404 candidatos usam títulos religiosos em nome de urna nas eleições de 2026

A religião tornou-se um ativo eleitoral, um meio de conectar-se com eleitores
Pesquisador explica como identidades religiosas funcionam como plataforma política, não apenas expressão de fé pessoal.
Mark

Por que você acha que tantos candidatos escolhem se apresentar como pastores especificamente? Não seria mais natural que padres ou outras lideranças religiosas também aparecessem em números similares?

Mimi

Porque o protestantismo evangélico cresceu enormemente como força política nos últimos vinte anos, e a estrutura deles é diferente. Um padre é ordenado pela Igreja Católica — há um número limitado deles. Mas qualquer um pode ser pastor evangélico. É uma porta mais aberta, e a identidade é mais flexível. Funciona melhor como marca eleitoral.

Mark

Então você está dizendo que isso não é realmente sobre fé, mas sobre marketing político?

Mimi

Não é tão simples. A fé é real para essas pessoas. Mas quando você escolhe colocar "Pastor João" na urna em vez de apenas "João Silva", você está fazendo uma escolha estratégica. Está dizendo: minha religião é meu diferencial, é o que me define politicamente.

Mark

E funciona? Essas pessoas ganham mais votos por causa disso?

Mimi

Não sabemos ainda — as eleições são em 2026. Mas o fato de 404 candidatos fazerem essa escolha, e de partidos como MDB e Republicanos abraçarem isso, sugere que alguém acredita que funciona. Há demanda por políticos que falam a linguagem religiosa.

Mark

O pesquisador mencionou que Michelle Bolsonaro não usa um título religioso, mesmo sendo evangélica. Por quê?

Mimi

Porque ela já tem capital político de outra forma — ela é ex-primeira-dama. Não precisa da etiqueta religiosa para ser reconhecida. Mas para um candidato desconhecido em uma disputa legislativa, colocar "Pastor" no nome é uma forma de se destacar e de sinalizar para um eleitorado específico que você fala por eles.

  • Quatrocentos e quatro candidatos adotaram identificações religiosas no registro eleitoral de 2026, com pastores e pastoras representando 73% desse universo — um sinal da crescente força política evangélica no Brasil.
  • A tensão central está na distância entre símbolo e realidade: apenas 35 desses candidatos declaram oficialmente exercer uma função religiosa, expondo o título como recurso de comunicação, não de vocação.
  • O fenômeno se concentra quase inteiramente no Legislativo — 96% dos candidatos disputam vagas em assembleias estaduais ou na Câmara Federal —, onde a identidade religiosa funciona como atalho para comunidades de eleitores organizadas.
  • Especialistas alertam que a politização da identidade religiosa cria uma demanda que os candidatos respondem estrategicamente, transformando convicção espiritual em plataforma eleitoral e tornando cada vez mais difusa a fronteira entre fé e poder.

Nas eleições brasileiras de 2026, 404 candidatos escolheram inscrever títulos religiosos em seus nomes de urna — um gesto que, à primeira vista, parece expressão de fé, mas que os dados revelam como estratégia política deliberada. A maioria esmagadora disputa cadeiras legislativas, e poucos desses candidatos exercem formalmente funções religiosas, sugerindo que a espiritualidade, neste contexto, tornou-se uma linguagem de pertencimento eleitoral. O fenômeno reflete uma era em que identidade e voto se entrelaçam de maneiras cada vez mais difíceis de separar.

Quatrocentos e quatro candidatos nas eleições de 2026 registraram seus nomes nas urnas com alguma identificação religiosa, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. O dado mais expressivo é a dominância dos títulos evangélicos: 295 candidatos — 73% do total — se apresentam como pastor, pastora ou usam a abreviação PR.

O levantamento revela uma diversidade de tradições, ainda que desigual. Quarenta e três candidatos usam "irmã" ou "irmão", termos comuns entre evangélicos e religiosas católicas. Vinte e oito recorrem a nomes de orixás ou às expressões "mãe" e "pai", referências às religiões de matriz africana. Bispos somam 21, padres são dez, e há ainda cinco apóstolos, um reverendo e um frei.

Emanuel Freitas, pesquisador de teoria política na Universidade Estadual do Ceará, pondera que o número real de candidatos com raízes religiosas é provavelmente maior — muitos políticos evangélicos, como Michelle Bolsonaro, não adotam títulos formais no registro eleitoral. Para ele, o que os dados revelam não é tanto expressão de fé pessoal, mas uso estratégico da religião como plataforma: a identidade religiosa se politizou, e candidatos respondem a uma demanda real de eleitores que veem convicções espirituais e escolhas políticas como inseparáveis.

A concentração institucional reforça essa leitura: 96% dos candidatos religiosos disputam vagas legislativas. O MDB lidera entre os partidos com 37 candidatos nessa categoria, seguido pelo Republicanos e pelo DC. Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco concentram os maiores números por estado.

Um detalhe revela a natureza predominantemente simbólica do fenômeno: apenas 35 dos 404 candidatos declararam oficialmente exercer a ocupação de sacerdote ou membro de ordem religiosa. A maioria usa o título como estratégia de comunicação — não como descrição do que faz, mas como sinal do que representa.

Quatrocentos e quatro candidatos nas eleições de 2026 inscreveram seus nomes nas urnas com alguma forma de identificação religiosa, segundo o registro de campanhas mantido pelo Tribunal Superior Eleitoral. O dado revela não apenas a presença de lideranças religiosas na política, mas também um padrão claro: a esmagadora maioria desses candidatos se apresenta como pastor ou pastora, ou usa a abreviação PR. São 295 pessoas nessa categoria, o que representa 73% de todos os que optaram por marcar sua candidatura com um rótulo religioso.

O fenômeno não se limita a uma única tradição. O levantamento identificou 43 candidatos que usam "irmã" ou "irmão" no nome de urna — termos que, embora não sejam títulos formais, circulam amplamente entre evangélicos como forma de designar membros da mesma comunidade de fé, e também aparecem entre religiosas católicas. Esse grupo corresponde a 10,5% do total. Vinte e oito candidatos recorrem a nomes de orixás ou às expressões "mãe" e "pai", referências às religiões de matriz africana, totalizando 7% dos mapeados. Bispos somam 21 candidatos (5%), padres são dez (2,5%), e há ainda cinco apóstolos ou apóstolas, um reverendo e um frei.

Mas o número real de candidatos com raízes religiosas é provavelmente maior. Emanuel Freitas, professor de teoria política na Universidade Estadual do Ceará e pesquisador da intersecção entre religião e política, observa que muitos políticos religiosos não adotam esses títulos formalmente no registro eleitoral. Ele cita o exemplo de Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama e candidata ao Senado pelo Distrito Federal, que é evangélica e mantém vínculos próximos com lideranças evangélicas, mas não usa uma identificação religiosa no nome de urna.

O que os dados revelam, segundo Freitas, é menos uma expressão de identidade religiosa pessoal e mais o uso estratégico da religião como plataforma política. "Existe a oferta de candidatos que mobilizam a agenda religiosa como essencial para a proposição de candidaturas e de aprovação de governos, partidos e políticos, porque existe a demanda por propostas que seriam próprias da religião, à medida que se politizou a identidade religiosa", afirmou o pesquisador. Em outras palavras: a religião tornou-se um ativo eleitoral, um meio de conectar-se com eleitores que veem suas convicções espirituais como inseparáveis de suas escolhas políticas.

A concentração geográfica e institucional do fenômeno é notável. Dos 404 candidatos identificados, 389 — cerca de 96% — disputam vagas no Legislativo. Duzentos e vinte concorrem a deputado estadual, 157 a deputado federal, 12 a deputado distrital no Distrito Federal, e sete a segundo suplente de senador. Apenas 15 candidatos buscam cargos executivos ou no Senado. O MDB lidera entre os partidos com 37 candidatos que usam identificações religiosas, seguido pelo Republicanos com 30 e pelo DC com 28. O Rio de Janeiro é o estado com maior concentração, com 50 candidatos nessa categoria, seguido por São Paulo com 49 e Pernambuco com 31.

Um detalhe adicional oferece perspectiva sobre a autenticidade dessa identificação: apenas 35 dos 404 candidatos declararam oficialmente que sua ocupação é "sacerdote ou membro de ordem ou seita religiosa". Desse pequeno grupo, 28 usam pastor, pastora ou PR no nome de urna, quatro se apresentam como padres, duas usam "mãe" e um se identifica como bispo. A maioria dos candidatos que adotam títulos religiosos, portanto, não exerce formalmente uma função religiosa — o que reforça a interpretação de que a identificação funciona primariamente como estratégia de comunicação política, não como descrição de ocupação.

Existe a oferta de candidatos que mobilizam a agenda religiosa como essencial para a proposição de candidaturas e de aprovação de governos, partidos e políticos, porque existe a demanda por propostas que seriam próprias da religião, à medida que se politizou a identidade religiosa
— Emanuel Freitas, professor de teoria política da Universidade Estadual do Ceará
Quer a matéria completa? Leia o original em G1 ↗
Fale Conosco FAQ