isso?
A polícia diz que as práticas são "veladas e articuladas". Isso significa que o crime organizado está bem estruturado, não é algo que você prende em uma operação rápida. Exige investigação, tempo, inteligência. Enquanto isso, as pessoas ficam sem internet.
Qual é o medo real dos moradores?
Represálias. Se você denuncia, se você tenta contratar a empresa "errada", você vira alvo. Um morador preferiu não se identificar justamente por isso. Viver em um lugar onde você tem medo de falar é viver sob ocupação.
O Pulso
- Técnicos de internet são abordados por homens que exigem autorização do 'chefe da região' e ameaçam queimar trabalhadores, veículos e equipamentos caso voltem ao bairro.
- Criminosos tentam forçar moradores a contratar uma única empresa — a mais cara da região —, transformando extorsão em uma falsa escolha de mercado.
- Duas operadoras suspenderam serviços no Boqueirão por 'motivos de força maior', e moradores recebem mensagens automáticas informando que não há atendimento disponível no endereço.
- Há quase dois meses sem internet, moradores vivem com medo de represálias e evitam se identificar publicamente ao relatar a situação.
- A Polícia Militar classifica as práticas como 'veladas e articuladas' e orienta a população a denunciar pelo Disque-Denúncia, enquanto a investigação avança sem prazo definido.
No bairro Boqueirão, em Rio Bonito, o crime organizado encontrou uma nova forma de exercer controle territorial: não pela força bruta visível, mas pelo domínio silencioso sobre serviços essenciais. Há dois meses, técnicos de telecomunicações são ameaçados de morte e queimadura quando tentam trabalhar na região, forçando operadoras a suspender serviços e deixando moradores desconectados — reféns de uma extorsão disfarçada de mercado. O episódio revela como a violência pode se tornar invisível e ao mesmo tempo absoluta, quando passa a governar não apenas corpos, mas o acesso à vida moderna.
No bairro Boqueirão, em Rio Bonito, a internet deixou de ser um serviço e passou a ser um instrumento de poder. Há cerca de dois meses, operadoras suspenderam atendimentos na região — não por falta de infraestrutura, mas porque seus técnicos estão sendo ameaçados quando tentam trabalhar no local. A delegacia investiga uma série de intimidações que revelam como o crime organizado pode paralisar serviços essenciais sem disparar um único tiro.
O padrão é sistemático. Funcionários de uma empresa foram abordados por dois homens que diziam representar o 'chefe da região'. A situação escalou para uma videochamada com um terceiro indivíduo, que questionou quem havia autorizado a presença daquela operadora no bairro. A ameaça foi direta: queimar os trabalhadores, o veículo e os equipamentos. Uma 'segunda chance' foi oferecida — mas com a condição de que não voltassem.
Por trás da intimidação há um objetivo econômico claro: forçar moradores a contratar uma empresa específica, justamente a que cobra as tarifas mais altas. É extorsão vestida de concorrência de mercado. A região também registrou furtos de cabos, agravando ainda mais a situação da infraestrutura local.
Duas operadoras publicaram comunicados informando a suspensão de reparos e manutenção por 'motivos de força maior'. Moradores que tentam contratar o serviço recebem mensagens automáticas de indisponibilidade. Um deles, que pediu anonimato por medo de represálias, descreveu quase dois meses de desconexão e medo — um absurdo que ninguém esperava enfrentar.
A Polícia Militar respondeu com um comunicado genérico, citando quase 500 prisões na área do 35º BPM entre janeiro e julho. Sobre os crimes específicos, classificou as práticas como 'veladas e articuladas' e orientou a população a registrar ocorrências e acionar o Disque-Denúncia. Enquanto a investigação avança, o Boqueirão permanece desconectado — um bairro onde o crime organizado controla não apenas a segurança, mas o acesso à vida contemporânea.
No bairro Boqueirão, em Rio Bonito, na região metropolitana do Rio de Janeiro, a internet virou moeda de troca. Há cerca de dois meses, moradores enfrentam uma situação que parecia improvável: operadoras de internet suspenderam seus serviços, não por falta de infraestrutura, mas porque seus técnicos passaram a ser ameaçados quando tentam trabalhar na região. A delegacia local agora investiga uma série de intimidações contra funcionários de empresas de telecomunicações, crimes que revelam como o crime organizado consegue paralisar serviços essenciais em bairros do Rio.
O padrão das ameaças é claro e sistemático. Técnicos de uma empresa foram abordados por dois homens que disseram representar o "chefe da região". O encontro escalou para uma videochamada com um terceiro indivíduo, que questionou quem havia autorizado a atuação daquela empresa no local. A ameaça veio em seguida: queimar os trabalhadores, o veículo e todo o material da empresa. Depois, ofereceu uma "segunda chance", mas com uma condição: os funcionários não poderiam voltar.
Por trás dessa intimidação há um objetivo econômico claro. Moradores denunciam que criminosos estão tentando forçar a contratação de uma empresa específica de internet — aquela que cobra as tarifas mais altas. É extorsão disfarçada de escolha de mercado. Além das ameaças aos técnicos, a região também registrou furtos de cabos de internet, danificando ainda mais a infraestrutura.
O resultado é que duas operadoras diferentes publicaram comunicados nas redes sociais informando que os reparos e manutenção no Boqueirão estão suspensos por "motivos de força maior". Quando moradores tentam contratar o serviço, recebem mensagens automáticas dizendo que não há atendimento disponível no endereço. Um morador, que pediu para não ser identificado por medo de represálias, descreveu a situação com frustração: quase dois meses sem internet, vivendo com medo, em um absurdo que ninguém esperava enfrentar.
A Polícia Militar respondeu com um comunicado genérico. A corporação afirmou que mantém esforços contínuos contra o crime organizado e que, na área do 35º BPM (Itaboraí), quase 500 criminosos foram presos entre janeiro e julho deste ano. Sobre os crimes específicos relatados pelos moradores, a PM descreveu as práticas como "veladas e articuladas", dependentes de investigação. A orientação foi a de sempre: fazer registros nas delegacias, denunciar pelo Disque-Denúncia (21 2253-1177) ou acionar o 190 em emergências.
O que fica claro é que o Boqueirão se tornou um território onde o crime organizado controla não apenas a segurança, mas também o acesso a serviços básicos. Enquanto a polícia investiga, moradores continuam desconectados — literalmente privados de um serviço que, para a maioria das pessoas, é tão essencial quanto água ou luz.
Citações Notáveis
Estamos passando por uma situação que nunca imaginamos. Vou para quase dois meses sem internet. É um absurdo a gente viver com medo, preocupado— Morador do Boqueirão que preferiu não se identificar
Essas práticas são veladas e articuladas e dependem de procedimento investigativo— Polícia Militar, em nota oficial